30 de abril de 2009

Desafio...diferente

Há uns dias atrás o Dry Martini desafiou-me a escrever sobre as lojas com as quais nos identificamos, ou que simplesmente, gostamos de visitar. A ideia é referirmos 5 lojas e identificarmos 5 bloguistas para responderem ao mesmo desafio. Como já vem sendo um hábito meu, vou baralhar as cartas e trocar as voltas às coisas. Há de facto lojas que gosto, que frequento (até já referi por aqui, uma ou outra em post's idos) mas vou referir apenas um espaço, não acessível a qualquer um (pela distância), mas que vale muito a pena e que está relacionado com uma das viagens que mais gostei de fazer, concretamente a Marrocos. Assim, o meu espaço de eleição, para fazer compras e porque adoro tudo o que é étnico, está na feira de Marraquexe - uma feira magnífica, enorme, repleta de gentes e cores, de cheiros diferentes, onde se vende de tudo, onde tudo é negociado, onde reina a confusão e abunda a boa disposição. Nesta feira comprei imensas coisas: tapetes, candeeiros, brincos, colares, túnicas, frascos para colocar perfume, chás, presentes para a família e afins. Não sem antes ter que negociar e renegociar e fingir que me ia embora sem comprar - faz parte do espírito. E não faltam os comes e bebes e as crianças a rodearem-nos sorridentes. Ainda fui brindada com um xixa que faz as delícias dos jantares cá no Cantinho.
Esta viagem marcou-me não só pela possibilidade de conhecer um mundo diferente, uma cultura diferente, mas também porque tive o privilégio de conviver com o povo marroquino e que é em tudo, diferente do preconceito generalizado que abunda na pequenez do povo português. E, por isso e por muito mais, espero ter a possibilidade de um dia voltar.
Por isso: هو دائما روابط

22 comentários:

  1. o que escreveste em árabe é : até sempre??
    a tradução do google tradutor foi: links é sempre lol...
    Eu também gostava muito de conhecer marrocos ... tenho um fascinio por essas culturas ... e porque acho que devo ter uma veia de la ... as x o ton da pele o escuro dos meus olhos... ummmm.... lol
    Não tens mais fotos??

    ResponderEliminar
  2. :) tenho mais fotos sim, devia postar, não é? A tradução foi mesmo até sempre ;)
    Tmabém tenho um fascínio pela cultura deles e tenho uma amiga marroquina com quem fizemos a viagem. Amei!

    ResponderEliminar
  3. Acabei de ler o comentário da SuFerreira e também fiz o mesmo que ela, fui até ao google traduzir o que tinhas escrito em árabe e aparece o mesmo resultado :)
    Adorava poder ir a Marrocos e visitar essa feira, gosto muito de feiras e, como dizes, de coisas étnicas :)

    Grande beijinho

    ResponderEliminar
  4. Metade da Laranja - do que conheço de ti, tenho a certeza que ias amar! Beijinho para ti

    ResponderEliminar
  5. Também gostava muito de ir,é uma cultura que me fascina muito.
    De certeza que me perderia nessa feira,bijuteria então que eu adoro...e tapetes,eu tenho uma tara qualquer por esse tipo de tapetes,o meu maridinho é que não ia achar lá muita piada :)
    Beijinhos e bom fim de semana prolongado.

    ResponderEliminar
  6. Miss Kitty - espero que tenhas oportunidade ;)
    Rute Granja - eu fiquei fascinada. Sempre tive tendência para as coisas étnicas - felizmente, o homem do Cantinho tem gostos semelhantes aos meus!

    ResponderEliminar
  7. Bê... vim de lá há menos de duas semanas!! Adorei a viagem (que não foi de lazer), mas tive pouco tempo para ir a Jemaa El Fna... Contudo, no pouco tempo que tive, ainda consegui "feirar" um bocadinho!

    Tal como tu, amo aquela cultura e quero muito voltar, com mais tempo, para conhecer melhor!

    ResponderEliminar
  8. Olá Bê! Tenho as mesmas recordações que tu da fantástica Djemaa el Fna e a mesma vontade de regressar. Também de lá vim carregadinha de coisas, se bem que algumas já pus de parte...trouxe um saco de viagem cujo cheiro não consegui aguentar por muito tempo....Mas tudo o resto, sim, fascinante!
    Até sempre!

    Bj,

    ResponderEliminar
  9. Tenho tanta pena de nunca ter ido a um dos teus espaços favoritos! Deve ser lindo. Não sei se é um bocadinho idealizada mas o que imagino é que é um sitio cheiinho de cores, cheiros... :) Deve ser lindo!

    Beijinho *

    ResponderEliminar
  10. Marianne e Pi - não fugi á verdade pois não?
    Gostava muito de lá voltar e com mais tempo!
    Cat - é assim mesmo, como imaginas. Há pobreza também, há sítios feios, sujos, escuros, mas há muita beleza por descobrir.

    ResponderEliminar
  11. acredito... anda para lá ir á imenso tempo..

    **

    ResponderEliminar
  12. ai porra, escrevo bom fim de semana e publico!!! Tou parva!!!
    Bem agora o comentário: a Marrocos nunca fui mas deve ser fantástico fazer lá compras!! agora sim: Bom fim de semana!!!!

    ResponderEliminar
  13. Eu sou uma aficionada pela cultura marroquina. Infelizmente ainda não tive oportunidade de ir até Marrocos. Imperdoável, eu sei! Mas tenho umas quantas coisas que amigos me trouxeram de lá! Sabes o que te digo, fiquei com uma certa inveja....humpf :P

    ResponderEliminar
  14. O Zouk de Marraquexe é lindo!!! Aliás qualquer Zouk de um qualquer país africano...têm muitas cores, cheiros e pode-se comprar “quase tudo”!

    É uma miscelânea de tudo, mas por vezes é preciso ter estômago, também se vê muito trabalho infantil, muitos animais estranhos e exóticos, etc...


    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Seria muitissimo complicado enumerar 5 espaços...
    Fiquei curiosa com a feira de que falas!! Quem sabe qualquer dia :P

    beijito*

    ResponderEliminar
  16. Querida Bê,
    Também eu fiz essa viagem e também eu vim carregada de compras. Amei Marraquexe, só não trouxe a feira inteira por razões óbvias... mas também trouxe uma xixa, brincos, pulseiras, colares, túnicas, e blá blá blá... e o mais fantástico mesmo são os preços ;)

    A minha sala fala por si. Quem aqui entra pergunta sempre: "Já foste a Marrocos?" ihihihi

    ResponderEliminar
  17. Kitty - devemos ter salas parecidas então ;)

    ResponderEliminar
  18. Burzum - vale a pena a viagem. Marraquexe é lindo!
    Saltos - o que eu me rio contigo rapariga!
    Only Words - espero que vás um dia e depois podemos trocar impressões!
    Minnie - é certo que há do bom e do mau, como em todo o lado. Mas o que é certo é que muitos dos preconceitos que existem em relação ao povo não fazem sentido. E há zonas lindíssimas!

    Tana - espero que sim, que um dia vás!

    ResponderEliminar
  19. Marrocos é um destino há mto apetecido...agora ainda me abriste mais o apetite... :)

    ResponderEliminar
  20. Não mentiste nada, Bê! Marrakech é isso e muito mais (a primeira vez que fui à Jemaa El Fna entrei sei lá por onde... fartei-me de dar voltas por dentro da Medina... e foi o melhor! Descobri cantinhos impressionantes e fiquei com imensa pena de ser de noite e a minha máquina fotográfica não dar para grandes fotos nocturnas...).

    Beijinhos!

    ResponderEliminar

Aceitam-se elogios, críticas, gargalhadas, lágrimas, sorrisos e afins