30 de janeiro de 2012

Desafio literário

Concorrentes: eu e o meu pai.
Duração: um ano.
Objectivo: Ler! Ler muito!
Regras: Ganha quem tiver lido mais livros no final do ano, independentemente do seu tamanho (a Anna Karenina ainda me vai tramar...).
Prémio: Por decidir, mas eu apostava numa garrafinha de um bom vinho tinto que é coisa para deixar qualquer dos dois muito feliz.

No ano passado perdi, por dois ou três livros, porque, imersa nos livros da faculdade, fui deixando as minhas leituras para trás. Este ano não me apanha, que eu sou menina para, facilmente, ler 300 páginas em menos de um dia.  E só nos metemos nesta brincadeira porque adoramos ler e porque não há vício mais deliciosamente saudável. A coisa começou por graça e agora é quase uma questão de honra!

Nota: Se pensaram que se tratava de um concurso com o qual podiam ganhar qualquer coisa, foram bem enganados. Neste blog só se oferecem palavras!

34 comentários:

  1. É um "vicio" fantástico, também o tenho, adoro ler, só tenho pena de não ter com quem fazer uma disputa assim divertida LOL.
    Beijinho ;)

    ResponderEliminar
  2. Gostava de ter alguém com que "disputar! um titulo semelhante... Mas não é fácil encontrar quem tenha esse vicio saudável.

    ResponderEliminar
  3. Eh pá, grande desafio, muito bom mesmo!!!!


    Estou tentada a aderir!
    By The Way, parabéns pelos 9 anos e rápidas melhoras nessas análises é que tenho andado a muito muito longe...

    Beijinhos grandes para vocês, miss you

    ResponderEliminar
  4. Gente que desafio delicioso, adoraria propor algo parecido a minha mãe, mas nunca consigo ler os livros que desejo por causa da faculdade e dos meus estudos para concursos, acabo ficando sobrecarregada! Mas a partir do ano que vem quero ler muitos dos livros que já comprei e estão a minha espera hehe...
    Boa Sorte e que o vinho seja muito especial =)
    Ótima semana

    http://flordelis02.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Deve ser bem giro, ler assim à "disputa" :)

    ResponderEliminar
  6. Excelente, tivesse eu com quem fazer esse desafio. Este ano era capaz de perder por causa da tese, mas li um livro de ums 600 páginas prai em três dias, portanto era menina para aceitar o desafio com toda a alegria :)

    ResponderEliminar
  7. Nada de apostar uma "certa" Quinta do Carmo Reserva! (se é que ainda existe)

    ResponderEliminar
  8. Ah! Boa ideia para eu propor à minha mãe!! :)

    ResponderEliminar
  9. Mas que desafio maravilhoso!! :) Eu não me importava nadinha de participar num assim, mas de momento ando atulhada com as coisas da universidade... mas aproveito as viagens de comboio e uns bocadinhos à noite para ir lendo umas paginitas... sabe bem! :)


    bjinho

    ResponderEliminar
  10. Ahah! Que engraçado! E não partilham o número de livros que vão lendo, ou só no veredicto final é que revelam?
    Cá em casa não posso fazer isso. Ninguém gosta de ler, excepto eu que não leio tanto como há anos atrás fazia. A pessoa mais próxima com quem poderia disputar... só mesmo a futura sogra. Mas não é boa ideia por-me com uma profissional (ela é professora de Português e tem uma biblioteca em casa!)

    ResponderEliminar
  11. bom concurso. é acaba por ser um estímulo também :) não tenho que ninguém que concorra comigo... :(

    ResponderEliminar
  12. É uma óptima ideia, que vou roubar :) Boa sorte!! *

    ResponderEliminar
  13. Este mês com tanto trabalhito só ainda consegui ler 2 livros fora da área da psicologia, e já estou a ressacar... beijo querida e boa sorte!

    ResponderEliminar
  14. Eu e a minha mãe não dávamos para esse concurso. Cada livro que uma compra a seguir leva para a outra ler!! :-) Ou seja acabaríamos empatadas!! Eu pessoalmente não sou grande fã da Ana Karenina!! Aliás eu e a literatura russa...humn... não temos grande empatia!!

    ResponderEliminar
  15. CT, se ainda existir...se não podemos sempre ficar por um Cartuxa! :D

    A todos os outros, estejam à vontade para "levar" o concurso (pronto, os que gostam de ler). Eu cá já vou bem lençada. Uma boa semana!

    ResponderEliminar
  16. Posso entrar? Este ano já vou em 6 livros devorados, e ainda só vamos em Janeiro! Abençoado comboio da linha de Sintra... Beijoca!

    ResponderEliminar
  17. Rafeiro, já me estás a ganhar! É o que dá eu ir a pé para o trabalho. Mas podes entrar, claro. No final do ano fazemos contas ;-)

    ResponderEliminar
  18. Rafeirinho, conta lá que andas a ler?? Também não sei qual é o estilo que mais gostas, mas ultimamente tenho aquele desespero de chegar à Bertrand e olhar e parece-me que não sai nada de novo...

    ResponderEliminar
  19. Neste momento estou no último livro da trilogia Milennium, e a adorar. Antes disso li os nove livros já publicados das Crónicas do Gelo e do Fogo, das quais ainda faltam publicar dois livros. Gosto de quase todos os géneros, só não tenho paciência para poesia!

    ResponderEliminar
  20. A trilogia Millenium é fantástica, li num tirinho.
    As crónicas quero muito comprar, mas o marido não deixa porque diz que depois não vou querer ver a série (que está muito boa). mas acho que não vou resistir.
    Maria Pitufa, de que género gostas?

    ResponderEliminar
  21. Já comecei a ver a série, mas não tem comparação com os livros. E o facto do autor não ter problemas em matar as personagens principais (claro que não te vou dizer quais), torna cada livro numa surpresa!

    ResponderEliminar
  22. Já me falaram nessa triologia..é sobre que? É que não sou muito dada nem a ficção e já não posso com os policiais tipo Código de Da Vinci...de um momento para outro a literatura lembrou-se do Vaticano, maços opus dei e afins!
    Essencialmente gosto muito de romances históricos, livros de viagens, algumas biografias..alguns mais ao estilo documentário... depende do espírito com que estou...ficção é que nem por isso... Já em pequena eu e o Júlio Verne não criamos grandes laços!! Aqui em Lisboa a Livraria da Editora Europa América está em liquidação.. já lá fui deixar algum dinheiro... Agora acabei de ler o primeiro volume da memórias de Cleópatra, estou a ler um romance/policial que é o anel dos Bórgia e um livro de Viagens do inicio do século XX, que comprei na Europa América, Que é se chama pelas areias do deserto ou coisa assim.

    ResponderEliminar
  23. Rafeiro, acredito que os livros sejam bem melhores. É sempre assim! Por isso vou acabar por ter que os ler!
    Maria Pitufa, a trilogia é policial, mas nada a ver com Dan Brown. O primeiro livro então, é viciante. Neste momento estou a ler o Crime e castigo, do Dostoievski, no fundo estou a descorbir a literatura russa, que ainda não conhecia ;-)
    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  24. Quanto à literatura russa... apenas e só desejo: Boa Sorte!! É que não simpatizo nada. Passa-me mais ou menos o mesmo com o Gabriel Garcia Marquez...todas as pessoas que conheço acham um máximo...eu não gosto!!

    ResponderEliminar
  25. Maria, vou deixar que sejam outros a aconselhar-te! Eu sou fã do Garcia Marquez e estou a gostar do início da minha viagem pela literatura russa! :D
    Mas fica uma dica: Caroz Ruiz Zafon, a Sombra do Vento, um dos melhores livros que li nos últimos anos.

    ResponderEliminar
  26. Temos que ver as coisas pelo lado positivo. Primeiro ainda bem que não gostamos todos do mesmo!! :-) Senão pobres dos escritores. Vou então ver esse que me falaste. E já que colheu tantos elogios vou ver a tal triologia, quando acabar estes que tenho para ler!!

    ResponderEliminar
  27. eu adoro ler mas 300 páginas num dia não consigo. eu e o meu pai trocamos muitos livros mas sem "competição" (embora esta seja super saudável).

    estou a torcer por ti:) vai Bê!!

    ResponderEliminar
  28. Olá, Bê =)
    Já te leio há algum tempo, mas nunca comentei.
    Eu adoro ler, e mensalmente gasto bastante dinheiro em livros. Apesar de considerar que comprar livros não é exactamente gastar dinheiro.

    Eu adoro os autores russos. Dostoievski, Tolstoi, Gógol, Gorki etc. Uma delícia =)
    Vais devorar Anna Kareninna, lê-se muito bem.

    Apesar de gostar de literatura contemporânea (ninguém me tira o meu querido António Lobo Antunes), prefiro literartura clássica.

    Boas leituras =)

    ResponderEliminar
  29. Adoro ler, infelizmente
    às vezes tenho mais tempo para o fazer, a altura de exames da faculdade não é com certeza uma delas, aí só leio os calhamaços de Direito...
    Mas a verdade é que, tal como tu, quando estou mesmo a gostar de um livro consigo ler 300 páginas num dia! É tão bom quando descubro aqueles que não os consigo largar, penso sempre «só mais um capítulo, só mais outro, e mais outro...»
    Depois podias era colocar aqui a lista dos livros que leste e dar-lhes pontuação! Assim já sei quais é que valem a pena hehe

    ResponderEliminar
  30. A Anna Karenina vai-te deliciar só pode. fiquei com 'inbeja do post. Eu que desde que a pequena nasceu não leio nada :(

    ResponderEliminar
  31. Bem pelo caminho já li as memórias de Cleópatra I volume, a Fúria divina e o Anjo branco (do José Rodrigues dos Santos). Agora acho que vou comprar os outros dois volumes das memorias de Cleópatra... e depois atiro-me a tal triologia. É que se for daqueles que ficamos agarrados da primeira à ultima página agora vai ter que esperar porque o trabalho aperta e quando estou a ler esse tipo de livros o que me acontece é começar a lê-los à noite e só dar conta das horas lá para as 4h da manhã.... e depois podem imaginar o lindo estado em que venho trabalhar!

    ResponderEliminar

Aceitam-se elogios, críticas, gargalhadas, lágrimas, sorrisos e afins