14 de outubro de 2009

Aqui ficam umas fotos, com cheirinho a Cabo Verde...

























Depois de uma semana complicada na mnha vida, vieram, finalmente, as tão desejadas e planeadas férias...
Cabo Verde é uma terra de contrastes: contrastes de gente, contrastes de sorrisos, de cores e cheiros, contrastes entre os vários elementos da natureza - o mar selvagem e as baías calmas, a terra plana e árida e as zonas vulcânicas e escuras, cidades pobres mas coloridas e hóteis de luxo, mas sem cor, os sabores africanos e os sabores sem sabor, demasiado turísticos. Da ilha que visitei, a Ilha do Sal, destaco as pessoas, de uma simpatia humilde e sincera e sorriso fácil. Destaco ainda a alegria contagiante que se sente nos sorrisos, na música, nas conversas.
Não nos ficámos pelo hotel - daqueles que nos fornece tudo num espaço que se percorre a pé em 10 minutos - antes optámos por passear, conhecer a ilha e as suas gentes, conhecer as comidas sem 5 estrelas, regadas a cerveja Strela. Estivemos em zonas tão bonitas como a Buracona, onde se destacam as piscinas naturais e o olho de água (numa das fotos em cima), a cidade de Palmeiras, onde o artesanato é bem típico, a cidade de Santa Maria, embora muito agarrada e modificada pelos italianos (nada contra, mas os caboverdianos não parecem gostar muito deles), mas com uma praia fabulosa e o porto cheio de barcos. Estivemos em Espargos, a principal cidade da Ilha, onde se vive e se respira África. Nas Salinas, agora privatizadas por um italiano, mas onde podemos mergulhar e usufruir do efeito do sal no nosso corpo e flutuar. Estivemos na Terra Boa, zona de miragens e onde se vê o pouco verde da ilha. Comemos num restaurante simples, que mais parecia uma pequena casa humilde, mas que adorámos. Vimos a zona de preservação das tartarugas e acompanhámos o nascimento de umas quantas. E ainda apadrinhámos um ovinho que vai nascer lá para Dezembro e que se vai chamar Tobias, pois claro. Rimo-nos com portugueses, com polacos, com caboverdianos. Rimo-nos um com o outro.
Não foi o sítio mais bonito onde estive (ainda nenhum sítio no mundo bateu, para mim, a beleza incomparável e majestosa da Ilha de S. Miguel, nos Açores), mas foi um dos sítios onde eu fui muito, mas mesmo muito feliz.

32 comentários:

  1. Minha querida,

    Só me apercebi hoje do teu retorno. A minha vida está como a tua semana caótica...

    E ao ler este post pensei que era desta que me convenciam a ir até Cabo Verde... ainda não foi ;) Mas está quase :D

    Ah, adorei as fotos do casamento. Lindíssima!

    Beijo grande,

    ResponderEliminar
  2. Bonitas fotos e bonitas palavras.
    Cabo Verde é um país que ainda não conheço, já me disseram que perdeu o encanto com tanta exploração. Não percas a oportunidade de visitar outros paises africanos, para então poderes ver a beleza que África tem. Ficarás rendida ao seu encanto.
    Estranhei não teres mencionado o nascer e pôr do sol, que são imperdiveis.

    Vim á poucos dias de um passeio a Londres, espreita o meu blog (que ainda esta em construção), em http://londresem2009.blogspot.com

    Parabéns pelo aniversário e espero que tenhas vindo revigorada, par nos brindares com textos que nos enchem o coração e nos fazem sorrir.

    *Bê*ijinho grande da Rotax

    ResponderEliminar
  3. não me parece bem encheres-me assim de inveja (mas inveja da boa, daquela que me faz querer ir também) mas tá certo...

    Agora a sério, ainda bem que gostaste, que te divertiste e que foste feliz... é o que se leva desta vida, né?

    ResponderEliminar
  4. Bêzinhaaaaaaaaaaa! Que lindaaaaaaaass!!!! Nunca lá fui mas pelas fotos :D fiquei curiosa! :D Lindas!!!

    ResponderEliminar
  5. Eu tb estive lá e adorei. Parece-me que estivemos no mesmo hotel (Funáná). Quase que dava um dedinho do pé para estar lá agora neste momento :)

    Depois de ver as tuas fotos fiquei cheia de saudades de Cabo Verde!

    ResponderEliminar
  6. As fotografias falam por si. Fantastico !!
    Beijinhos e bem vinda :))

    ResponderEliminar
  7. és cá das minhas: adeus Hotel, olá Mundo!
    durante os anos de namoro e casamento, fartamo-nos de percorrer o nosso país e outros pedacinhos do mundo, sempre de mapa na mão!
    temos recordações inesquecíveis e fotos lindas de sítios fora do alcance das janelas dos 5*/T.I.
    estão lindas as fotos!
    e vocês também!;)
    beijinhos!

    ResponderEliminar
  8. Oh parece lindo!!!!
    Que inveja eu fiquei ihih, deve ser optimo para recarregar energias e ver coisas lindissimas e diferentes deste nosso pais.

    ResponderEliminar
  9. em Setembro passado tb tive na ilha do sol. tambem fui a todos esses sitio q foste, e tb fiquei no rio funana! :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Paraísos na terra existem! Ainda não fui a Cabo Verde nem aos Açores... mas um dia, se tudo correr bem, lá chegarei :)
    Tão bom ver os sorrisos*
    KissKiss

    ResponderEliminar
  11. Que férias maravilhosas!
    Espero que venhas bem mais leve e inspirada para o regresso ao trabalho.
    :)

    ResponderEliminar
  12. Bê... começo pelo fim: S.Miguel é LINDO mesmo... somos umas priveligiadas por conhecer! ;) Quanto às fotos das férias estão um espanto... fiquei com vontade de ir também! Pessoas boas merecem coisas boas, por isso, fico feliz por ti! ;)

    ResponderEliminar
  13. Só de ver as fotos dá vontade de ir lá ;)

    beijinhoss

    ResponderEliminar
  14. Cabo verde é lindo!
    A minha família materna é cabo verdiana, portanto se foste á Ilha Do Sal foste ás minhas origens :P
    Secalhar até passaste pelo meu avô :P


    As fotos estão fantásticas!

    ResponderEliminar
  15. hmm que férias deliciosas devem ter sido... bjs

    ResponderEliminar
  16. Que bom querida Bê :)
    As fotos deram-me vontade de também ir até Cabo Verde.
    Ainda bem que foste feliz nestes dias em Terra quente.
    Bjinhos***

    ResponderEliminar
  17. Que fotos fantásticas, se já tinha vontade de conhecer Cabo Verde ainda fiquei com mais!!:))
    bjs

    ResponderEliminar
  18. lindo, Bê!

    Fiquei cheia de vontade de ir também!;)

    BJS*

    ResponderEliminar
  19. É uma das minha sviagens de sonho... não pela belezam em si da terra, mas pelo calor humano característico. Achei lindas as fotos das turtles... são animais extraordinários. Grata pela beleza que me trouxeste hoje.

    ResponderEliminar
  20. Bê, passa no meu Mar... andam lá tartarugas...

    ResponderEliminar
  21. que fotos lindas, respira-se mesmo África. é bom conhecer sítios, pessoas e culturas diferentes. revigora a nossa vida :)
    p.s - és tão linda Bêzinha :)

    ResponderEliminar
  22. E viva o luxo!! :D

    O P. é perturbadoramente parecido a um grande amigo meu. Deve ser boa pessoa, estou a ver :) Pena é ser do FCP...mas pronto, ele é que fica a perder.

    ResponderEliminar
  23. Obrigado pelas fotos, querida, adorei :) Adorava ir a Cabo Verde :)

    Ainda bem que te divertiste e que estás de volta também ;)

    ResponderEliminar
  24. Na foto do hotel Riu dava para ver a janela do quarto onde fiquei... Fui em Fevereiro e não achei assim um must, e o preço bastante caro para o sitio em si. O que destaco na Ilha da Boavista é sem dúvida a praia de Ervatão, um paraiso...ai que saudades daquelas águas azuis...e quentes... e daquelas gentes... E daquelas músicas, "I whant, I whant to go to Riu, I really whant..."

    ResponderEliminar
  25. Bê...

    Fico muito feliz por teres escolhido este cantinho, este pedacinho de terra, perdido no oceano para passear...

    Também eu fui muito feliz em Cabo Verde de todas as vezes que estive lá e é tudo isso que descreves e ainda mais...muito mais, afinal são dez ilhas.

    Também eu amo este povo e sinto.me uma parte dele...Quero muito voltar um dia destes, obrigada porque me ajudaste a sonhar e a divagar com esse no futuro.

    Zork Kissis****

    ResponderEliminar
  26. É incrivel como já lá estive há mais de 3 anos e tenho fotos mesmo iguais às tuas. Ainda cobram um euro para tomar duche depois de mergulhar no 'lago' das salinas?

    Fiquei com saudades. :)

    Um beijinho e bom regresso*

    ResponderEliminar
  27. Cabo Verde é a minha viagem de sonho desde pequena [e era para ser este ano. Não foi. Será em breve, assim espero :):):)], muito provavelmente por influência das mornas e coladeras que o meu Pai me habituou a ouvir...

    E depois cresci. Estudei fora e conheci muitos cabo-verdianos que ainda me influenciaram mais e despertaram em mim vontade de lá ir...

    E ao ver estas imagens sinto que tenho mesmo de ir...


    E não pode demorar...!



    Beijinho, querida Bê*

    ResponderEliminar
  28. Amiga B! Delicião de viagem hein! Linda as fotos! A-mei o blog da Miss Glitering, valeu a dica! Mtos beijos, saudosos de ti, Karem

    Ps: Enqto te escrevo aq vejo a foto do "Rotax", aiiiii, que coisa mais linda este york? E Tobias, ficou bom né? e Gatita? e Blue?

    ResponderEliminar

Aceitam-se elogios, críticas, gargalhadas, lágrimas, sorrisos e afins