8 de junho de 2010

Cá dentro...

Não obstante o meu pequeno saltinho a Praga, no próximo fim-de-semana e por mais que goste de viajar "lá fora" sou totalmente fã deste nosso país à beira-mar plantando, repleto de beleza natural, de praias maravilhosas e de monumentos cheios de história. Por isso fico assim a modos que arrepiada quando me lançam o típico comentário "Mas vais para o Algarve? Está tão batido!" ou o já habitual "uma semana de férias nos Açores? Aquilo é só verde e vacas". Porque, sabem que mais? Eu adoro o Algarve, sobretudo a zona entre Lagos e Sagres - mais tranquila, mais fresca é certo, mas cheia de zonas bonitas para visitar e de praias onde não temos que nos sentar no colo do vizinho. E os Açores? Tem muito verde, tem muitas vacas e tem as paisagens mais bonitas, arrebatadoras e surpreendentes que já vi. De cada vez que lá vou é um renovar de sensações causadas pela maravilha que é a natureza, num palco soberbamente pleno de magia.
Claro que a minha paixão é e sempre será, independentemente de todas as viagens que possa fazer, a paisagem alentejana, região onde habita o meu coração e embora não tenha nascido lá, é de lá que vêm as minhas origens, a minha história e é lá que espero, um dia, terminar a minha passagem por aqui. É lá que me encontro, na serenidade das planícies, nos cheiros típicos, no sotaque que amo do fundo do coração.
Fazer férias cá dentro? Hoje e sempre...Há um mundo de tesouros por descobrir e eu ainda só vou a meio...

10 comentários:

  1. Adorei o parágrafo final!
    E tens toda a razão, temos lugares maravilhosos em Portugal!

    ResponderEliminar
  2. concordo! mudaria apenas o alentejo por tras-os-montes!
    beijinho e boas férias!

    ResponderEliminar
  3. A zona que mais gosto em Portugal é a Costa Alentejana. É um sítio lindo, com grandes praias, com natureza no seu estado puro, com gente simpática e hospitaleira. É o meu sítio de eleição, cá no nosso cantinho :)

    ResponderEliminar
  4. Pois é, deve ser de família :D Adoro o verde e as vacas dos Açores, já lá vivi 1 ano e meio e voltava de boa vontade, é um sítio lindissímo.
    E Alentejo...enfim vai ser sempre o Alentejo, e partilho contigo a vontade de 'lá voltar'...
    Beijinhos prima e Parabéns pelo Blog

    ResponderEliminar
  5. Se um dia vieres às praias do Centro, pago-te uma cerveja e uns caracóis (tadinhos deles, mas pronto). ;)

    *

    ResponderEliminar
  6. Confesso que conheco mal Portugal, mas o nosso pais e' realmente lindo. Mas estas a esquecer da Madeira e Porto Santo. Duas perolas da coroa portuguesa :)!

    ResponderEliminar
  7. Rubi - não estou a esquecer a Madeira, mas, infelizmente, é uma das minhas falhas - ainda não conhço! mas claro que conto visitar em breve ;-)

    ResponderEliminar
  8. Maria - prima! O que eu gosto de te ver por aqui :D beijinhos para ti!

    ResponderEliminar
  9. Concordo contigo!
    Eu este ano parece-me que vou mesmo ao ALgarve e aso Açores!

    ResponderEliminar
  10. Não podia concordar mais, tanta coisa por descobrir :) Também adoro o Alentejo :)

    Enjoy it, Praga é lindo, que saudades. Se não conheces, vais adorar :)

    ResponderEliminar

Aceitam-se elogios, críticas, gargalhadas, lágrimas, sorrisos e afins