19 de setembro de 2009

Defeito ou feitio

Invariavelmente, quando se pergunta a alguém quais os seus pontos fracos, 99,9% das pessoas assume, com muita veemência que é teimoso. Única e simplesmente isso. Muitos acrescentam mesmo - quando sei que tenho razão - para não ficarem mal na fotografia, pois assim acrescentam a possibilidade de serem vistos como pessoas firmes, decididas e com personalidade forte, demarcada. E eu pergunto-me se será medo de assumirem outros defeitos ou incapacidade para olharem para si e verem o que poderiam melhorar? É que eu prefiro, sem qualquer dúvida ter a mente aberta e conseguir olhar de fora para mim própria e reconhecer as minhas falhas e os meus defeitos. Não quer dizer que consiga mudar todos e melhorar, mas, pelo menos, posso tentar. E se tiver a informação necessária e reconhecida do meu lado, tanto melhor.
E eu tenho tantos defeitos, tantas coisas que gostava…não, que adorava mudar em mim. Por exemplo, considero-me uma pessoa extremamente comichosa, daquelas que fica cheia de urticária perante determinados comportamentos, correndo mesmo o risco de não o conseguir disfarçar (nem que seja com um olhar fulminante), como por exemplo, pessoas que roem as unhas e ainda fazem barulho (desculpem-me os roedores, eu sei que há muitos, mas não gosto nadinha nadinha – o Homem aqui do Cantinho muito tem sofrido com esta minha intolerância à roedose). Sou preguiçosa quanto baste: sou bem capaz de deixar para amanhã aquilo que podia e devia fazer agora mesmo. Sou mais do que distraída, sou uma desgraça, a toda a hora faço disparates tão comuns como colocar a roupa suja no caixote do lixo e o saca-rolhas no frigorífico. Mesmo no trabalho, de tão distraída que sou, perco tudo, especialmente aquilo que está mesmo à minha frente. Sou desorganizada e por isso mesmo, muito exigente quanto a este ponto, sobretudo no trabalho. Por saber que facilmente desarrumo tudo, ando sempre a fazer listas de pendentes, urgências e a perder tempo a organizar as coisas que levo dois segundos a desorganizar. Sou rabugenta. Não sempre, porque normalmente sou muito bem-disposta e brincalhona, mas, quando estou rabugenta, não há quem não repare. Posso ser pouco tolerante ao erro…demasiado honesta nas palavras e falo muitas vezes com o coração na boca. Sou sensível à crítica – quando infundada, ou partilhada apenas por maldade ou com o intuito de deitar abaixo. Sou totalmente a favor de críticas construtivas e fundamentadas, que me permitam melhorar.
Se sou teimosa? Pois claro que sou, mas sou muito mais do que isso. E sou tanto mais teimosa, quanto mais teimosa é a pessoa do outro lado. Aguça-me o engenho da teimosia ;)

E vocês? Quais os vossos principais defeitos, aqueles que gostariam de poder melhorar?

20 comentários:

  1. Além da teimosia(óbvio!), sou demasiado despreocupada com tudo (afinal, se tudo se resolve, para quê ralar-me demais?), fico danada quando estou a fazer algo e me interrompem (arghhh!), tenho tendência para gastar demasiado (não resisto à FNAC... e não só!), acelero que me farto (já apanhei uns quantos sustos) e sou demasiado impaciente (principalmente com os idosos!).
    De certeza que tenho muitos mais defeitos, mas estes são os que mais urgentemente gostaria de ver «curados».
    :)

    ResponderEliminar
  2. Bê querida são tantos...

    Teimosa
    Mania da Perfeição (tudo tem de correr na perfeição)
    Organizada no Trabalho, mas muito desorganizada em casa (odeio limpar, arrumar etc... tudo o que tem a ver com casa)
    Impaciente com tudo e com todos (principalmente agora que não tenho nada para fazer!)
    Não sou capaz de disfarçar quando não gosto de alguém e vice versa...
    Sou demasiado independente e as pessoas encaram isso como mau feitio... :(

    E mais uns quantos...

    beijos

    ResponderEliminar
  3. Olá *BÊ*zinha.

    Estás melhor?
    Mais uma vez (não querendo ser repetitiva), venho dizer-te que tenho todos os mesmos defeitos que tu.... já te tinha dito uma ou duas vezes que me revia em ti, muitas das minhas qualidades/virtudes e agora defeitos.
    Sou teimosinha até mais não! Nunca digo, está bem, sou por dizer, se estou errada, têm de me explicar o porque para eu entender e se então entender que realmente estou errada, ai tenho a frontalidade de o admitir, dou luta, porque nunca desisto daquilo que acredito e pelas linhas que me rejo, enfim...

    Para abreviar, sou uma TOURO, isso diz-te alguma coisa?

    Mas também sou uma amiga fiel, que enquanto acredito que o outro me diz alguma coisa, que eu aprendo alguma coisa com esse mesmo, faço tudo. Mas quando chego á conclusão que essa pessoa nada me diz, eu desligo-me completamente.

    Aja pachorra para este feitiozinho...

    *BÊ*ijinhos

    ResponderEliminar
  4. Eu não me considero mesmo nda teimosa. Mesmo quando tenho a certeza do que estou a dizer, não tenho problemas nenhuns em não discutir e deixar a outra pessoa achar que tem razão se na altura não tiver maneira de provar o que estou a dizer. Se não tiver a certeza então é que não insisto de todo.

    Defeitos: sou super preguiçosa, sou defensora acérrima da lei do menor esforço (apesar de muitas vezes definir objectivos difíceis, cujo "menor" esforço já é grande por si), sou demasiado optimista (é bem provável que às vezes irrite algumas pessoas com os meus "vai tudo correr pelo melhor" e afins) e sou de uma sensibilidade absolutamente parva... Amuo com coisas do arco da velha (principalmente palavras), e fico amuada uns minutos, até perceber que estou a ser uma parva do pior, e logo peço desculpa.

    ResponderEliminar
  5. Dizer "ai eu sou teimoso" é a mesma porcaria que dizer que não tem defeitos. Ser teimoso nao é defeito. Irrita-me isso.

    Nao dizem que são cabrões, maldosos, egoistas, dizem que são teimosos... não é ofensivo.

    ResponderEliminar
  6. Mas porque será que a teimosia é encarada como defeito?? A teimosia pode e deve ser vista como positiva, desde que canalizada para uma boa causa ou objectivo saudável! Digo eu!?!?!?!


    Espero que estejas melhor :)

    **

    ResponderEliminar
  7. Cabeça nas Nuvens. É um dos meus grandes defeitos. Muitas vezes estão a falar comigo e eu não ouço nada, estou ali em corpo mas a minha mente está noutro lado. Muitas pessoas ficam irritadas comigo por isso mesmo e compreendo-as, eu também ficaria. Um defeito a superar sem dúvida!!

    **Beijinhos**

    ResponderEliminar
  8. Tenho tantos... Sou teimosa, preguiçosa, quando estou descontente com alguma coisa não consigo disfarçar, sou embirrenta às vezes...

    E estes são só alguns... :-p

    Bjx

    ResponderEliminar
  9. Sabes, sempre que me perguntam os defeitos... a teimosia vem longe dos primeiros.
    Claro que existe, mas em 1º vem o meu terrível mau-feitio. Sim, porque sou um doce, mas quando me sobe o vinagre ao nariz... sai da frente.
    Sou pouco paciente e demasiado directa e honesta... e por fim... sou teimosa :)
    Beijinhos e as melhoras da gripe

    ResponderEliminar
  10. ai tantos... impaciente, refilona, exigente, perfeccionistas, casmurra (não é bem teimosa), orgulhosa (detesto ter de dar o braço a torcer... mas sei dar)... enfim...

    ResponderEliminar
  11. Hum defeitos eu?
    Nada disso.
    Pronto talvez um… ou dois…
    Ok, admito, tenho tantos defeitos que por vezes me pergunto se tenho alguma qualidade.
    Sou preguiçoso até passar os limites.
    Por vezes mau feitio, quando me levam ao limite.
    Tenho mania que sou inteligente ou culto, quando a maioria das vezes me surpreendo com a enorme quantidade de coisas que eu não sei. Não passo de um ignorante metido a inteligente.
    Sou rabugento. Especialmente com quem me quer bem, o que por vezes me faz sentir mal comigo mesmo.
    Sou muito poupado, demais, passando depois a fase contrária na qual compro coisas desnecessárias.
    Tenho a mania de corrigir as pessoas. Naquele momento não o faço por mal, mas entendo que haja pessoas que fiquem um pouco incómodas. O problema é que depois não suporto que me corrijam.
    Poderia enumerar montes de defeitos. Mas isto é só um comentário.
    Defeitos eu!?
    Sou um pouco teimoso apenas…

    P.S. Querida Bê as melhoras

    ResponderEliminar
  12. bem... eu acho que o meu maior defeito é dem duvida pensar muito no dia de amanhã... no futuro!E ser às vezes um pouco (muito) pessimista! tambem falo muito... dizem... eu não acho LOL!!! há uns ano tinha um grave defeito... que era ser muito destravada e dizer tudo o que pensava e quem se metesse comigo, não levava a melhor... agora amoleci nesse aspecto... mas começo a achar que amoleci demais... o que se torna igualmente num defeito!


    * beijocas, espero que estejas melhor!

    ResponderEliminar
  13. Eu cá de mim, sou o defeito em pessoa!! Sou orgulhosa, sou uma fala barato, sou chata, sou teimosa, digo muitoas asneiras... Enfim!! Mas também sou simpatica e ás vezes divertida... 8)
    Bjinho*

    ResponderEliminar
  14. bem, os piores, talvez ser muuuuito impaciente e orgulhosa.... e demasiado chomichosa, tambem!

    ResponderEliminar
  15. O meu pior defeito deve ser o ser MUITO desarrumada.. há dias que até a mim me mete confusão o caos :[

    beijinhoss

    ResponderEliminar
  16. Podia ter sido eu a escrever este post. Mas nós já tínhamos concluído que somos parecidíssimas! ;)


    Mas de tudo o que sou mais aquilo que dizem que sou, gostava de mudar isto: não sofrer tanto com desilusões, em especial, as dos amigos. É, provavelmente, o meu pior defeito: sofrer com quem não merece.

    ResponderEliminar
  17. é das coisas que mais me diverte... ouvir as pessoas a falar delas próprias, regra geral acho que a maioria, ou não tem noção do como é, ou então sofre de amnésia... a Teimosia serve para desculpar e justificar muita coisa!


    :-)

    ResponderEliminar
  18. O meu maior defeito?! Hummm... Aquele que queria mudar em mim... mas não consigo, porque parece que me corre nas veias?! É a falta de pontualidade... shame on me... bem sei, até porque das coisas que menos tolero nos outros é isso mesmo, a falta da dita pontualidade! Mas tenho mais... só não me apetece ficar já chateada comigo de manhã! LOL ;)

    ResponderEliminar
  19. às vezes sou teimosa do estilo "my way or the highway"...
    e por vezes tb gostava de ter mais "tomates" e dizer certas verdades a quem merece, aguento demasiadas coisas cá dentro para não ser demasiado bruta com os outros.
    e etc e tal...
    ;) bem-vinda!

    ResponderEliminar
  20. Olha, eu sou teimosa MESMO quando sei que não tenho razão. Quase sempre me custa dar o braço a torcer, especialmente com pessoas com quem tenho mta confiança (tipo, o meu P., coitadinho!) e sou tão idiota que sou capaz de estar a pensar "sei que não tenho razão" e mesmo assim continuar a levar a minha avante. Aaai!

    Além desse: sou desorganizada, desleixada, deixo sempre tudo para a ultima (estudar, incluído!) e se me pisam os calos, aiii!

    ResponderEliminar

Aceitam-se elogios, críticas, gargalhadas, lágrimas, sorrisos e afins