12 de maio de 2009

Casa arrumada

E quando uma mulher dos tempos modernos, que vive uma relação moderna*, depois de uma semaninha inteirinha a trabalhar, depois de um fim-de-semana inteirinho a trabalhar e depois de andar a dormir em média, 4 a 5h horas por noite, chega a casa a um domingo à tarde, depois do trabalho, espera ter a casa, no mínimo arrumada e o seu maridinho de braços abertos à sua espera, com um belo pitéu de fazer crescer água na boca, uma garrafinha de vinho do bom e uma sobremesa daquelas de se babar toda, além de muitos miminhos e coiso, certo? Errado. Erradíssimo. A casa estava virada do avesso (é que nem o saco do lixo levou para baixo e nem os sacos de papel, estrategicamente colocados ao lado da porta, foram para a reciclagem) e maridinho nem vê-lo. Porque me apanha fora de casa e aproveita para ir jogar futebol de manhã, almoçar com os amigos do futebol, assistir a um jogo de futebol de um clube onde já jogou à tarde e à noite, quando chega, ainda se senta a ver futebol e a curtir o seu "verão azul" (que é como quem diz que eu estou com azia porque o Porto ganhou o campeonato e porque a casa estava de pantanas). E pronto, aqui a Maria (sim, porque um dos meus nomes é mesmo Maria) dedicou-se, ontem à noite, depois de um dia de trabalho, a ir ao supermercado, para poder trocar os iogurtes fora de prazo que jaziam no frigorífico e comprar detergentes, alguma comida e afins, chegar a casa e por as mãos à obra. Eram 23h e ainda estava a esfregar a casa-de-banho e já não podia com as dores nas costas (estou a começar a sentir os efeitos da pdi). E eu não sou a pessoa mais organizada do mundo, é que não sou mesmo, contra todas as previsões e generalizações astrológicas de quem nasceu sob o signo virgem, sou até bastante desorganizada e descontraída com a casa, fruto, com toda a certeza, de uma educação materna levada ao limite da arrumação - deu no que deu, saí ao contrário e não padeço daquilo a que na família chamamos, tão graciosamente a doença da migalha**! Mas pronto, tudo tem limites e eu gosto de me sentir bem no meu palácio.
*Moderno para mim é termos os dois tarefas e ele passar a sua roupa a ferro, não pensem em esquisitices!
** Por doença da migalha entende-se uma quase neurose obsessiva de apanhar toda e qualquer coisinha, por mais minúscula que seja do chão e ter a casa sempre toda a brilhar e a cheirar a detergente e poutporri e afins.

32 comentários:

  1. De uma certa forma, revi-me no teu marido! LOL! Tirando a parte do FCP, na qual eu fiquei com aquela aziazinha do costume, mas pronto...sem comentários.

    Tb tenho os meus jogos de futebol, como um bom homem e pseudo jogador tem sempre, que normalmente colidem com as pretensões da minha namorada... E dps chegamos smp a casa com aquela cara de satisfeito e sem noção do que fizemos: "Amor marquei dois golos!!". E ela: "Ai é? Que bom p ti!" :D

    ResponderEliminar
  2. Ah, já me ia esquecendo: ainda no que respeita àquela conversa das parecenças, de há uns dias atrás, olha que pela nova foto que puseste dás uns ares de Sílvia Alberto ;)

    ResponderEliminar
  3. Bê, foge... assim é demais!...
    Uma mulher moderna já não pode descansar um bocadinho?!
    Eu às vezes começo a pensar que não ganho no euromilhões, mas saiu-me a sorte grande!
    O meu amor grande partilha as tarefas todas comigo, com a excepção de engomar... porque, diga-se a bem da verdade, ele não revela mesmo jeito nenhum prá coisa...
    Mas também, bem que o avisei, à laia de acordo pré-nupcial, que não havia cá empregadas domésticas! Estava traumatizada com o machismo do meu querido pai, que além de nunca fazer nada em casa, à hora das refeições cruzava religiosamente as pernas no sofá e dizia "tenho fome", como que a reclamar por ainda não estar servido o almoço ou o jantar...
    Mesmo hoje, quase 4 anos depois de ter saído de casa e ter clamada «liberdade» ainda me pede subtilmente que vá lá a casa, porque tem um assunto imprtante a falar comigo: ligar a máquina de lavar roupa e tratar de a pôr a lavar... enfim!
    Há boys que will always be boys...
    Eu sei que irrita...! Mas às vezes pouco se pode fazer para alterar certos comportamentos...

    ResponderEliminar
  4. O futebol é do carago, faz aos homens fazer coisas e pensar coisas que mais tarde se irão arrepender.. he he he
    O problema é que nós mulheres gostamos sempre das coisas a nosso jeito e porque fomos educadas desta forma não conseguimos deixar a casa em pantanas e o friogorifico a apodrecer.. quem mandou às nossas mães educar verdadeiras fadas do lar????
    Ai a nossa vida..
    Um besito Bê*

    ResponderEliminar
  5. Ai ai! Isso assim não pode ser!
    Então os pombinhos estão casados há tão pouco tempo e o Sr.Pombo não tem a gentileza de ajudar!
    Um aviso BÊ: Tens de o domesticar JÁ!
    Não pode ser, não pode ser mesmo!
    Então tu andaa fartinha de trabalhar e ele não faz nada!
    Agora até podes achar alguma piada e seres condescendente, mas são estas pequenas coisas que ao fim de uns anos tornam a outra pessoa insuportável!
    Estou a falar por experiencia própria.
    Por favor, arranja estratégias para ele te ajudar!

    ResponderEliminar
  6. Dexter - pois, como alguém diz noutro comentário "boys will be boys" - mas acredita, eu fico contente quando o P. marca golos e gosto até de o ir ver jogar.
    Em relação à Síliva Alberto, pois, há quem diga que sou parecida com ela, mas com o cabelo muitooo ondulado, tipo rebelde/despenteado!

    Naná - ele até me costuma ajudar minimamente. Passa sua roupinha a ferro, trata da cozinha, limpa o caixote da areia dos gatos, cozinha e muito bem,por isso não me posso queixar. Acho que por ser assim é que estranhei chegar a casa e estar tudo do avesso. Ia tendo um treco!Fartei-me de rir com a descrição do teu pai! O meu é do género e na cozinha só sabe fazer uma coisa: carne cozida com arroz, para o cão!

    Poupinhas - é mesmo.Eu até gosto de futebol, mas, como é que um homem consegue viver um dia inteiro com isso?? acordar de manhã cedo ao domingo para ir jogar e não parar até à noitinha!

    Pó de Arroz - é como digo antes, ele até costuma ajudar-me, não me posso queixar, mas neste fim-de-semana, quando eu mais precisava...trocou-me pelo futebol!

    ResponderEliminar
  7. Bê: mas olha que qdo vi o teu comentário no meu blog, n associei logo a foto a ti, pensei mm "Esta é a cara da Sílvia Alberto!" Só dps é que vi que eras tu lol.

    Sim, a minha namorada tb me vê a jogar e até gosta, mas há certas situações, como esta, em que dá largas ao seu sarcasmo :)

    ResponderEliminar
  8. Quantas vezes já me aconteceu.. e já o descrevi no meu blog. Ele lê o teu? Se lê, vai ficar amuado tal como o meu ficou... Mas não é nada justo para as mulheres hoje em dia acumularem dois trabalhos!

    BJS*

    ResponderEliminar
  9. Dexter - pode até ser, mas sem sinalinho ;)

    Miss Kitty - lê pois. Estou à espera de represálias logo à noite...

    ResponderEliminar
  10. Oh coitada. Tu serve arroz de trombas ao marido durante uma semana. :P

    ResponderEliminar
  11. Não há nada como um domingo de bola :)

    ResponderEliminar
  12. Sanxeri - é mais ou menos por aí!

    Treze - eu acredito que sim. Mas ajudar um bocadinho também não fica na mal ;)

    ResponderEliminar
  13. lol olha que em casa da minha mae também é tudo arrumadinho e eu não suporto ver as coisas fora do sitio...lol quanto ao marido tens que apertar com ele =P

    **

    ResponderEliminar
  14. Havia de ser comigo havia...lol
    Se ambos trabalham ambos devem ajudar nas tarefas domésticas, dá-lhe uns apertões...lolol
    bjs

    ResponderEliminar
  15. o pior de tudo destas situaçoes é que as Marias tem sempre de fazer tudo sozinhas e os senhores maridinhos ne ve-los.

    Mas apesar do trabalho, é taaao bom estar na casa limpinha :)

    ResponderEliminar
  16. Na na na na....parece-me que algo não está certo neste teu relato. Tu, uma mulher moderna, a fazeres as lides de casa enquanto a cara-metade desfruta de um belo retiro futebolístico??? Não pode ser, ai não pode não!

    ResponderEliminar
  17. Bê Maria ;) tens de dar uma descasca ao teu marido. Esta semana devia ser só ele a tratar da casa p/te compensar!

    Eu tbm sou Virgem :) e tbm não me considero tão organizadinha e obcecada como leio que devia ser. Vá, só um bocadinho!

    Beijinho**

    ResponderEliminar
  18. adoro o teu blog... por isso passa no nosso cantinho que tens la um selo para ti!!

    BEijinhos

    ResponderEliminar
  19. Bê, sugestão: contrata uma senhora para ir uma vez por semana. Custa gastar dinheiro nisso... então se fizeres a conta do que gastas ao mês e ao ano, ficas deprimida com aquilo que poderias fazer com esse dinheiro. Mas acredita que é o raio do dinheiro mais bem empregue. Ao fim de 6 meses estava a ficar louca. Trabalho que nem uma estúpida durante o dia, sábado de manhã dou expl, domingo todo é tirado para preparar a minha semana de trabalho. Só me restava o sábado de tarde para parar e passava-o a limpar a casa. Ao fim de 6 meses, rendi-me às evidências. Só deixo de ter se não puder mesmo pagar. Ela vem cá numa tarde por semana só 3horas. Pago-lhe 15 euros por essas 3 horas mas de cada vez que entro em casa, abro a porta e sinto o cheiro a detergente e vejo a casa limpa é uma felicidade!!! :)))))

    ResponderEliminar
  20. Burzum - é isso mesmo. E este post já tem essa intenção ;)

    Malinha Viajante - ele até costuma ajudar. Mas desta vez, quando eu mais precisava, fingiu que não era nada com ele!

    Hermione - é bem verdade! O que eu adoro ter a casa limpa e arrumada!

    Only Words - é mesmo isso! Não pode ser!


    Cat - parece-me uma excelente proposta! E sim, como Virgem há imensas características que não possuo.

    Carrie, Miranda, Charlote e Samantha - obrigada pelo selinho :D - eu tb gosto muito do vosso blog!

    Sofizita - é algo que tenho tentado evitar, mas é uma boa hipótese. Também dou comigo a desperdiçar o fim-de-semana com lides da casa...E há tantas coisas mais interessantes a fazer

    ResponderEliminar
  21. Saltos - não me digas!!! ahahahahaha

    ResponderEliminar
  22. Ia dizer umas quantas sobre o maridão mas visto que é do FCP... é uma pessoa com muito bom gosto ;P

    O casamento é lindo no início, tudo cor-de-rosa e floreados, com o tempo os defeitos vêm ao de cima, perfeitamente normal. Nada como umas greves de vez em quando... :))

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Ia dizer umas quantas sobre o maridão mas visto que é do FCP... é uma pessoa com muito bom gosto ;P

    O casamento é lindo no início, tudo cor-de-rosa e floreados, com o tempo os defeitos vêm ao de cima, perfeitamente normal. Nada como umas greves de vez em quando... :))

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. É por essas e por outras que lá em casa o único macho é o gato LOLOL
    Por falar em casa tenho que arrumar a minha :S.... Jinhus

    ResponderEliminar
  25. OOhhh Bê és tão bonita, tão boa onda, notasse na tua escrita que apesar dos dias menos bons és uma pessoa feliz..

    Eu gosto de ti ;)

    ResponderEliminar
  26. E o teu problema é comum, o que vale é que pensamos nas coisas boas que têm :)

    ResponderEliminar
  27. Era uma vez uma menina que se chamava Bê e tinha a casa toda desarrumada. Nesse dia a Bê, saiu de casa, foi trabalhar e quando voltou para casa tinha a casa toda arrumadinha, uma garrafa de vinho em cima da mesa, o marido da Bê estava à porta, pronto para dançar um tango muy caliente com a Bê, e o jantar estava em cima da mesa à espera dos dois... infelizmente depois da dança, a Bê bateu com a mão em cima da mesa de cabeceira e acordou ahahahahahahahahahah

    É trite minha amiga, mas além do emprego temos um part-time em casa todos os dias não remuneravel :(

    ResponderEliminar
  28. pois pois o q seria deles em a gente lol mas olha esta semana faz uma montanha de exigencias para compensar. lolol tipo um jantar romantico etc lol
    O que interessa nisto tudo e apesar destas coisitas que vão acontecendo é q sejamos felizes e consigamos viver com os pequenos defeitos um do outro
    beijo grande linda

    ResponderEliminar
  29. Sílvia F. - pois...é do Porto. Sendo eu do benfica, estás a ver o que não temos que gerir ;). Quanto ao castigo - eu tb seria afectada!

    Marisa - tb tenho um desses ;9 e são óptimas companhias!

    Mimi - deixaste-me cá com um sorriso. Eu também gosto de ti, é daquelas empatias que criei logo de início!

    Kitty - parti-me toda com o teu comentário. hoje fez o jantar, já foi menos mau ;) - se calhar enfiou a carapuça.

    Petra Pink - nem mais e na verdade sei que é assim. Mima-me muito. Só este fim-de-semana é que se portou muito mal!

    PP Fantasma - ai os homens, ai os homens, la la la la la ;)

    ResponderEliminar
  30. Deixe a casa desarrumada. Depois se arruma. Gostei da arrumada no layout de seu blog. A foto mais alegre... "psicológicamente" isso é muito bom. Beijocas. Manoel Eduardo - Brasil.

    ResponderEliminar

Aceitam-se elogios, críticas, gargalhadas, lágrimas, sorrisos e afins