21 de setembro de 2009

O peso da idade...

Pitosga como só eu, hoje fui finalmente fazer o exame para alterar as lentes dos meus óculos. Já há anos que uso e abuso das lentes de contacto e por isso, os óculos andam por aí a ganhar pó e eu, a ganhar graduação.
Quando faço aqueles exames das letras sinto-me sempre numa prova oral, prestes a meter a pata na poça e ansiosa por acertar nas letrinhas todas, livrar-me de uma reguada e ter uma boa nota. E depois ainda me perguntam sobre quase todo o tipo de doenças e mais alguma que posso ter - e por isso mesmo, só hoje, depois de 15 anos a usar óculos e 5 a usar lentes de contacto, soube que as rinites e sinusites podem exigir lentes especiais.
Exame feito, sem muitas réguadas, descobri o que já sabia - estou cada vez pior. Parecia até que não sabia ler: os D's e os O's eram todos iguais, assim como os E's e os F's. Uma tristeza. E depois, escolher a armação não é mais fácil. A marota da Diana Chaves ficar gira gira com todos os modelos e mais alguns, como se vê nos catálogo espalhados por aí: sejam cor-de-rosa, vermelhos, pretos, giros ou bimbões. E eu, sinto-me uma verdadeira totó com qualquer modelo, dos mais baratuxos aos óculos de marca fina. Não tenho uma cara fácil para óculos: é sempre um martírio de escolha - por isso estimo religiosamente os meus ray-ban escuros, que me ficam mesmo muito bem. Às tantas, experimentei tantos que não gostava de nenhum e vim-me embora sem escolher. Tenho que levar alguém que me conheça bem e me ajude a optar por aqueles que realmente me ficam bem, dentro do possível (tenho cá para mim que depois de meia hora a experimentar óculos de todas as marcas, cores e feitios, a rapariga que me atendeu estava capaz de me aconselhar os mais feinhos, só para se livrar de mim).
Agora, estou sem poder usar lentes o dia todo (e como eu odeio andar de óculos) e ainda ganhei uma dor nas costas...ou seja, o peso da idade hoje caiu-me todo em cima (brincadeirinha, que eu uso óculos desde os 15 anos)...Porque há dias assim e a acrescer à gripe que não me deixa, estou que nem posso e ainda só é segunda-feira...

23 comentários:

  1. Também já não vou ver disso há montes de tempo, acho que vou levar réguadas...

    ResponderEliminar
  2. Bêzinha, isto hoje está complicado mas não resisto em comentar. Já pensaste na cirurgia ? Falo nisto pois usava lentes de contacto há 8 anos e a minha vida ocular mudou há 15 dias! Unbeliavable! Se pensares nisso, fala comigo que ainda estou no recobro :-)
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Acho que também estou a ficar um pouco pitosga. Devia ir fazer um exame desses!;)

    BJS*

    ResponderEliminar
  4. A parte positiva é que a segunda costuma ser o pior dia...A partir de hoje é sempre a melhorar:P

    ResponderEliminar
  5. Ai se fosses só tu...

    Já lá vão 3 anos desde a ultima visita... e depois de 2 anos e meio a trabalhar só com portátil... já estou a ver que nem O's nem D's nem nada!

    ResponderEliminar
  6. Não falha, a idade não perdoa. Eu pensava que tinha hipermetropia, mas da ultiva vez que fui ao aftol ele disse que afinal tenho é estagmatismo.. coisas giras, portanto.
    óculos para que vos quero.
    Se gostares da ideia,os meus são da byblos (acho!!!) pretos de massa ;)
    KissKiss

    ResponderEliminar
  7. Eu tenho uma lesão irreversível no olho direito que me impede de ver em condições (pelo olho direito). Vai-me valendo o bom trabalho do olho esquerdo! Não há dúvidas de que a visão é mesmo um sentido importantíssimo.

    Beijitos,
    Nuno.

    ResponderEliminar
  8. Também comecei a usar óculos aos 15 anos, e custou-me um bocado. Há 4 anos experimentei as lentes e adaptei-me muito bem a elas. Mas, sou boa menina e sigo as indicações do médio. Faço por não usar as lentes mais do que as 8h diárias, em casa, regra geral uso os óculos, mas comecei a usá-los também muito no trabalho, porque isto de estar o dia todo colado no monitor do pc, deixa as lentes todas atrofiadinhas.
    Também sou como tu, acho que não há óculos que me fiquem bem e demoro um tempão a escolher. E sim, também costumo levar quem me dê uma opinião... acredito que vais encontrar aqueles que te vão ficar mesmo bem...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Querida Bê não és só tu... eu por enquanto só uso para ler, mas quero crer que da próxima vez que for lá o sr. doutor vai me dar um raspanete, pois eu abuso muito da minha vistinha... :) mas tenho a certeza que vais encontrar um modelo que te fique mesmo bem. Eu tenho uns muito fashion, vermelhos lol beijocas

    ResponderEliminar
  10. Eu também uso óculos e às vezes lentes de contacto, e quando é altura de ir à consulta só quero que aquilo passe (bem) depressa. Mas o pior nem é isso, o pior é escolher a armação... Bem sei o que as pessoas da loja sofrem comigo ;)

    **

    ResponderEliminar
  11. Bêzinha, é uma questão de hábito! Eu durante o trabalhinho ando de óculos e ao fim de semana de lentes de contacto! vais ver que te habituas bem! e ainda ficamos com aquele ar de intelectual sexy LOL

    ResponderEliminar
  12. Eu tenho 3 pares de oculos, supostamente para ver tv e estar ao pc para não esforçar a vista, é raroooooo usar, mas já noto que a minha vista de falcão já não é o que era :[
    Em relação à armação acho que tens de ser mesmo tu a escolher.. qué é que os vai usar?? ;)


    beijinhoss

    ResponderEliminar
  13. Ainda bem que até ao dia de hoje nunca precisei de usar mas sei bem que não estou livre de uma dia poder vir a precisar!

    As melhoras da tua constipação!

    Boa semana, a segunda está quase a passar ;)

    Bjoo*

    ResponderEliminar
  14. *BÊ*zinha

    Ó que chatice, essa de estares a precisar de lentes, mas vê a coisa pela positiva... podia ser algo bem pior e para ajudar, existem, hoje, inúmeros óculos de massa, de metal e até os famosos T3 (parece a designação de um apartamento, mas não!), são óculos em que os aros são apenas as lentes, que claro, tem de ser orgânicas, e as hastes são em metal, e pesam apenas 3 gramas, daí o nome de T3.
    Prontos, eu explico - eu já trabalhei num Centro Optico e ainda hoje sei explicar estas coisas.

    As meninas que nos atendem, t~em alguma experiência em aconselhar que armação escolher, começando por nos dar a escolher o metal (que por norma são mais pesados) e os de massa, que se forem bem escolhidos, apesar de parecerem ser bem mais pesados no rosto, são super bonitos.

    Como experiência, digo-te apenas que após veres as armações, se continuares na dúvida, é porque nesse dia não deves comprá-los... volta outro dia. Guarda para voltares lá, quanto te apetecer mesmo, isso já vai ser uma passo em frente. E no final vais ver que os primeiros que escolheres, são realmente aqueles que te ficam bem.... diz-me a experiência.

    Boa sorte e as melhoras.

    Espreita a colecção da MIU-Miu, que tem armações girissímas.

    *BÊ*ijinhos

    ResponderEliminar
  15. Tenho que ir fazer isso...desconfio que aumentei de graduação e n sei dos meus óculos há anos...

    ResponderEliminar
  16. Todas lá chegaremos..:P
    As melhoras da gripe :)

    beijinho.

    ResponderEliminar
  17. Olha eu também tive que mudar os meus... A minha sorte é que depois de experimentar mais de não sei quantos, optei por uns que até nem foram caros. O pior foram as lentes: 400€ só para elas!!! Têm de ser de máxima expessura reduzida e ainda não foi desta que me consegui safar dos prismas :( Resultado: ando maios ou menos com um salário mínimo em cima do nariz...
    Vale mais trocar de olhos LOL

    ResponderEliminar
  18. sei bem o que isso é =/
    eu tnho uns oculos laranja muito fashions :p qd nao da pa por as lentes, ou a noite, em casa, meto os oculos, para dar descanço aos olhos...

    ResponderEliminar
  19. Oh B escolhe uns bem a tua cara que até vais gostar de andar de óculos.... beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Nem me fales nisso... os ulrimos meses tenho sentido a minha vista cansada... e já desde 2007 que me dizem que preciso de usar oculos para ler, estar no pc e ver televisão... dada a minha profissão , isso equivale a quase o dia todo...Vamos ver no que isto dá... mas que idade não perdoa... isso não! bem , mas visto que o meu pai usa óculos, a minha mãe usa óculos... não vou ter muito por onde fugir ... parece-me! E até o meu Fofo usa óculos... se calhar até é giro eu tb usar óculos...faz pandã!!!!



    * beijocas (e boa escolha de armação)

    ResponderEliminar
  21. Querida, sofro do mesmo mal. Sou altamente pitosga, sem lentes ou óculos não vejo três palmos à frente da cara! É uma chatice mt grande. Tento não abusar das lentes, em casa ando sempre de óculos, ao fim-de-semana, a não ser quando saio tbm...mas não é fácil, eu sei :)

    Aposto que isso são tudo coisas da tua cabecinha e que ficas amorosa de óculas que nem uma bibliotecaria sexy :)

    Beijinho *

    ResponderEliminar
  22. A minha miopia teve uma origem algo sui generis... De tanto forçar o cristalino a focar os modelos nas aulas de desenho nú :-). Só uso óculos em casa - um modelo que já não lembra a ninguém, mas não me importo - até porque na rua dá-me bastante jeito ser míope: assim só forço o cristalino em "coisas" que valham realmente a pena ser vistas.

    Neste sentido, para mim é sinónimo de leveza...

    ;)

    ResponderEliminar
  23. Ai como te entendo!! Eu só uso oculos e Adoro... O problema é mesmo quando quero trocar de armação!! Primeiro fico, com muita pena de me "livrar", dos antigos e depois nunca gosto de nenhuns... Melhor, gosto de todos e mais alguns mas em mim, não gosto de nenhuns!! Sou fiel aos oculos pretos e de massa...
    Bjinho*

    ResponderEliminar

Aceitam-se elogios, críticas, gargalhadas, lágrimas, sorrisos e afins