31 de julho de 2009

Desculpa

É tão importante saber pedir desculpa, como saber aceitar um pedido de desculpas*...de uma forma muito mais profunda do que cingindo-nos à palavra em si, são os gestos, os olhares, as atitudes subjacentes e o tom de voz que manifestam a vontade sincera de se pedir ou aceitar desculpas.
Sim, eu sei, as desculpas não se pedem, evitam-se e bla, bla,bla. Mas isso seria num mundo imaginário, no qual teríamos sempre tempo e capacidade para pensar antes de agir, antes de falar, antes de sentir. No mundo real não é assim. No mundo real as pessoas magoam-se, irritam-se, zangam-se, dizem o que querem e o que não querem. E é nesse mundo que eu vivo. Claro que depende das situações e das pessoas. Depende de tanta coisa e mesmo de traços vincados de cada um de nós. Eu sei pedir desculpa, sou facilmente a primeira a dar o passo em frente, já perdoei um milhão de coisas nesta vida, mas também não perdoei algumas - quando magoam demais, quando me cortam por dentro, quando me apertam coração só com a sua lembrança, quando trazem associada mentira, traição, desilusão entre outras sensações que dilaceram. Não sou de mágoas, mas quando algo me magoa profundamente hoje, a sua lembrança vai magoar-me eternamente, por isso, tenho por hábito consumado, deixar o passado lá bem atrás e tentar viver o dia de hoje, sem sofrer com o que pode vir amanhã.
Se me arrependo? Até hoje, nunca...
E se há coisas que me tiram do sério, são pessoas que não sabem fazer nenhuma das duas.

22 comentários:

  1. Dizem que as desculpas não se pedem, ivitam-se, mas se o mal já está feito á que ter bom senço

    ResponderEliminar
  2. Desculpar é fácil, já perdoar...

    beijinhoss
    bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
  3. As desculpas evitam-se mas ha quem abuse e passe a vida a pedir desculpa porque passa a vida a "meter a pata na poca".
    Eu desculpo mas nao me esqueco;)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. olá querida B concordo contigo e também peço desculpa sempre que vejo que erro.
    Sou assim e prefiro pedir desculpa do que andar a remoer tristezas.
    Mas por vezes ha pessoas q para além de passarem a vida a errar não tem a nobreza de pedir desculpa.
    Isso chateia-me profundamente porque devemos saber assumir que erramos para poder aprender com esse erro e andar em frente.
    beijos bom fds

    ResponderEliminar
  5. É uma grande virtude saber pedir desculpa :)
    beijinho.

    ResponderEliminar
  6. tens toda a razao Bê. quando nao é possivel evitar as desculpas, ha que saber perdoar, sem nunca esquecer. as vezes nao é facil, mas ter coragem e o bom senço de saber perdoar já é meio caminho andado. beijinho

    ResponderEliminar
  7. Quanto às desculpas evito ter que as pedir mas, se for caso disso, sou capaz de pedir desculpas e facilmente. Desculpar? Há coisas que nunca desculparei, peçam-me como pedirem. Não desculpo o que é feito prepositadamente e com má fé. Estudei direito, será por isso? ahahah. Traição e mentira não são desculpáveis. BJ e BFDS

    ResponderEliminar
  8. Perdoo tudo... Nunca me esqueço de nada...

    Temos pena, mas é assim.

    ResponderEliminar
  9. Não tenho qualquer problema em perdoar, em voltar a perdoar perdoar perdoar vezes sem conta. E ouvir pedir de desculpas que se vejam em gestos.

    ResponderEliminar
  10. Pois... temos mesmo de saber fazer as duas coisas, por muito teimosa que seja sou honesta e sei que tenho de pedir desculpas.

    E saber perdoar é um dom na realidade...

    Mas também sou como a Miepeee e a Gingerbread não me esqueço de nada, pareço uma máquina registadora!!

    ResponderEliminar
  11. Ora aí está uma coisa, com que lido com dificuldade... pedir e aceitar desculpas! Mas é como o remédio... "vale o mal que sabe, pelo bem que faz!" - Por vezes, tem MESMO que ser!- Bom fim-de-semana, sem culpa, nem desculpa!

    ResponderEliminar
  12. A mim n me custa nada pedir desculpa. A parte que me custa mais é ser magoada por quem não espero, e digamos que um pedido de desculpas vindo de alguém que eu tenho em grande consideração tem um gosto especial, é mais um motivo para eu acreditar naquela amizade. Erros todos nos cometemos.

    ResponderEliminar
  13. Nos dias de hoje, cada vez mais me convenço que a palavra "desculpa" não entra no dicionário de muito boa gente, seja para usar como pedido ou aceitação. Não me lembro de nunca desculpar ninguém, mesmo aqueles que me magoaram a bom magoar. Da mesma forma sou a primeira a pedir desculpa, quando sinto que o erro é meu....às vezes até não sendo, apenas e só para amenizar algo que me parece valer a pena!

    Beijooo

    ResponderEliminar
  14. Só se perdoa na porção em que se ama...

    ResponderEliminar
  15. Neste caso, identifico-me contigo.

    Bom fim de semana
    :)

    ResponderEliminar
  16. eu tenho aprendido ao longos dos anos a desculpar e principalmente a pedir desculpa... por vezes custa, mas o orgulho com determinadas pessoas, principalmente com aquelas que nos são importantes não nos leva a nada!


    :-)

    ResponderEliminar
  17. O pior que se pode fazer, é aceitar a desculpa mas não desculpar ou pedir desculpa sem sentir a culpa.
    É igual, a importância de desculpar ou pedir a desculpa, e sim, aceito que se possa não aceitar a desculpa porque o sentimento de culpa não desapareceu.
    O futuro de uma relação, seja ela de que tipo for, só é possível se a verdade na culpa e na desculpa for real e sincera, se se mantiverem resquícios de culpas mal resolvidas a relação cairá, morrerá com a podridão da mentira.

    ResponderEliminar
  18. Bê, você conseguiu, em poucas linhas dar uma bela aula de bom relacionamento e também de uma espécie de cura interior. Acho que não há o que nos destrua mais do que guardar mágoas. Aquilo tortura a gente e não leva a nada. Ou melhor, leva a um estresse danado, a um problema de estômago, queda de cabêlo, e outros... Enfim, não compensa. É mais fácil e saudável acostumar a conhecer o perdão. Dizem que só aprendemos amar depois do pleno conhecimento do perdoar. Não é fácil, porém tudo que nos modifica para melhor exige que passemos por nossa cruz.
    Carinhoso beijo, bom fim-de-semana e obrigado por sua gentil visita. Manoel Eduardo - Brasil.

    ResponderEliminar
  19. Confesso que ao longo da vida fui aprendendo a pedir desculpas..era algo que tinha uma certa dificuldade em fazer, mas tudo se aprende! Quanto a aceitar acho que depende de muita coisa..mas tento sempre fazê-lo e tentar ultrapassar, deixar o passado onde ele deve estar, tal como tu..Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. halo halo :D

    encontrei o teu blog e decidi vir dar uma espreitadela :P

    curti muito, sendo desde já tua seguidora, espero que possas passar, comentar e seguir o meu blog :D

    Bjoquinhas

    ResponderEliminar
  21. perdoar é tão mais dificil quanto maior a dor. pedir desculpa é tao mais dificil qnto maior o orgulho. como nao sou nada orgulhosa, peço desculpa sem problemas...perdoar tb perdoo, mas acho que no fundo nunca esqueço...

    ResponderEliminar

Aceitam-se elogios, críticas, gargalhadas, lágrimas, sorrisos e afins