29 de abril de 2009

Explicação, por favor

Se proliferam pela blogoesfera post's que enfatizam as diferenças entre homens e mulheres, os comportamentos de cada um, hábitos típicos, comportamentos generalizados, etc, etc, etc, imagino que haja por aí muito bom entendido na matéria que me possa dar umas explicaçõezinhas. Assim, gostaria que me explicassem alguns fenómenos do comportamento masculino que eu, por mais que tente, não consigo entender (eu bem tento, é que tenho pai, padrasto, irmão e marido, mas não chega). É verdade que não me tiram do sério, porque tenho os meus próprios telhados de vidro e nestas coisas acho que devemos ser uns para os outros (e os meus telhados são bem frágeis, há que admiti-lo, mas isso será tema para outro post).
Ora, consequentemente, ficaria muito agradecida se me explicassem o porquê do seguinte:
1- porque é que um homem nunca ou quase nunca deita fora o cartãozinho que indica que o papel higiénico chegou ao fim, o mesmo acontecendo com as embalagens de pastas dentífricas, gel de banho e afins?;
2 - porque é que caso o frasco do sabonete líquido das mãos esteja vazio, nunca é capaz de o encher novamente, mesmo sabendo onde está a recarga?
3 - porque é que, quanto melhor cozinha, mais porcaria faz, ou seja, consegue espalhar gordura num raio de mais ou menos 11m2, vertical e horizontalmente? - e nunca a limpa; OU então, não cozinha de todo e tem o displante de ficar sentadinho à frente no sofá, sem mexer uma palinha que seja;
4 - porque é que, quando está a ver o seu clube a jogar, não consegue, em simultâneo conversar, ou desviar os olhos, por três segundos, do ecrãn - mesmo que estejamos quase nuas? E depois, quando estamos a ver as nossas séries de eleição, não se cala por um segundo?;
5 - porque é que nunca encontra a massa, ou o arroz, o sal e afins na despensa? Mesmo quando está na prateleira à sua frente? Mesmo quando se encontra exactamente no mesmo sítio há uns bons aninhos?;
6 - porque é que, se pedimos para deixar a porta do wc aberta depois do banho (para não acumular vapor) e a do roupeiro fechada (por razões óbvias), fazem, invariavelmente o contrário?
7 - porque é que, depois de uma viagem, na qual usaram uma única mala com a roupa dos dois, ele tem a coragem de dizer, no regresso "porque é que ainda não desfizeste a mala?"???
8- porque é que têm a coragem de mandar "bitaites" relativamente a coisas que nunca são eles a fazer - como limpar o wc ou organizar a despensa (e ainda pensam que não dá trabalho nenhum esfregar uma sanita ou limpar o piaçaba)?;
9- porque é que têm sempre a mania que sabem fazer tudo e depois é ver ligações eléctricas mal feitas e varões de cortinados mal alinhados?
10 - porque é que detestam que uma mulher consiga fazer determinados trabalhos, digamos que tipicamente masculinos, melhor do que eles?
11- e, o maior mistério para mim, porque é que quase nunca fecham a porta da casa-de-banho quando estão lá dentro? Acham mesmo que gostamos de saber o que estão a fazer lá dentro?
E mais coisas haveria a dizer, de certeza, mas, de momento não me recordo de nenhuma. Atenção, que isto não é uma crítica - nós, mulheres, também temos comportamentos típicos e que os homens não conseguem compreender (como esse grande mistério que leva a que as mulheres gostem de ir às casas-de-banho públicas, acompanhadas, ou porque é que precisamos de mais do que um ou dois pares de sapatos). É só uma tentativa de eu, enquanto mulher, poder entender melhor...;) - aceitam-se explicações válidas e, também, mais "porque é que..."
Nota: este post não significa que encontro estes comportamentos todos em todos os homens que conheço, mas quase...

36 comentários:

  1. De fonte segura e cientificamente provada te digo que mais de metade das coisas que perguntaste têm uma resposta biológica e evolucional da especie.

    as outras razoes prendem-se com a cultura e hábitos enraizados a nível de género.

    ResponderEliminar
  2. A Isabela do Mundo Perfeito, informou os seus leitores, que a partir de hoje dará por finda aquele espaço, que quanto a mim e a muitos dos seus seguidores, era um dos melhores. A Isabela cortou as hipóteses de através de comentários a podermos dissuadir desse objectivo. Daqui porém lhe peço que reconsidere. Ela teve recentemente um problema com um fascistóide qualquer que copiou para ao seu blogue, um texto dela não autorizado. Não sei se terá sido esse o motivo, mas daqui do meu posto , (mesmo calculando que ela não me leia), lhe recordo que essa gente não se combate desistindo.

    ResponderEliminar
  3. pois...
    homens=preguiça???? descuidados???
    sera?? loool

    bjinho Li*

    ResponderEliminar
  4. Minha querida Bê, subscrevo na intergra todos esses tópicos apenas excluo o 11º.
    Não tenho justificação para esses actos, portanto não os poderei explicar, apenas quero que saibas que as tuas duvidas são tb as minhas :)

    ResponderEliminar
  5. Eu penso que tenho um homem bem domesticado...portanto sou uma sortuda! Coitado, ele é filho de uma maniaca das limpezas e por isso é SUPER arrumado, organizado, limpo...ás vezes até demais (chega a enervar um pouquito).
    Porém há uma coisa que realmente é verdade...quando está a ver futebol, bem que eu posso exibir-me quase nuinha, roçar-me nele, abraçá-lo, que ele nem nota!
    Mas Bê, acredito que existam muitos homens como os que descreves! Mas é como tu dizes, nós também temos os nossos defeitos!

    ResponderEliminar
  6. Os homens não conseguem fazer duas coisas ao mesmo tempo. É um facto consumado. Daí não desviarem os olhos do televisor quando há jogo...De resto, não sei se é distracção ou se se fazem de 'parvos' para que não lhes peçamos o que quer que seja :)

    ResponderEliminar
  7. Querida Bê, não tentes entender... Eu já desisti!

    És mais feliz assim! =)

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Bem... Neste post não poderei opinar, por falta de conhecimento de causa momentâneo :D
    Mas olhe que, em tempos de faculdade, habitei com fulanas que eram BEM piores que os homens.

    Eu acho que é tudo uma questão de "complementaridade": os opostos atraem-se, certo ;)?

    ;)

    ResponderEliminar
  10. A maior parta das minhas respostas às tuas questões seria: Porque nós somos fantásticas incansáveis e acabamos por fazer por eles.
    Relativamente ao ponto 10, no meu caso não se passa assim: eu não me desenrasco com a maior parte dos trabalhos domésticos "masculinos", mas tenho a certeza que ele não se importaria nada que eu me desenrascasse.

    ResponderEliminar
  11. Hannah Sophia - parece-me bem plausível ;)
    Luís FM - reparei quando fui ao blog hoje, mas não sabia que tinha sid por causa do texto. Acho lamentável!
    Lilly - sim, penso que sim e muita distracção tb.
    Hermione - o que vale é que eu me rio memso deste tipo de coisas. Não sou do género de me passar ;)


    Kittyzinha - o 11, felizmente,não o tenho visto em todos os homens. É como digo - não são todos os comportamentos típicos de todos os homens, mas comuns a muitos ;)

    Pó de arroz - então percebes-me! É que nem que ande nua a apnhar sabonates do chão - não me vê! E sim, nós mulheres e cada um de nós como ser individual, tem muitos defeitos!
    Muneca - em muitas coisas tb acho que é pura distracção, misturada com alguma preguiça e o facto de saberem que alguém fará por eles ;)
    *B* - pois, mais vale! Mas eu não stresso, até brinco com as coisas - é como digo - eu própria tenho os meus telhados de vidro e não sou a típica boa dona de casa, por isso...;)

    ResponderEliminar
  12. Maria - felizmente, estou a falar de comportamentos no geral - o homem do Cantinho não os tem a todos! E levamos as coisas a bem sim ;)


    Debbie - eu tb nao me safo bem, mas conheço mulheres que se safam e os homens não gostam - sentem-se intimidados!

    ResponderEliminar
  13. 1- Ele só o faz por saber que há alguém que o fará por ele.

    2 - Ver resposta numero 1.

    3 - Ora quando um homem cozinha suja sempre mais louça o que não é mau se limpar tudo, quando não limpa ver resposta numero 1.

    4 - O homem nao consegue fazer tarefas multiplas é uma das nossas condicionantes, nao conseguimos fazer o jantar e limpar o pó, pois ou limpamos mal ou queimamos o comer, mas isto nao tem forma de ser corrigido, quando nos concentramos numa tarefa tem de ser mesmo só numa tarefa, as mulheres são bem mais polivalentes nesse aspecto. Da mesma forma que uma mulher repara imediatamente num detalhe ao olhar para o homem porque o observa como um todo, o homem só repara em detalhes se estiver a olhar para ele. Mais uma vez é uma condicionante que não dá para ser alterada, pois o campo de visão é diferente no homem e na mulher.

    5 - Pelo mesmo motivo, quando olhamos por exemplo para um por do sol, só fixamos ou o sol, ou um barco, um ponto no horizonte pois a visão masculina é como se estivéssemos a ver o mundo por um canudo. A mulher observa todo o horizonte. Isto aplica-se na leitura por exemplo. O homem lê linha a linha em zigue-zague fixando cada palavra. A mulher observa todo a linha e lê de cima para baixo.

    6 - Aqui entra a nossa audição e memória selectiva, se não achamos importante, esquecemos ou escolhemos não ouvir.

    7 - Isto é um caso de homem mal habituado, ver resposta numero 1.

    8- Regra geral porque acham que sabem um pouco de tudo e até sabem, mas não sabem muito de nada. E mais uma vez estão mal habituados. Como resposta deves dizer, "não me digas como se faz melhor, mostra-me!"

    9- O homem acha que trabalhos manuais é o seu meio, da mesma forma como lhes é difícil pedir direcções quando estão perdidos, acham que não devem ler instruções de montagem ou de equipamentos nem usar ferramentas como níveis e fitas métricas.

    10 - Machismo.

    11- Esta não te sei responder mas tenho a certeza que não é um problema geral masculino, pode ser algo de muito particular em tua casa.

    Nota: Nenhuma das minhas respostas pretender justificar a preguiça, machismo ou até estupidez do homem, são unicamente baseadas no meu ponto de vista.

    ResponderEliminar
  14. Na numero 1, queria dizer obviamente "ele só NÃO o faz..."

    ResponderEliminar
  15. mas e como tu dizes ... todos temos as nossas manias... eu ca em casa tenho uma especie em vias de extinção... que dessas 11 ... só uma e que se verifica... a de n encontrar as coisas na despensa...
    Sou uma sortuda!!

    ResponderEliminar
  16. Bolas! Os homens têm mesmo explicação para tudo, mesmo que sejam desculpas esfarrapadas para não fazerem algo que (também) lhes compete... Tal como disse a *B* eu já deixei de tentar entender! =)

    ResponderEliminar
  17. Não tive qualquer intenção de desculpar o sexo masculino, descrevi alguns factos e dei opiniões :D

    ResponderEliminar
  18. O Bruno Fehr fez uma análise perfeita. Nada a acrescentar. Agora, se homens e mulheres não fossem tão diferentes, diríamos aquí no Brasil: A relação entre os dois não "daria liga".
    Muito inteligente e interessante de sua parte esta polêmica. Parabéns. Beijocas. Manoel Eduardo - Brasil.

    ResponderEliminar
  19. he he, gostei das perguntas e por muito que queira também não os consigo compreender!!!


    :-)

    ResponderEliminar
  20. Já está instalada a polémica! Gostei muito das vossas respostas e, reforço, não estou a criticar os homens, porque nós mulheres também temoscoisas difíceis de entender. Em relação à 11 - devo dizer que já tenho ouvido mais pessoas referirem este aspecto, pelo que, em momento algum referi um comportamento isolado do homem do cantinho ;) - e ele não apresenta todos estes comportamentos! Alguns sim, todos não ;)

    ResponderEliminar
  21. Lamento não poder ajudar. Apenas padeço do sindrome nº5 :)

    XinXin

    ResponderEliminar
  22. Bê, infelizmente não tenho as repostas porque não entendo o comportamento dos homens nas situações descritas.. Um homem será que sabe??
    Besito*

    ResponderEliminar
  23. eu podia responder, mas ia estar a trair a raça.... n respondo entao, vai até o tumulo

    ResponderEliminar
  24. Eu acrescentaria algumas que já estão implícitas nestas:

    - deixar copos em todo o lado da casa;

    - deixar por vezes toalhas no chão, boxers e meias, assim roupa suja (esquecer que existe cesto de roupa suja)

    E certamente que acontecia alguma coisa (problema electrónico) à televisão, à PSP 2 e 3, à Xbox, à Wii, etc etc se ele não me ligasse (desligaria o quadro eléctrico por exemplo, eheheh)

    Mas sim nós é que temos a culpa.... estão mal habituados (por vezes pelas mãmãs..) :P

    ResponderEliminar
  25. estás a precisar de ler um livro que tem lá as respostas para todas as tuas dúvidas em relação aos homens, e às mulheres também, ficarás surpreendida com as razões destes comportamentos tipicamente masculinos/femininos

    "Porque é que os homens nunca ouvem nada e as mulheres não sabem ler os mapas de estradas" de Allan e Barbara Pease edição Bizâncio

    vais ver que depois do livro nunca mais nada vai voltar a ser igual (claro que o teu marido também o terá de ler)

    :)

    cumprimentos

    ResponderEliminar
  26. Estou com pressa (vou p Óbidos, weeee!) mas venho só dizer que sou como tu. Pai, irmão, namorado... e nada. Não percebo nada de gajos! Humpf

    :)

    Beiji**

    ResponderEliminar
  27. Bê, subscrevo todas as tuas questões existenciais e ainda teria mais algumas a acrescentar.

    Decididamente, os homens não conseguem fazer duas coisas ao mesmo tempo. Não têm essa capacidade. Ou estão a ver tv. Ou estão a falar connosco. Ou estão a pensar em alguma coisa. Coordenar duas actividades que exijam um mínimo esforço mental, é pedir demasiado..

    Homens e mulheres são mesmo assim..diferentes, não é? :)

    ResponderEliminar
  28. Muitas das perguntas, as quais também nenhum homem ainda me soube responder.. :) São coisas mais fortes do que eles... =P

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  29. A culpa.....a culpa é das mãezinhas que não souberam educar esses Seres que tanto têm de bom como de mau! Essa é que é essa!

    ResponderEliminar
  30. Como membro da muy nobre espécie masculina, vou tentar elucidar-te o melhor possível:

    1- Como alguém já referiu, sempre estivemos habituados desde pequenitos a que a nossa mãe, avó, irmã, etc. nos apaparicassem, fazendo-nos tudo, e temos a tendencia p continuarmos assim, ou seja, n fazemos pq sabes que alguém vai fazer por nós.

    2- Ver 1.

    3- Porque o homem n se consegue concentrar em mais de 1 coisa ao mm tempo. Se estamos a cozinhar é p cozinha e n p arrumar e limpar coisas, isso faz-se dps. As coisas fazem-se por etapas. Já cheguei ao ponto de ficar com o chão da cozinha de um amigo meu (numa jantarada da fac em que eu fui o cozinheiro) de tal maneira engordurada que n conseguia andar, patinava!

    4- Porque futebol é simplesmente futebol, durante aquela hora e meia é a nossa vida que está em jogo. Claro que estou a exagerar, mas...

    5- Ver 1. Eu vivo há 13 anos na mesma casa e n faço ideia onde estão mais de metade das coisas. Se me pedem o azeite eu demoro p aí 5 minutos a tentar encontrar.

    6- Excesso de informação. E o que entra a 100 sai a 1000.

    7- Ver 1.

    8- Ver 1 e pq os homens t~em smp a mania de dar ordens e indicações. Está-nos nos genes arranjar soluções (ou tentar) para optimizar as coisas (provado cientificamente).

    9- Orgulho masculino. Mais vale quebrar que torcer. Eu se estiver perdido de carro numa cidade (como já aconteceu em Barcelona) recuso-me teminantemente a pedir ajuda. Só mesmo em caso de desespero total.

    10- Ver 9. Uns mais, outros menos, mas todos somos um pouquinho machistas. Que me digam se estou errado.

    11- Não faço isso em todos os casos qdo vou ao WC, mas pq normalmente é p fazer coisas rápidas e que n exigem o esforço de fechar a porta.

    Espero ter sído útil ;)

    By the way, excelente post!

    ResponderEliminar
  31. Dexter - adorei as tuas explicações e acho-as muito plausíveis ;)
    Obrigada! Espero, em breve, fazer um semelhante no feminino, para que isto não soe a ataque aos homens!

    ResponderEliminar
  32. 1- Seja durante o processo de "limpeza" ou seja a ultima utilização, a prioridade vai para o lavar as mãos. Após a lavagem e secagem das mãos já passou tempo mais que suficiente para nos esquecermos;

    2 - Preguiça;

    3 - Porque cozinhar requer esforço. Cozinhar bem requer ainda mais. E porque a prioridade é agradar o estômago. E porque no fim o cansaço já não permite dar mais uso aos braços;
    Abro aqui a excepção para falar de mim. Eu limpo enquanto cozinho (é bem mais fácil que limpar no fim). Ele que experimente :)

    4 - Porque já vimos com o chip do futebol incorporado e porque temos que falar dos lances no dia seguinte no trabalho e não queremos ser excluídos da conversa. E depois porque está a dar futebol no outro canal e massacramos para nos deixarem ver :) E também porque gostamos da atenção e de vos "picar" (no bom sentido);

    5 - Queremos tudo ali à mão. E porque não queremos perder tempo a procurar pois a concentração está fixada na refeição que vamos preparar;

    6 - Desconheço. Nem faz sentido o que é descrito.

    7 - Mal habituados.

    8- Porque é fácil, embora nunca o façam...

    9- Cultura masculina... O problema é que não queremos dar a parte fraca mas acabamos por dá-la mediante os resultados.
    E é possivel que haja a noção de que se não somos "melhores" nessas tarefas que não necessitam de nós para nada. Daí não pedirmos ajuda...

    10 - 9

    11- Para ser sincero, só vejo 2 ocasiões em que vejo necessidade de fechar a porta.

    Mais a sério, todas as situações (excepto a do futebol) deve-se, e isto não é nenhuma defesa, a comodismo e ao facto de terem crescido sem nunca terem feito qualquer tarefa.
    São anos e anos de maus hábitos e falta de disciplina.
    E aí já entra a parte da psicologia ;)

    ResponderEliminar
  33. Treze - obrigada pelas explicações! Gostei. Em relação à seis, é um exemplo figurativo, ou seja, ilustra as várias situações em que pedimos algo a um homem e ele faz exactamente as coisas ao contrário. Cá em casa, o exemplo mais claro é esse. ;)

    ResponderEliminar

Aceitam-se elogios, críticas, gargalhadas, lágrimas, sorrisos e afins