2 de setembro de 2009

Feng qualquer coisa...

Nas duas últimas semanas andei empenhada em fazer umas mudanças no meu palácio. Comprei coisas novas: almofadas, cómodas, prateleiras, etc, mudei a disposição de outras, organizei divisões da casa que mais pareciam ter sido atacadas por um tornado e deixadas ao abandono, como por exemplo o armário dos tupperware's, no qual o que havia mais eram tampas sem caixa e caixas sem tampa. Dediquei-me a 100%, esfreguei, lavei, limpei, enfim - uma canseira, mas valeu bem a pena. Nada como sentirmo-nos bem, na harmonia que deve ser o nosso espaço, o nosso canto, o nosso refúgio de todas as horas.
Certa de que o P. partilharia comigo o encanto final de uma tarefa bem cumprida e, na minha opinião, modestamente genial, de tão cosy e gira que ficou mas, mesmo com a ajuda de apenas pequenos pormenores, rapidamente verifiquei (confirmei) que os homens (quase todos, acredito que já há excepções) e as mulheres são muito diferentes no que toca a sensibilidade estética e gosto pessoal. Eles, mais práticos, nós, como em tudo na vida, mais complexas e completas. Para eles, almofadas são almofadas e servem única e exclusivamente para deitar a cabeça à noite. Podem ser feias e velhas e pirosas, que não interessa nada, têm é que ser confortáveis. Não servem para mais nada. O mais importante é a forma, altura e material, enquanto que nós, mulheres, gostamos das mesmas para dormir claro, mas também para enfeitar a cama, o sofá, até mesmo o chão e investimos nas cores, tecidos e feitios. Os cortinados podem ser algo dispensável para o lado masculino, mas para as mulheres são uma peça fundamental e harmoniosa, tendo que ser escolhidos com critério e rigor e estão muitas vezes colocados de forma a poder ver as flores na varanda e a não tapar a cómoda por baixo da janela, onde estão peças estrategicamente colocadas: velas, caixas, fotografias...As velas e candelabros são um dos exemplos mais flagrantes, pois para eles, são úteis para quando falta a luz, enquanto que para nós, mulheres, são, muitas vezes, fundamentais para iluminar os jantares românticos ou mesmo com amigos. Eu cá adoro-as com cheiro de alfazema.E o Incenso líquido? Para eles coloca-se a questão - que raio de porcaria é esta? Eu cá adoro, é óptimo para dar um bom cheiro à casa, além de que cria um ambiente zen. Coisas tão básicas como uma colcha para a cama ou capa de edredão são facilmente esquecidas por muitos homens, que se contentam com os edredões de mil novecentos e qualquer coisita, mesmo com um padrão que nunca na vida esteve na moda e cuja tonalidade está para lá de desbotada. Para a maioria das mulheres é obrigatório, tendo que condizer com os cortinados ou com a parede da cabeceira da cama, ou com o tom do papel de parede, contribuindo para a beleza do quarto, mas também para proteger o edredão. Pout-pourri: Mas que mer&%54 é esta? – perguntará a maioria dos homens…Pois eu tenho uma tara com estas coisas e acho que fica muito bem dentro de taças de ferro forjado, com cores e cheiros a condizer com a restante decoração. E poderia continuar e continuar numa lista quase infindável. E até nem me estou a queixar. Não mesmo, porque, pelo menos cá em casa, as diferenças são muito bem aceites e tenho total liberdade de escolha, embora procure sempre, a opinião do P. Mesmo que ele esteja bem mais preocupado com a qualidade da televisão, a potência das colunas e do dvd, a playstation e afins. Coisas das quais não entendo nada e que, provavelmente, escolheria tendo por base a estética…o que não é, de todo, o melhor critério ;).

31 comentários:

  1. ai opa, como eu te entendo... aqui em casa, enquanto eu procurava cortinados que combinassem com as almofadas do sofá, que por sua vez tinham que ter uma cor que se destacasse no mesmo, o meu homem disse-me "entao e onde é que pomos as colunas do home movie?"...pois...os genes fazem-nos ter interesses diferentes, mas ainda bem, pq senao as casa eram todas uma desgraça (mas com altissima tecnologia)

    ResponderEliminar
  2. Adorei a tua dissertação e reflexão. é que é tal e qual como escreves... mas, há homens, sim, que também se preocupam com a decoração e têm de dar sempre a sua opinião. Eu tenho um desses, e não é nada fácil... em algumas coisas discordamos e muitas vezes ando sozinha a ver novidades e não posso cmprar nada para casa sem ele ver e dar a sua opinião. Agravante: eu trabalho na área da decoração... portanto, ter um menino destes em casa não me facilita nada a vida.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. E o que seria um homem sem uma mulher? Até mesmo os homens que eu conheço que vivem sozinhos, tem uma decoração feita ou pela mãe ou por amigas... Seria uma desgraça completa um homem decorar uma casa sozinho.
    Tal como dizes, de certeza que qualquer aparelho electrónico que lá existisse seria o melhor, já o resto......
    Acho que vou adorar um dia ter a minha casa e poder decora-la à minha maneira. Hum!!!!!!!

    ResponderEliminar
  4. A estética é bastante importante para a mulherio, enquanto que para os hoemns é a funcionalidade.
    Somos diferentes mas completamo-nos :)
    KissKiss

    ResponderEliminar
  5. as mulheres e os homens são mesmo diferentes em todas essas coisas... mas acabam por se completar :) para eles, essas coisas tanto faz, ou escolhemos nós que para eles está tudo bem. enfim :p

    ResponderEliminar
  6. Lia - cá em casa também é assim!

    Raio-de-Luar - assim fica bem mais complicado, sobretudo se não gostarem das mesmas coisas! Eu adoro decoração, às vezes acho que deveria ter enveredado por essa área ;)

    Cláudia - sem uma mulher, a maioria dos homens viveria num antro de alta tecnologia e cerveja! Estou a brincar. acho que fazemos falta uns aos outros!


    Poupinhas - nem mais. É esse o cerne da questão - acho óptima esta complementaridade, porque quer o funcionalismo, como o conforto e beleza de uma casa, são improtantes.

    ResponderEliminar
  7. As celas das prisões são decoradas por homens... o resultado está à vista. =p

    ResponderEliminar
  8. Os Homens são de Marte e as Mulheres de Vénus :-p Nós gostamos de uma casa bonita, moderna, aconchegante, com tudo no seu sitio... Os homens não têm paciência para isso! :-p

    Bjx

    ResponderEliminar
  9. Dar uma nova configuração aos nossos sítios é uma boa sensação. Parece que é um começar de novo, e uma nova oportunidade para sermos (cada vez) melhores. Quanto às divergências de personalidade entre nós e os nossos senhores, parece-me que também dá uma certa atracção à coisa:)

    ResponderEliminar
  10. Não há como ter as coisinhas organizadas e à maneira.
    Nós e eles temos prioridades diferentes, para eles a playstation 3, para nós a máquina de lavar louça - é uma questão de ir cedendo de parte a parte (e que implica às vezes deixá-los manter aquela manta velha mais que ranhosinha com 20 anos que eles adoram) :)

    ResponderEliminar
  11. aqui por casa ele não entende porque temos almofadas em cima da cama se não são essas as que vai usar para dormir. lol e as cortinas corridas para cima é que estão bem:)
    vamos lá ver como corre na casa nova, certa que estou que o que eu escolher será aceite. como costuma dizer "tu escolhes ,eu pago" lol
    nada contra;)
    beijos!

    feng shui*

    ResponderEliminar
  12. "Coisas das quais não entendo nada e que, provavelmente, escolheria tendo por base a estética…"

    Ora nem mais lol, eles podem não se preocupar muito com a decoração, mas fazem muito jeito na escolha de uma boa tv, de um bom dvd, colunas, etc.
    Normalmente quando ele me pede opinião nesse aspecto eu só digo: bem... só te sei dizer se é bonito ou feio... LOL

    ResponderEliminar
  13. Olá menina Bê =) tens um selo no meu blog ;)

    Provavelmente já o tens mas eu quis dá-lo novamente =)

    e é tão bom decorar e redecorar a casa =)

    Bijus**

    ResponderEliminar
  14. :D eu adoro decoração e a minha casa é mesmo a minha cara, o meu estilo, o meu cantinho.
    Mas encontrei alguém que partilha o meu gosto pela decoração e quando fizermos o nosso ninho vai ajudar-me com todos os pormenores :)
    E posso sempre instalar os candeeiros todos como fiz nesta casa, sem ajuda masculina ;)
    Bjinhos***

    ResponderEliminar
  15. Lindo! O meu L. também não descansa enquanto não tem o som e a imagem perfeita... No entanto, no que toca à decoração gostava que ele fosse um pouco mais desligado! É tão interventivo que fica complicado... Sério!...

    ResponderEliminar
  16. lOol
    pois é!
    nos gostamos de ver as coisas todas bonitinhas, limpinhas e cheirosinhas! A eles passa-lhes um pouco ao lado tanta papariquice.

    No entanto...acho que não podems fazer generalizações... há homens hoje em dia que gostam das coisas organizadas e isso. claro... sem cor de rosas e brilhinhos XD

    ***

    ResponderEliminar
  17. Oh B tenho um igual em casa, mas....... que se hade fazer ao menos tal como dizes aceitamos as diferenças um do outro e ele deixa que eu va dando o meu toque feminino quando formos viver juntos....
    Ja o dei na casa dele.......
    Ele ja disse, quando morarmos juntos decoras tu a casa desde que não fique tudo rosa choque lolololol...........
    Se não houvessem diferenças não tinha piada nenhuma.

    ResponderEliminar
  18. O meu homem deve ter vindo de outro planeta..so pode!

    Ele adora cortinas bonitas,paredes com cores,flores,fontes e ate cheirinhos.

    Na semana passada fomos conhecer a casa de 1 amiga,tinha um jardim incrivel e o homem deliciou-se a cortar pernadas das flores p trazer.e ja estao todas dentro dos respectivos vasos!ehehehhe

    bjinho (gostei do cantinho)

    ResponderEliminar
  19. Pois Bê, não é fácil porque essencialmente ele é muito minimalista, e eu já gosto de criar um ambiente assim para o zen, com umas peças orientais (ando a namorar uma escultura em madeira de um Buda linda linda linda... e já o convenci, mas não foi fácil). E em termos de cores também não acertamos agulhas à primeira... lol... é uma aventura. Acima de tudo tem de haver cedências de parte a parte... mas o que eu gostava de ter a liberdade criativa que tu tens, oh se gostava...

    ResponderEliminar
  20. Bêzinha, miminho pra ti lá no meu blog :)

    ResponderEliminar
  21. O meu é diferente; diz-me: A casa é de ambos, deve estar ao gosto de ambos!

    Ainda há pouco tempo comprámos uma peça de decoração de uma artista plástica absolutamente genial; mas primeiro vi-a, levei-o lá e só aí a comprámos...

    Mas sei que a grande maioria dos homens é como o teu P.!

    =)

    ResponderEliminar
  22. Olá *BÊ*zinha...

    Deve ser por isso que homens e mulheres se atraem tanto.... as diferenças são por vezes algumas, mas se analisarmos o que disseste(cá em casa é igualzinho, sem tirar nem por), é normal que assim seja, estranho é aquela mulher que não gosta de fazer alterações de tempos em tempos, por forma a alegrar o seu canto.
    Eu acho e quase que aposto contigo, que o teu P. faz esses comentários, mas no fundo fica super orgulhoso das coisas que a sua *BÊ*zinha, gosta de inventar.

    E eles também, buscam a perfeicção, basta ver que o televisor antigo já não está actualizado e tem de ir á procura de um Full HD, da nova playstion slim e por ai adiante.

    Aposto que um dia destes, dás com o teu P. a decorar (lol) a garagem com azulejos bem actuais e a enfeitar tudo a seu gosto (refiro-me a bancadas novas, novos armários em plástico), enfim, isso é que o meu P. está a fazer á sua garagem.... Eles só não admitem que gostam dessas coisas, mas no fundo, gostam e muito!!!

    *Boas decorações**

    ResponderEliminar
  23. Gajos... O meu namorado é igual. E ainda tem a lata de dizer que as camas foram feitas para dormir e por isso não há necessidade de se fazerem durante o dia.

    ResponderEliminar
  24. O meu é adepto da "estética do conforto"... mesa de café suficientemente perto do sofá para pôr os pés, casa limpa, cama dura e relaxante... em relação às cores, é completamente daltónico, em relação aos tecidos é sempre a favor dos laváveis e o mobiliário, tem que ser, clean e discreto... o resto são "enfeites" meus e "cadilhos" da minha filha! =)

    ResponderEliminar
  25. Nem que seja virado do avesso, mas a nossa casa tem de ter a nossa "cara" o nosso cheiro e o nosso bom humor!!
    E numa casa a dois, por muito que não sejam escolhas pacieficas, tem de ter o dedo dos dois :))

    beijinhoss

    ResponderEliminar
  26. Revejo-me no P. :)

    Eu qdo penso em casa e decoração penso logo num bruto LCD, em colunas que deixam assim o som cristalino, etc, etc.

    E apesar de adorar uma casa bem decorada, sempre me fez confusão esses pout pourri...a minha S. está farta de me tentar explicar a "utilidade" daquilo, mas eu como boa besta masculina que sou, juro que n csg entender...

    ResponderEliminar
  27. =)

    La esta os homens sao praticos e simples!Nos temos de combinar tudo:)

    ResponderEliminar
  28. mais um miminho no meu cantinho... mimo-te mto, hein???

    ResponderEliminar
  29. Pelo que eu tenho conhecimento, eles são bem mais práticos e não se preocupam muito com esses detalhes de beleza. Mas há os que já se importam. :P

    ResponderEliminar
  30. É mesmo, os homens são assim. Completamo-nos, acho que se pode dizer isso :)

    ResponderEliminar

Aceitam-se elogios, críticas, gargalhadas, lágrimas, sorrisos e afins