7 de janeiro de 2012

Locais onde já fui muito feliz: Marrocos

Bê a caminho de Marraquexe - 2005
Em ano de contenção e de viagens só cá dentro, confesso que ando a ressacar uma viagem assim daquelas, bem longe e diferente. Mas, como não sou de me lamentar, nada como sentir-me feliz e satisfeita por já ter tido a oportunidade de ir a tantos locais maravilhosos, quer em Portugal, quer no estrangeiro. E assim se inicia uma rubrica com as minhas viagens, os locais onde já fui muito feliz.
Começo por Marrocos, porque foi uma viagem única, como poucos têm oportunidade de fazer. Fomos com um casal amigo, sendo ela marroquina e com toda a sua família à espera para nos receber como se de familiares nos tratássemos. Tivemos a oportunidade de conviver com a sua cultura a fundo, viver os seus hábitos, seguir as suas rotinas, comer as suas comidas e habitar as suas casas, com salas amplas e sofás ao longo de toda a parede. Viajámos por vários locais, sempre de carro, visitámos as lojas mais maravilhosas (a nossa casa tem, naturalmente, bastante influência marroquina), percorremos as feiras e os locais históricos. Comprámos tapetes, candeeiros, chás, brincos e roupa, entre outras coisas. Fumámos xixá e ainda tivemos a oportunidade de passar dois dias num hotel luxuoso, sem pagar um tostãozinho, porque o irmão da nossa amiga era o Director, na zona mais turística, Agadir. Cheirámos Marraquexe e conhecemos El Jadida de lés a lés, onde se pode visitar a cidade portuguesa e perceber a nossa influência por aqueles lados. Também vimos locais feios, sujos e pobres, como em todo o lado. Mas a beleza de umas férias tão profundas suplantou estas imagens. Sem dúvida, uma das viagens da minha vida. A repetir.

3 comentários:

  1. Viaja é um sonho antigo que já comecei a concretizar pelo nosso Portugal, e espero daqui a uns tempos alargá-lo ao estrangeiro. Também gostava muito de ir a Marrocos, talvez pela cultura ser tão diferente da nossa...

    ResponderEliminar
  2. Que bom, é uma viagem a fazer em breve :)
    Obrigada pela rubrica, é sempre fantástico recordar boas viagens e partilhá-las :)

    ResponderEliminar
  3. Que sortuda!!!!!!! Eu e o gajo andamos mortinhos por ir a marrocos. beijo

    ResponderEliminar

Aceitam-se elogios, críticas, gargalhadas, lágrimas, sorrisos e afins