Alguém comentou, a propósito do post anterior, que eu não ia conseguir ficar tanto tempo longe do blog...parece que é verdade. Mas não é do blog em si, mas de vocês que o animam, o mimam e fazem parte dele. Por isso, vim partilhar convosco algo que li, ao longo das minhas pesquisas (quase) científicas dos últimos dias (atenção, o texto está em português do Brasil):
Compulsão é um comportamento consciente e repetitivo, como contar, verificar ou evitar um pensamento que serve para anular uma obsessão. Outros exemplos de compulsão são o ato de lavar as mãos ou tomar banho repetidamente, conferir reiteradamente se esqueceu algo como uma torneira aberta ou a porta de casa sem trancar. Deve-se deixar claro porém que para que esses comportamentos sejam considerados compulsivos, devem ocorrer em uma frequencia bem acima do necessário diante de qualquer padrão de avaliação.
A última frase está em bold porque foi o meu alívio (penso eu, porque não havendo de facto uma contabilização do que é normal e do que roça a compulsividade, não sei se estou safa). Durante anos e anos lembrei-me de um professor na faculdade (psicólogo, inteligentíssimo e cujas aulas adorava. Tinha uma voz potente, uma presença forte...enfim, é um daqueles que não se esquece) que dizia que as pessoas que, por exemplo, ao saírem de casa, voltam atrás algumas vezes para conferirem se o gás está desligado, ou as luzes apagadas, são obsessivas e paranóicas. Ora juntando tudo isto e analisando a minha pessoa, direi que tenho indícios de paranóica/obsessiva/compulsiva. A verdade é que eu, distraída como sou, sempre com a cabeça na lua, volto sempre atrás! Não é sempre, vá, mas é praticamente sempre: para confirmar se o ferro ficou desligado (e isto por vezes faço mais do que uma vez, numa manhã, mas a verdade é que já uma vez, um de nós o deixou ligado bastantes horas), se a máquina do café está desligada (já ficou várias vezes, o que é um perfeito disparate - consumo enérgico dispendido), se as janelas estão bem fechadas (esta última, desde que fui assaltada), etc, etc. Além de que sou bem capaz de lavar as mãos com muita frequência, porque no meu trabalho aperto as mãos a muita gente...algumas transpiradas ou então que servem para limpar a transpiração que segue pela testa fora sem dó nem piedade, outras com as unhacas cheias de ronhonhó e, sabe-se lá onde é que andaram com as mãos. Já para não falar da unha do dedo mindinho enooorme- pensam vocês é para toca guitarra - mas na verdade, confirmo que não faz parte das suas actividades, por isso só lhe consigo encontrar três funções: limpeza nasal mais eficaz, coçar a micose e limpeza auditiva. E sim, detesto por as minhas mãozinhas de fada naqueles sítios em que toda a gente põe - maçanetas de portas de wc's públicos; menus de restaurantes (aposto que não sabias esta P.), comandos de TV de hóteis (acham que alguém os limpa?), dvd's alugados e, felizmente, não preciso de andar de transportes públicos, senão a lista aumentava. E sim, no Verão, sou pessoa para, por vezes, tomar banho duas vezes...mas é quando o calor aperta, ou mesmo para relaxar depois de um longo dia de trabalho. Tudo tem um propósito...Direi eu!
Pronto...sou uma quase quase compulsiva. Parece...ou serei? Hum...
Mais alguém por aí que padeça da mesma quase quase obessão compulsiva com algo?
Mais alguém por aí que padeça da mesma quase quase obessão compulsiva com algo?
OLA
ResponderEliminarEU SOU ASSISTENTE SOCIAL E TAMBEM ANDO SEMPRE A LAVAR AS MÃOS, E A DO FERRO TAMBEM SOU IGUAL VERIFICO VARIAS VEZES, A MAQUINA DE CAFE E A PORTA DO CARRO E POR VEZES O TRAVAO DE MÃO, MAS A MINHA DESCULPA É SEMPRE O CANÇASO!!!
OLA
ResponderEliminarEU SOU ASSISTENTE SOCIAL E TAMBEM ANDO SEMPRE A LAVAR AS MÃOS, E A DO FERRO TAMBEM SOU IGUAL VERIFICO VARIAS VEZES, A MAQUINA DE CAFE E A PORTA DO CARRO E POR VEZES O TRAVAO DE MÃO, MAS A MINHA DESCULPA É SEMPRE O CANÇASO!!!
Eu tenho a mania da arrumaçao. As coisas têm uma certa ordem e eu gosto que essa ordem seja cumprida. :P
ResponderEliminarOlá Bê! Não foste capaz de resistir! =) o que costumo fazer é voltar atrás para ver se o carro ficou fechado...chego a ir pela rua a dizer "fechei o carro", "fechei o carro"...só para ter a certeza que não me esqueço!
ResponderEliminarEu felizmente não desses males não padeço! lol
ResponderEliminarBJS*
confesso que também tenho muitas manias-pancadas-obsessões o que lhe queiram chamar, o melhor é nem dizer quais, porque senão nunca mais saio daqui!!!
ResponderEliminar:-)
Bê querida, na verdade incomodam-me algumas, vá, sujidades do dia-a-dia, e lavo as mãos várias vezes, mas... Acho que é normal/natural, não é compulsivo!
ResponderEliminarQuanto aos esquecimentos, tu és mais despistada do que eu! Minha Mãe é assim. Volta atrás mil vezes.
Eu não. Verifico. Desliguei. Pronto. Está.
=)
És encantadora assim, deixa lá!
Beijooo*
Eu também tenho a pancadas de lavar muito as mãos. E de verificar três, quatro vezes se fechem bem a porta de casa e o carro, e o gás e tudo. É lixado ser assim...cansa estar sempre a voltar atrás.
ResponderEliminarNunca me deito sem lavar as mãos. mesmo que tenha tomado banho antes, lavar as maos tem d ser a ultima coisa do dia lol
ResponderEliminare depois é o carro. será que o fechei? eu sei que sim, mas é melhor ir verificar ;p
como diz a minha mae, cada parvo com a sua mania :)
Olá!
ResponderEliminarBem, depois de ler o teu texto parece que ac acabei de perceber que sou o novo paranóico compulsivo cá do sítio...
Opá, mas acho que é normal, não é?
=|
Beijinhos
Já fui bem pior....
ResponderEliminarExcesso de responsabilidade por vezes torna-se numa obcessão.
Eu trabalhei num local onde ia sempre para trás verificar se tinha fechado bem a porta...
Também sou das que pensa nessas coisas todas e vai lavar as mãos... coisas que não lembram a ninguém....
Acho que todos somos um pouco compulsivos com algumas coisas, uns mais outros menos.
Jinhus
Há muito que sei que sofro desse mal cada vez mais socialmente generalizado! Antes de sair de casa vejo e revejo se as janelas estão bem trancadas (a minha pequena Lopo já se atirou da janela), se deixei a torneira de segurança do gás desligada (tenho receio que as felinas cá de casa toquem no sensor que liga a placa), se tenho os documentos do carro todos na carteira (porque já fui apanhada sem documentos por ter trocado de carteira)....e sim, tomo banho, no mínimo, duas vezes por dia, seja inverno ou verão. Aliás, no verão é as vezes que calhar. Já quanto às mãos, é melhor não comentar, porque, caso contrário, ainda sou internada e agora não me dá jeito, porque estou cheia de trabalho!!
ResponderEliminarAinda bem que voltaste, Bê, já fazias falta :) Bem, parece-me que um pessoa obssessiva-compulsiva é um bocadinho mais...obssessiva. Tipo aqueles que tudo o que fazem, têm de fazer três vezes. Que medo!
ResponderEliminarEm relação às mãos, sou tão obcecada como tu. Ainda por cima bem se sabe que os portugueses são meio porquinhos no que toca a isso. Detesto sitios onde toda a gente mexe, maçanetas, corrimões de escadas rolantes, os varões do metro (montes de vezes prefiro ir em risco de dar um tombo do que agarrar-me aquilo, só mesmo em ultimo caso), dinheiro (nao detesto dinheiro, claro, mas mexer nele e começar a pensar por qnts mãos aquilo já passou). E enqt futura médica e agora estudante de Med, tenho imenso cuidado, lavo sempre as mãos antes e depos de examinar os doentes. É um caso em que arriscas mt mais do que a tua higiene/saúde mas sim a de outras pessoas, debilitadas. E como está em todos os cantos do hospital escrito: lavar mãos salva vidas! :)
Beijinho *
Sim, Bê, não és a única!
ResponderEliminarEu estou sempre a verificar, especialmente qdo vou a um julgamento, se as folhas todas dos dossiers estão no sítio. Mesmo tendo verificado à porta do Tribunal, verifico qdo me sento na sala de audiências, e mm durante a audiência.
O mesmo acontece com dinheiro na carteira, e, mais recentemente, com os documentos do IRS.
Tenho uma pancadinha ligeira, vá :p
Ahhh, e eu, como ando de comboio, evito tocar nos botões de abertura das portas, e, especialmente, nas maçanetas das portas que ligam as carruagens. Ou espero que alguém as abra e então eu vou atrás, ou, se ninguém estiver a ver, ponho a manga por cima da mão e abro LOL. Epá, sem querer ser preconceituoso e snob, anda p lá mto mendigo e sidoso a mexer ali...
ResponderEliminarAi ... será que eu tb ? Já alguma x voltaste para tras pa verificares se puxaste o travao de mao do carro? eu ja sai de pijama a meio da noite da minha caminha pq n conseguia dormir ... verifico sempre 3 ou 4x ... e se a porta ta fechada... e se n esqueci da chave ... enfim ...LOL
ResponderEliminarAntes de comentar quero dizer que fico feliz por você não conseguir ficar sem "bloggear". Encontrá-la todos os dias faz parte de nossa energia vital. Você é uma pessoa deliciosamente agradável. Quanto à compulsão, não se preocupe. Aquí no Brasil chamamos de TOQUE. Estão colocando isso muito em evidência para nos taxarem de "malucos" e ganharem dinheiro. Tendo em vista que cada um tem uma saudável mania, todos se enquadram nisso. Não pense mais nessa jogada de mercado. Pense mais no beijo carinhoso de boas vindas que mando à você. Manoel Eduardo - Brasil.
ResponderEliminarOlá.Não és a única não.quando vivia em lisboa não saía de casa sem fechar o esquentador e o gás,sabia que trancava a porta,mas mesmo assim voltava atrás para verificar,porque sentia sempre aquela dúvida e o mesmo acontecia quando fechava o carro,este era quase uma doença,quando a minha melhor amiga estava comigo tinha de me dizer "sim,trancaste o carro",mas mesmo assim eu voltava atras,não sei,parece maluquice,mas era uma forma de me sentir mais segura e é para não dizer que já dentro de casa e tendo verificado aquilo duas vezes,surgia-me outra vez a dúvida..............
ResponderEliminaragora só me deu vontade de rir,que loucura.lol.beijinho
Acho que toda a gente tem essas paranoias...eu tb tenho. Ora é o ferro, ora é o fogão...uma mulher não dá pra tudo possas!
ResponderEliminarMe interne então Bê! Não só a mim, mas os meus pais, irmã, namorado ... aqui no Brasil a gente toma banho 2 vezes no inverno, no verão, tomamos banho no mínimo - 3 vezes ao dia: ao acordar, na hora do almoço se vem rapidinho em casa e antes de dormir. Algumas vezes, mais de 3 vezes! Poxa, vcs já tem má fama por aqui de não gostarem de banho, ainda escrevendo assim publicamente ... rsrs tô brincando, eu trabalhei diretamente ctg, sei que vc é cheirosinha, hahaha!! Mas qto ao tema do tópico, todos temos algumas paranóias, quer seja de higiene, de segurança, de beleza (olha eu aí, não saio de casa sem filtro solar!), ou até mesmo das fobias que trazemos por trauma ou por algo mal resolvido dentro de nós.
ResponderEliminarUm beijo adorada amiga, cheio de saudades!
Karem
Eu sou compulsiva mas é com outra coisa: música! lol
ResponderEliminaragora não tenho assim nenhuma mania por aí além.
By the way, boa escolha com o Latika's theme!
Eu! :) sou assim com as fichas electricas, no meu quarto não deixo nenhuma ligada, nem mesmo à tomada. Não sei porque, devo ter medo que ocorra um curto circuito ou assim. Nas outras divisões tambem o sou, mas não tanto. Ah e o gás tambem é sempre aquela coisa que não saiu de casa sem o verificar (mesmo que já esteja na porta). Enfim :) gostei bastante de te ler. beijinho
ResponderEliminarEu acho que tenho traços obsessivo-compulsivos um pouco salientes em quase todas as facetas da minha personalidade... Nem conto que é para não maçar!:P
ResponderEliminar*
FUI EU QUE COMENTEI!! SOU TAO BOMMMMMMMMMMMMMM
ResponderEliminarou mais alguem comentou além de mim?
ai a porra
Oi B andei desaparecida porque estive alguns dias sem pc.
ResponderEliminarBom ja conheço este texto...
E acho que de compulsivos e um pouquito paranoicos todos temos um bocadinho.
o q nao significa que tenha de ser algo patologico lol beijinhos grandes e rosa choque
As unhacas enormes (e não só do mindinho) também servem para dar um tempero especial à comida. Aposto que esta também não conheciam...
ResponderEliminarDe volta... :)
ResponderEliminarBem, uma compulsão - eu prefiro o termo neurose - nunca fez mal a ninguém. São mecanismos criados pela psique para nos "proteger" de algo que a incomoda. Eu tenho várias, daquelas de estimação... Mas é sinal que a estrutura mental está - ainda - a funcionar em condições :)
Obrigada pelas palavras, Bê.
;)
O que eu me tenho rido com as vossas respostas! E fiquei aliviada por saber que não sou a única com pancadas e "cenas" e coiso!
ResponderEliminarNão vou ter tempo de vos responder individualmente, como gosto de fazer, mas agradeço as vossas visitas e as vossas partilhas! Bom domingo - o meu vai ser a trabalhar! Ufa...está quase...
Miminho para ti no meu blog :)
ResponderEliminar