12 de abril de 2009

Apeteceu-me partilhar isto


Até há bem pouco tempo atrás, responderia, sem hesitar, que os meus actores preferidos eram o Robert De Niro e o Al Pacino. Mesmo na adolescência, enquanto as minhas amigas suspiravam pelo Leonardo Di Caprio, pelo Brad Pitt ou pelo Keanu Reeves* (todos bons actores - uns mais giros que outros) e enchiam os quartos e os cadernos das escolas com fotos cortadas da Bravo alemã (não percebíamos nada, mas era o que havia) eu já preferia estes senhores.
E embora continue certa que qualquer um deles é absolutamente fabuloso, a verdade é que nos últimos tempos não se têm permitido deixar ver em filmes que deixem uma marca, em papéis que fiquem na memória (qual Táxi Driver ou o Padrinho..., entre tantos outros).
Hoje, o meu actor preferido é, sem sombra de dúvida, o Sean Penn. Porque se transfigura, porque vive os personagens, porque nos convence que é real, único e marcante. Porque os seus filmes não primam pelos efeitos especiais, nem ambicionam ser blockbusters, mas são absolutamente inesquecíveis.
Dead Man walking, 21 Gramas, Mystic River, I'm Sam e Milk são apenas alguns dos muitos filmes que me marcaram e me deixam estarrecida com a sua interpretação.


Clap Clap Clap para o Sean Penn.


* De referir que, para mim, tanto o Brad Pitt como o Leonardo de Caprio (que eu detestava pela sua carinha de menino da mamã e pelo papel trágico/romântico no Titanic) são muito bons actores. O Brad tem feito alguma porcariazinha por aí, mas continua a ser bom actor. O Leonardo está cada vez melhor nos papéis que desempenha (que o arzinho de paozinho sem sal ninguém lhe tira - mas isso é a minha opinião) e inteligente nos filmes que escolhe fazer.

12 comentários:

  1. Ainda n vi o Milk, mas está na lista!

    O Sean Penn é sem dúvida um dos melhores actores da actalidade. Basta lembrar a enorme actuação no I'm Sam, por exemplo. Simplesmente fantástico. E como realizador n fica nada atrás. Já viste o Into the Wild?

    ResponderEliminar
  2. Concordo em absoluto: tem carisma, e uma presença no ecrã que deixa qualquer Pitt ou diCaprio knock out. A minha reverência para o Pacino e De Niro (este último com uma prestação inigualável em "Despertares" - excelente adaptação do livro do mesmo nome, de um autor que aconselho vivamente : Oliver Sacks ;)).
    No entanto, o meu actor favorito foi, é e será sempre Johnny Depp. Pela versatilidade, profissionalismo e, claro está, uma beleza ímpar (suspiro...). E também porque é a coqueluche - merecida - de um dos meus realizadores mui amados: Tim Burton =)

    ;)

    ResponderEliminar
  3. Os meus actores preferidos, desde que me lembro de chorar baba e ranho a ver os Eduardo Mãos de Tesoura e o 10 Coisas de Odeio em Ti, são o Johnny Depp e o Heath Ledger, respectivamente!... Para mim são sem dúvida dois dos melhores interpretes masculinos! O Depp tem a capacidade de não ter uma imagem conotada à priori! (como DiCaprio por exemplo, acho que não fica bem numa personagem-vilão!Não encaixa!) E o Ledger... O Ledger mostrou bem aquilo que era capaz!

    ResponderEliminar
  4. Dexter - tens que ver o Milk. Já vi o Into the wild e gostei bastante - está no bom caminho na realização.

    Maria, também adoro o Tim Burton - o Big fish é um dos meus filmes de sempre. O Despertares vi há muito tempo - acho que está na altura de rever.

    Margarida - acho que, mesmo assim, o Di Caprio tem evoluido muito e conseguiu fugir aos papéis de menino bonito. Isto sem por em causa, claro, o grande talento do Johny Depp, que eu adoro desde o "Eduardo Mãos de Tesoura".

    ResponderEliminar
  5. Eu acho que o Brad Pitt agora, já mais velho...sim senhor! :)

    O Leonardo DiCaprio tem aprendido a escolher o que faz, nisso tiro-lhe o chapéu. Se virmos os filmes que ele fez, cronologicamente, nota-se muito. Mas continua a ter carinha de miúdo.

    Eu concordo com a Margarida, o J.Deep é dos melhores p/mim. Não me consigo lembrar de outro tão versátil.

    :)

    ResponderEliminar
  6. Eu acrescentaria o Edward Norton à lista... e também concordo que o J. Depp merece destaque!

    bjs

    ResponderEliminar
  7. Já agora, também acrescentaria o Christian Bale, é capaz de ser o meu actor preferido.

    ResponderEliminar
  8. Cat - concordo contigo. Especialmente no que toca ao Leonardo Di Caprio - é inteligente nas suas escolhas. Minie - pensei no Edward Norton quando escrevi este post, porque também o adoro. Tal como o Sean Penn, é alguém que se transforma, que convence, que ganha trajeitos...absolutamente genial. Dexter - Concordo que o CB seja bom actor, mas acho que ainda lhe falta fazer "aquele" papel sabes - algo em que se possa demarcar. Não nos podemos esquecer que ele é um dos poucos que começou bem pequeno (Império do Sol) e conseguiu vingar.

    ResponderEliminar
  9. Boas verdades, sem dúvida. E não esquecer o Johnny Depp:)

    ResponderEliminar
  10. Não nos esquecemos Kilgore - nos comentários alguns de nós referiram o Johny Deep!

    ResponderEliminar
  11. Engraçado, também me recordo gostar mais do Anthony Hopkins e do Richard Gere...e eu ainda sou do tempo em que as minhas colegas também penduravam esses posters (Leonardo & CA...também nunca gostei muito dele, apesar de estar a melhorar e a começar ser tolerável vê-lo)...quanto ao Sean Penn, nem mais! Estou a gostar muito também dos seus dotes como realizador. Recomendo-te ver o “Into the Wild” (um pouco parado, mas fenomenal)!

    ResponderEliminar
  12. S Y Rodrigues - Vi o Into the wild há bem pouco tempo e gostei. Tb recomendo.
    O Anthony Hopkins tb está na minha lista. Gosto muito dele.

    ResponderEliminar

Aceitam-se elogios, críticas, gargalhadas, lágrimas, sorrisos e afins