3 de junho de 2009

Direito de voto

Eu, que desde que me recenseei, com a doce idade de 18 anos, sempre exerci o meu direito de voto, quer nas eleições autárquicas, legislativas, presidenciais, referendos and so on, que fico chocada/horrorizada com tantas e tantas pessoas que entrevisto no dia-a-dia e que me dizem que não votam, porque não vale a pena; são todos uns mentirosos; são todos iguais, etc, que pressiono familiares, amigos e afins a votarem, porque mais que um dever, é um direito que foi conquistado e que nos permite ter alguma voz...pela primeira vez na vida confesso que não vou votar nas europeias porque estou de férias e, quer-me cá parecer que o mesmo vai acontecer com muitos portugueses que vão também aproveitar os feriados que aí vêem...E, embora contente por ir de férias (bem merecidas, por sinal, depois de meses de trabalho intenso, com muitos fins-de-semana à mistura dedicados à formação), confesso que uma parte de mim se sente muito envergonhada por não votar...Shame on me...a torto e a direito!

29 comentários:

  1. Tens tanta razão, tenho um post quase igual a este escrito!

    (A primeira parte pq não estou de férias portanto irei votar)

    ResponderEliminar
  2. Eu entendo, confesso!

    Também votei sempre... Não abdico desse direito!



    Beijinho, Bê querida*

    ResponderEliminar
  3. Sou como tu, smp votei desde os meus 18 aninhos...curiosamente foi nas últimas europeias a minha 1ª vez!

    No entanto, mesmo que n goste de nenhum dos candidatos, voto smp...mm que seja num partido "menor"...é que se n for votar, n tenho legitimidade nenhuma p dps criticar.

    ResponderEliminar
  4. Pus um post extremamente parecido. :))))´Estou na mesma situação que tu. Nunca falhei nada, nem mesmo referendos... mas dia 7 lá vai acontecer pq vou estar na madeira. se soubesse que ia haver eleições antes de ter marcado a viagem possivelmente teria feito a coisa de forma diferente mas agora paciência.

    ResponderEliminar
  5. Também nunca falhei uma... ;) ... mas confesso que desta vez estou meio à nora... ainda não sei bem o que fazer. =|

    O voto é a única maneira das pessoas se fazerem ouvir. A ÚNICA! Pena que nem todos atinjam isso.


    *

    ResponderEliminar
  6. Cat - também já tinha falado neste tema antes, mais voltado para a falta de consciência da maioria das pessoas. Vota bem ;)

    *B* - Iss mesmo *B*zinha, é um direito que devemos usar!

    Dexter - concordo. Mesmo quando não me identifico com nenhum dos candidatos, tento fazer o que a minha consci~encia dita.

    Sofizita - estamos as duas de castigo! Eu só me apercebi esta semana e também já não posso trocar as férias. Mas custa-me horrores!

    Gingerbread - nem mais! as pessoas é que preferem criticar, falar mal, mas sem fazerem nada para mudar...

    ResponderEliminar
  7. Eu também ainda não falhei uma ida às urnas desde os 18 anos.
    E digo-te que já fui lá apenas para votar em branco por estar descontente com tudo o que via nos partidos politicos. Também temos esse direito...de votar em branco.
    Bêjinhos :)

    ResponderEliminar
  8. Sakura - votar em branco é já uma forma de protestar e de usar a nossa "voz" nas eleições. acho que nunca o fiz, mas mais vale votar em branco do que não votar!

    ResponderEliminar
  9. Votar é mais que um direito, é um dever. Irritam-me todos os que reclamam de A ou B, mas que nunca se dignaram a ir às urnas e escolher, por exemplo, o C. Não me acho no direito de julgar ninguém, porque temos a liberdade de escolher o que queremos ou não fazer. No teu caso, é uma excepção que não confirma a TUA regra, por isso, estás perdoada hahahahaha

    ResponderEliminar
  10. Only Words - espero mesmo estar perdoada ;)

    ResponderEliminar
  11. Eu também não deixo de votar! E Domingo lá o farei!

    ResponderEliminar
  12. Bêzita, tens muita razao. Mas vais usar outro direito/dever que tens, que é ser feliz numas belas férias :D beijinho

    ResponderEliminar
  13. Foi uma excelente ideia teres falado deste assunto no blogue. Há, por vezes, a tendência irritante para considerar que apenas os blogues "chatos" e de cariz político devem abordar estas questões e que os blogues femininos servem apenas para tratar de "assuntos de mulheres", ou seja, assuntos de moda, beleza, relacionamentos, etc. É uma separação que me incomoda e que já me afastou de muitos blogues. Ainda bem que aqui há espaço para tudo.
    Nunca é demais lembrar que votar é um direito que todos devemos exercer; não podemos deixar que os outros decidam por nós!

    ResponderEliminar
  14. Aqui por casa vai tudo votar... Até o cão vai para a cabine de voto! Pena tenho que o povo não se possa manifestar mais vezes, como devia... Mas enfim, como referes as desculpas são sempre as mesmas, e lá está a preguiça bem portuguesa a funcionar...

    ;)

    ResponderEliminar
  15. Bê, vim agradecer o link. Em quem começa o desinteresse? Quanto ao voto, a escolha da data estava mesmo a pedi-las, não é?

    ResponderEliminar
  16. somos duas! nao vou abdicar de um fdsemana longe depois das semanas k passei...egoismo ou nao...a minha vida ta primeiro...

    ResponderEliminar
  17. Acho que com o direito que temos de escolher as pessoas que vão conduzir o nosso futuro, devemos fazê-lo da melhor forma possível.
    Agora, acho interessante a grande quantidade de pessoas que acha que não adianta votar. É um tanto quanto preocupante, aquí no Brasil. Parecemos um bando de alienados e isso não é bom. Não só pelo votar, mas pela mentalidade das pessoas a não participar de mais nada. Cada um por sí.
    Beijinhos. Manoel Eduardo - Brasil.

    ResponderEliminar
  18. Eu desta vez vou para a mesa de voto LOL
    Vamos la ver como corre.
    Por acaso deveria haver um sistema para pessoas que não estão na sua localidade poderem votar.
    Jinhus

    ResponderEliminar
  19. Bê, se não for para votar Bloco de Esquerda, nem vale a pena lá ir... por isso das duas uma: ou votavas BE e ai fico CHATEADO contigo, ou então BOAS FÉRIAS AMIGA!

    Bjoooooooooos

    ResponderEliminar
  20. Tal como tu, nunca falhei umas eleições e já lá vão 12 anos a votar! Houve votações que me custaram um bocado mais que outras (o caso do referendo do aborto, que calhou no meu dia de anos, meio ano depois de ter passado por um), mas faço questão de ir sempre votar. Desta vez estou um bocado perdida. Calha tudo no mesmo ano e tem sido difícil apanhar as ideias todas. Mas, mesmo que vote em branco, voto.

    Além do mais, o ir votar tem para mim um lado sentimental: voto na minha antiga escola secundária e adoro ir lá, passear naqueles corredores onde passei 6 anos da minha vida...

    Beijinhos, Bê.

    ResponderEliminar
  21. A data destas eleições não foi muito bem escolhida já que na semana seguinte vai estar muita gente de férias, há dois feriados. Acho essencial que as pessoas se mobilizem e vão votar mas....

    ResponderEliminar
  22. Votar é um dever e um direito :)
    SE vais de férias e não queres um dia concorrer para alguma câmera ou junta de freguesia acho que fazes muito bem abrir a excepcção de não votar :)
    Como eu quero concorrer à presidência da junta da minha freguesia, tenciono votar..
    Besitos Granditos*

    ResponderEliminar
  23. Bê: eu vou votar! Voto sempre! Acho importante!

    ResponderEliminar
  24. Ai Meu Deus, como te compreendo... tenho seguido o blog, mas discreta, sem comentar! Mas hoje ao ler isto, parece que me leste a alma, é que não estando de férias, não estou no Continente e até me dói só de pensar, que não vou usufruir deste meu direito e dever de cidadania! Glad I'm not alone! By the way: Parabéns pelo Blog! Muito giro! =)

    ResponderEliminar
  25. Inwhitelight - fazes muito bem ;)

    Hermione - é bem verdade e acredita, são merecidas!

    Rita - sem dúvida. A ideia é falar de temas que me interessam e, neste caso, embora eu não vá votar pelas razões que expliquei, quero apelar ao voto, algo que considero fundamental. ;

    Maria - ouço as desculpas do mais ridículo que se possa imaginar. E, para mim, quem não vota, não deveria poder criticar!

    Blue C - a mim chateia-me imenso e acho mesmo que a abstenção vai ser enorme :( lamentavelmente.

    Hannah - o P. ainda brincou comigo, dizendo para eu ir mais tarde, mas claro que não vou abdicar de dois dias de férias (parto já amanhã)...enfim...

    Blog do Óbvio - nem mais!

    Saltos - eu também acho importante. Só vou falhar desta vez :(

    Mulher a 1000% - obrigada pela visita ;)
    Estou já a correr o risco de chatear o meu P. e os meus colegas porque não me conformo e estou sempre a falar no assunto.

    ResponderEliminar
  26. Pergunta do dia:

    Porque é que o P. do Cantinho está de riscas verdes e brancas na imagem do blog?!

    Combina com as tuas meias, certo, mas... Azulinho e branquinho era melhor!!!


    =)


    Beijinho, Bêzinha*

    ResponderEliminar
  27. *B* que bem apanhado! Mas talvez seja porque quem fez o desenho foi a minha irmã, que é do sporting ;)

    ResponderEliminar
  28. Abster-se ou votar branco/nulo é o maior engano: é o mesmo que votar Sócrates.

    ResponderEliminar
  29. Anónimo - eu nunca votei em branco e desta vez, apenas me vou abster por estar fora. As férias já estavam marcadas antes de saber a data de eleições. É a primeira vez que o faço e, acredita, com a consciência muito pesada.

    ResponderEliminar

Aceitam-se elogios, críticas, gargalhadas, lágrimas, sorrisos e afins