16 de dezembro de 2008

Cat Person


Ontem dei comigo a olhar para os meus três companheiros de 4 patas e a reflectir sobre o que é ser uma cat person. Em primeiro lugar, há que amar os animais em geral, mesmo que prevaleça a admiração pelo estilo felino. Quem diz "eu adoro animais, mas não gosto de gatos" não gosta na verdade de animais...nem mesmo de cães, achas-lhes piada, ao longe...ou então nunca teve a oportunidade de privar com gatos e de os entender a fundo. Porque os gatos são em tudo diferentes dos cães. Sou a primeira a concordar e a defendê-lo. Os gatos, em geral, têm uma personalidade extremamente forte e demarcada, que não se altera por mais educação que procuremos dar-lhe: um gato que goste de afiar as unhas no nosso tapete preferido, não resiste a fazê-lo sempre que pode, mesmo sabendo que se arrisca a chatear o seu dono (e ele sabe que isso vai acontecer, senão reparem como nos olha de lado, ou aproveita a nossa ausência). O gato é vaidoso (destesta que lhe façamos festinhas ao contrário, colocando os seus pelos em pé) é limpinho (fica horrorizado com pedras por limpar, recusando-se a utilizá-las) e teimoso, zanga-se, é guloso, não perdoa facilmente e não gosta de qualquer um, nem o finge (o que leva muita gente a achá-los traiçoeiros). Quando nos chateamos com um gato, ele leva a sério e amua e tem que ser sempre ele a dar o primeiro passo para vir ter connosco. Ao contrário dos cães, que se submetem a castigos, põem o rabinho entre as pernas e a seguir estão logo a lamber-nos, o gato é capaz de fingir durante uns tempinhos que nós não estamos nem ali. Mas passa. Ao contrário do cão também, o gato dificilmente vai ter com qualquer pessoa que apareça lá em casa, lambe, salta para cima, etc etc. Primeiro cheira, analisa, estuda ao longe, até perceber se gosta ou não e quando não gosta, não há nada a fazer. Ora eu que gosto de pessoas com personalidade forte, adoro também esta faceta dos gatos- não fingem, não são traiçoeiros (como a maioria pensa), são o que são. E a companhia que me fazem, a relação que têm comigo e a diferença de comportamento para qualquer outra pessoa que chegue. O facto de o meu gato gostar mais do meu marido e a minha gata mais velha gostar mais demim (na verdade, cumprem as nossas próprias preferências, embora eu não tenha qualquer diferença de comportamento para qualquer um deles, apenas na forma de falar). Adoro que reconheçam na minha voz que estou bem disposta, chateada, disponível para festinhas ou a precisar de espaço. Adoro sair do wc e ter a minha gata à espera que me recebe de uma forma como não o faz para mais ninguém - para mim, até o seu miado é diferente. Não quero com isto dizer que não gosto de cães, gosto sim e muito. Têm um milhão de coisas boas: são amigos, companheiros, dedicados, educáveis, mas, enfim...sou, de facto, assumidamente, uma Cat Person - miau!

7 comentários:

  1. I'm a cat person too.... e adoro o 6º sentido que os gatos têm...

    ResponderEliminar
  2. sem dúvida que és amiga - sei reconhecer as Cat person's à minha volta ;)

    ResponderEliminar
  3. Vidé desafio no meu Blog sff... Bjs

    ResponderEliminar
  4. I'm a dog person and not a cat lover :P

    ResponderEliminar
  5. Poxa, eu gosto de todos os bichos. Meu sonho era ter um macaco ... quem sabe um dia! Ter animais é a coisa mais gostosa! E aquele rabinho, parecendo um "espanador", roçando a nossa perna, nos fazendo um carinho ... ahhhh os gatos, adoro! Andamos com vontade de arranjar um, desde que o Mike o aceite bem. Dúvido! Mas enfim ...
    Fica aqui uma "lambidela" pro Blue, Lenita e Tobias (é isso, será que ainda recordo? Rs)!

    ResponderEliminar
  6. É isso mesmo Karem. Não te esqueces dos meus meninos. Fica prometido, para breve, um post inteiramente dedicado a eles, com fotos e tudo!!

    ResponderEliminar
  7. Posso-me juntar ao clube das cat-person?! Entendo exactamente o que queres dizer :D
    Dizem que não gostam de gatos, mas se calhar nunca se deram ao trabalho de tentar gostar!

    ResponderEliminar

Aceitam-se elogios, críticas, gargalhadas, lágrimas, sorrisos e afins