26 de janeiro de 2011

Pergunta: Optimista ou burra?

Desde que na escola soubemos que os nossos contratos não iriam ser renovados, todos os dias, invariavelmente, entra-me alguém pela minha sala de trabalho, ou a mandar vir com o mundo, pleno de injustiça, ou a choramingar com o peso da desmotivação ou até incrédulo com a minha naturalidade perante o assunto. Penso mesmo que a um ou a outro, já lhes deu vontade de me espetar uns belos tabefes, quando não junto as mãozinhas para choramingarmos em conjunto, quais madalenas injustiçadas pela precariedade do mundo lá fora. Mas eu sou assim. Depois do choque inicial, que bateu claro, procuro sempre ver o lado bom das coisas*, procuro ver o copo meio cheio, procuro manter-me positiva e calma. Penso nas alternativas e procuro manter-me motivada a mim mesma e continuo a trabalhar com o mesmo afinco, com a mesma vontade e com a mesma dedicação, mesmo cheia de contrariedades (são os financiamentos cada vez mais reduzidos, os projectos que não avançam, o material que nos é recusado...). Continuo a chegar a horas e a trazer trabalho para casa, quando é necessário e hei-de continuar até ao último dia, mesmo quando alguns parecem estar prestes a saltar do barco, antes que o mesmo afunde irremediavelmente. Continuo a rir, a ser a mais brincalhona, a mais desbocada, a que chega de manhã cheia de energia e com vontade de distribuir abracinhos e sorrisos. Mas, como eu própria brinco, ou sou mesmo muito optimista, ou sou mesmo muito burra...Mas não quero saber. Vou continuar assim, a ver tudo pelo lado cor-de-rosa e a agarrar-me a tudo o que tenho de bom ;-)


*E pensam vocês - qual lado bom? - pois bem, pelo menos, soube com 8 meses de antecedência. Estou com contrato de trabalho, o que me permite alguma segurança, mesmo que, até lá não arranje emprego. Continuo a poder dedicar-me ao meu mestrado. E tenho imensas ideias na cabeça.

16 comentários:

  1. Se fosse toda a gente optimista como tu de certeza que não se viam pessoas tão tristes e deprimidas como se vê pela rua, sempre de cara fechada e triste... E acho que ser optimista só nos faz ter mais força para enfrentar o menos bom que pode vir aí :)

    beijinho***

    ResponderEliminar
  2. Quem me dera ser assim...

    Força com isso ;)

    ResponderEliminar
  3. Tens que me passar um bocadinho dessa energia positiva então. ;(

    **

    ResponderEliminar
  4. Este texto, esta maneira de ver as coisas, são mesmo a tua carinha! (:

    ResponderEliminar
  5. Assim é que é! Espírito positivo ajuda tanto, é meio caminho andado para tudo correr bem :)

    ResponderEliminar
  6. Não podes ser pessimista... acho que tu é que estás bem. Tens de apreciar o que tens, mesmo que saibas que vai terminar.

    ResponderEliminar
  7. Gostava de ser assim todos os dias, mas só o sou na metade do tempo! Mas numa coisa tens razao saber com 8 meses de antecedência dá tempo para procurar novos projectos ! mantem-te positiva e Optimista pq de burra n tens nada =)

    ResponderEliminar
  8. infelizmente isto está a contecer com muita gente. muitos professores estão nssa situação. Se o meu namorado fosse assim era mais fácil de aturar ;)

    ResponderEliminar
  9. Ainda bem que assim és!! Acho que não vale de nada andar para aí a choramingar...

    ResponderEliminar
  10. Isso é que é falar! Fossem todos assim e o país andava para a frente! :)

    Beijinhos!

    ( umdocedecasa.blog.com )

    ResponderEliminar
  11. Acho que se ser mesmo muito burra assim significa que te sintas bem contigo mesma... se muita gente tivesse a mesma postura que tu tens possivelmente não tínhamos o país no actual estado de coisas... acho que conformarmos com uma vicissitude e assumir que somos uns desgraçadinhos nada resolve! e sim, todos deviam manter o mesmo grau de profissionalismo mesmo que o contrato esteja a terminar... porque ele só cessa quando cessa...
    Parabens e muita força!

    ResponderEliminar
  12. Ai que esta moça leu o meu post....... hahah ainda bem que és assim querida, dar a nós mesmos um reforço positivo, é um grande passo. bjo

    ResponderEliminar
  13. É isso aí, melhor pensar no lado bom mesmo, pelo menos por ter sido avisada com antecedência tem como se programar para o futuro próximo!

    Estamos na torcida!

    http://flordelis02.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. O desespero não leva a lugar nenhum e admiro a tua postura. Provavelmente faria o mesmo! bjs

    ResponderEliminar

Aceitam-se elogios, críticas, gargalhadas, lágrimas, sorrisos e afins