4 de maio de 2009

Leituras que marcam...

Hoje falava com o meu colega S. sobre livros. Perdemo-nos na partilha de livros e autores que marcam a nossa vida. E dei comigo a pensar qual a sensação de acabar de ler um livro que nos marca de forma indelével, que permanece para sempre como uma referência.
Para mim é sempre um misto de sentimentos positivos, por ter tido a oportunidade de viver aquela história, de beber aquelas palavras e sentir as personagens, mas também de alguma tristeza, por chegar ao fim, associado a algum receio de nunca mais sentir o mesmo por outro livro. Parece que perco algo no final e por isso, muitas vezes, quando me marcam desta forma, penso para mim, no bom que seria se o pudesse esquecer, para poder viver o prazer e a emoção de o ler novamente.
E vocês, como se sentem quando chegam ao fim de um bom livro?

E, numa fase em que só leio livros técnicos, relacionados com gestão de stress, programação neuro-linguística, inteligência emcional e afins, estou mortinha por pegar no Mia Couto que anda a olhar para mim já há uns 3 meses...está quase quase...

23 comentários:

  1. Eu, se gostar do livro, só tenho vontade de escrever ao autor e chamar-lhe todos os nomes que na altura me lembre, simplesmente por não ter escrito mais 100 páginas :)

    ResponderEliminar
  2. Simplesmente o mesmo, guardo com muito carinho livros que me marcaram e que volto a ler passado alguns anos para voltar a ter a aquela sensação embora sempre diferente.

    ResponderEliminar
  3. Kitty - excelente resposta! Vou apostar nisso. Não sei é se o Gabriel Garcia Marquez ligaria a um e-mail meu ;)
    Sandy - também o faço, mas claro que há momórias que ficam e a emoção já não é a mesma :)

    ResponderEliminar
  4. Fico com a sensação do: valeu mesmo a pena! e releio, mais tarde. A maioria dos meus livros favoritos já li 4 ou 5 vezes..

    Beiinho *

    ResponderEliminar
  5. Hmmmm... isso quer dizer que já leste "Memórias das minhas putas tristes"? Absolutamente divinal, está no rol dos meus favoritos ;)

    ResponderEliminar
  6. Quando um livro é mesmo, mesmo bom, eu fico com saudades dos personagens.
    Gosto de reler os livros que me marcaram.

    ResponderEliminar
  7. Cat - comigo passa-se o mesmo. Leio e releio os que mais me marcaram ;)
    Kitty - do GGM já li quase tudo e acho que tenho tudo! Amo de paixão, é um, senão o meu escritor preferido. Memória das minhas putas tristes li assim que saiu ;)

    ResponderEliminar
  8. Pó de arroz - eu também! E também fico com essa sensação de saudade...

    ResponderEliminar
  9. Eu sei que já tens! Mas tenho miminho para ti no meu blog! =)

    ResponderEliminar
  10. Sinto-me de forma mto parecida ctg... qdo um livro me fascina, até me dá gosto olhar p as páginas, p a impressão do texto, sentir o cheiro etc... E qdo o acabo, lá está, por um lado fico feliz por o livro me ter tocado de alguma maneira, mas, por outro, e usando a tua interessante frase "gostava de o poder esquecer p lê-lo outra vez" :)

    ResponderEliminar
  11. Eu tenho uma panca mto grande LOL
    Eu antes de começar a ler o livro como toda a gente normal, leio a última página.....
    Que se há-de fazer???? No entanto quando acabo de ler um livro fico uns tempos a pensar na história.
    Jinhus

    ResponderEliminar
  12. Mna Margarida - adorei! Já acrescentei o teu nome no selo ;)
    Dexter - também adoro o cheiro e a textura, bem como a sensação de acabar de comprar um livro!
    Marisa - isso não consigo fazer! Como nos filmes, odeio que me contem ;) - mas conheço algumas pessoas que fazem como tu!

    ResponderEliminar
  13. tenho livros que acho que são parte de épocas que vivi... ate parece que me ensinaram a percorrer o caminho que se adiantava... ai ... ultimamente n tenho lido (LIVROS) muito... mas vou voltar ai vou vou

    ResponderEliminar
  14. Sou louca por livros e adoro ler desde que me lembro de mim! Como normalmente devoro o livro na primeira leitura, sem ter muito tempo para o saborear...acabo por reler uns meses mais tarde. São poucos os livros que tenho que só li uma vez! =) agora o meu escritor de eleição é o Haruki Murakami...recomendo!

    ResponderEliminar
  15. Eu fico sempre toda chateada, e falo com o livro, como se ele me ouvisse e se fizesse em continuidade! ahahah
    Tenho um problema,gosto de um livro, tenho que ler de rajada todos os livros que encontrar do mesmo autor! ahaha


    beijinhos*

    ResponderEliminar
  16. Oh pah, já vi que foste condecorada com o presente que tenho para ti no meu blogue, mas não importa, é sinónimo que realmente o teu espaço é 5 estrelas ;)

    ResponderEliminar
  17. Fico tão triste quando o livro está no fim... só quero que se prolongue e prolongue... Mais tarde volto a lê-lo :)

    ResponderEliminar
  18. Ler é tudo de bom!ando a tentar terminar Anjos e Demónios mas tá a custar.

    ResponderEliminar
  19. Sinto-me pronta para ler outro do mesmo autor, porque acredito que irá ser tão bom como aquele!!


    :-)

    ResponderEliminar
  20. É bom saber que há bons leitores por aqui ;)
    Only Words - obrigada! Vou já acrescentar-te ao leque de bloguistas que me ofereceram o prémio ;O

    ResponderEliminar
  21. geralmente os livros q mais me fascinam sao aqeles q ao longo deles me fazem reflectir e pensar bastante. e tenho por habito sublinhar as frases mais marcantes e de vez em quando la vou eu ler a frases e os comentarios que eu propria faço. por isso é q nao gosto mt de emprestar os meus livros, estao todos escritos :p

    mas tambem sao bons aqueles que nos puxam sempre para ler mais e mais, e acabamos sempre por tirar algum bom ensinamento.

    Beijinho Bê

    ResponderEliminar
  22. Hermione - também tenho alguns livros sublinhados, porque de facto me permitiram ganhar imensos ensinamentos ;)

    ResponderEliminar
  23. Quando chego ao final de um bom livro sinto como que uma espécie de harmonia e calma... que permanece!
    E que me impele a querer pegar noutro, a ver se a sensação perdura!
    Um desses livros foi o Crónica de uma Morte Anunciada do Gabriel G. Marquez, que li numa hora! Aliás, adoro o Sr.! Ainda mais quando depois li o Viver para Contá-la (acho que dele, só me falta ler dois livros!)
    Mas ler um bom livro é sem dúvida uma sensação de preenchimento muito forte!

    ResponderEliminar

Aceitam-se elogios, críticas, gargalhadas, lágrimas, sorrisos e afins