14 de abril de 2012

Pessoas lindas do Norte*

Lady Bê e o seu Homem do Cantinho vão passar uns dias, no final do mês, por algumas terras nortenhas. Porto, Braga, Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, por aí. Já conheço o Porto, Vila Nova de Gaia, Póvoa do Varzim, mas a zona do Gerês é-me inteiramente desconhecida. Sim, uma vergonha, da qual ando para tratar há uns bons anos. Desta vez é que é. O alojamento já está tratado (turismo rural, como sempre que é possível, desta vez no Gerês e a casa de uma prima do P. no Porto), mas gostava muito que me dessem algumas indicações de sítios a ver, o que não perder, bons restaurantes (boa comidinha, entenda-se), como está o tempo (considerando que sou menina de Lisboa) etc, etc. Depois prometo um post com todas as delícias que encontrei por este nosso lindo Portugal.
Fico-vos eternamente agradecida!




* e do resto do país, que possam contribuir com informação importante para que o meu passeio seja o melhor de sempre!

20 comentários:

  1. Viana do Castelo:

    Santa Luzia, bem no cimo do monte, linda, com uma paisagem fantástica. Aconselho a subires até lá no elevador, que é o mais extenso do país, e te dá uma vista gira sobre a cidade. :)

    Restaurantes: se quiseres algo tradicional, o Maria de Perre, bem no centro, ou o restaurante Camelo, mais afastado um pouco mas a 5 minutos de carro. No maria de perre pagas 10/15 por pessoa, cozinha tradicional, mesmo bem servida. No Camelo pagas um pouco mais, mas também é numa quinta. :P

    Tens o Museu do Traje, na praça da república, que é lindo. :) Tens o Navio Gil Eannes, que funciona como pousada da juventude flutuante.

    Tens também a Igreja matriz, que é uma coisa para lá de linda. :)

    Viana é uma cidade pequenita mas toda a gente gosta... para um almoço mais informal, aconselho a Dolce Vianna, baratinha e acolhedora, estilo italiano. Não podes perder o Manel Natário e as famosas bolas de berlim... de manhã não sei a que horas são servidas, mas à tarde saem quentes às 17 horas (aconselhável chegar 10 minutos antes, para não apanhar fila).

    Bom passeio!

    ResponderEliminar
  2. Guimarães é obrigatório, Bê! A cidade está linda e é capital europeia da cultura :) Vem cá que serás certamente bem recebida.

    ResponderEliminar
  3. Nortenhos carago :D

    Sábado-Feira # 02
    http://apontamento-bernardo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. * Póvoa DE Varzim

    Não conheço o Gerês por isso não posso aconselhar nada... Boa viagem e boa estadia :)

    ResponderEliminar
  5. No gerês vale a pena uns passeios a pé e conhecer as cascatas. Centro histórico de Braga é muito bonito (ah e os croissants da Maria Bolacha (Marie Cookie pros amigos) são do melhorzinho que já comi, fica ao lado da Universidade do Minho). Monte de Santa Luzia em Viana, tem uma vista linda linda desde que não esteja nevoeiro :)

    ResponderEliminar
  6. uii, então toca a combinar um cafezito :) haverá coisa melhor? ;)

    ResponderEliminar
  7. Tens que ir sem dúvida a Ponte de Lima... depois de estares nos Arcos é um instantinho...

    Ponte de Lima, a vila mais antiga de Portugal :)

    ResponderEliminar
  8. Guimarães, ponte de Lima, Viana e claro Braga.
    Mas volta ao Porto que é a cidade mais linda do mundo.
    No fim do mês tambem la estou a trabalhar se quiseres tomamos café mais a SSAV e a Mimi ou e a S*.

    ResponderEliminar
  9. Em que dia vais Petrinha?
    Obrigada aos restantes pelas sugestões! :-)

    ResponderEliminar
  10. Olha quanto as restarurantes não te posso aconselhar...porque também não sou de lá...mas adoro..Recomendo Viana, Vila Nova de Cerveira, Monção, Valença Melgaço... Braga, Guimarães... :-) Gosto muito daquela zona!! Beijocas e diverte-te

    ResponderEliminar
  11. Bárbara, estive umas 4 vezes no Gerês, amei! Troquei mtos verões no Algarve por lá. Ficava sempre hospedada no hotel Eco Salvador. Muuuito gostoso! A piscina é ótima, vai-se à pé para a "praia", onde vcs podem fazer esportes aquáticos, uma delícia! Ah! Jantem ou almocem um dia lá. O polvo à lagareiro do hotel é divino!! Do outro lado do rio, bem na entrada tbém tem um rest. que fica no alto, com um visual lindo e lá a comida tbém é excelente. Um beijo e bom passeio pra vcs!!

    ResponderEliminar
  12. Olá, Bê.
    Na zona do Gerês recomendo a Portela do Homem e um pouco mais longe, mas mais concentrado, a cascata de Pitões das Júnias, as ruínas do mosteiro também em Pitões, ponte da Misarela... São sítios muito bonitos.

    ResponderEliminar
  13. Tens que passar por Guimarães, este ano Capital Europeia da Cultura.

    ResponderEliminar
  14. Olá!

    Estive no Gerês já lá vão uns aninhos mas este ano vou lá voltar. Dentro do Parque as distâncias são curtas mas as deslocações são demoradas (não há cá auto-estradas! :)).

    Todo o complexo é lindissimo, consoante o sítio onde ficares podes explorar mais ou menos determinadas zonas. Se tiveres oportunidade não deixes de ir a Pitões (tem/tinha um restaurante divinal: o Preto), Lindoso, Portela do Homem e a barragem de Vilarinho. Os miradouros que vais encontrando são sempre uma agradável surpresa e locais de paragem obrigatoria!

    O parque de campismo perto de Terras de Bouro tem/tinha um restaurante muito bom!

    Viana do Castelo é a minha cidade de eleição do Norte (opinião pessoal!), por isso requer uma visita obrigatoria. O restaurante acima sugerido é mesmo muito bom, faz lembrar a comida da avó! Os 3 potes também é bom mas na minha opinião mais turistico (e mais caro).

    Boa viagem! E fico a aguardar um report detalhado! :)

    ResponderEliminar
  15. no Gerês aconselho um percurso pelo Parque, por exemplo, subindo desde a Vila do Gerês até à Barragem (onde podes visitar as ruínas da aldeia de Vilarinho das Furnas, e descida pelo lado de São Bento da Porta Aberta. Tenta pedir um mapa na vila e vais ver que é fácil e vale a pena. Ao subir, quando vires indicações do Miradouro da Pedra Bela, segue-as! É das vistas mais bonitas que vais encontrar, principalmente se estiver bom tempo.

    caso queiram fazer um almoço diferente, aconselho o restaurante o Abocanhado (lá no alto, relativamente próximo da barragem de vilarinho das furnas)

    http://www.lifecooler.com/edicoes/lifecooler/desenvRegArtigo.asp?art=6416&rev=2&tit=&cat=376

    as vistas são deslumbrantes, a refeição é pró carota mas um dia não são dias... e podes sempre optar por aproveitar apenas a varanda sobre o vale para tirar umas fotos LOL

    e caso haja tempo para café com a comadre, é garantia que também me vou colar :)
    beijocas

    qualquer coisa, manda email;)

    ResponderEliminar
  16. Por viana O laranjeira para jantar pratos tipicos com um toquezinho de sofisticação, vale mesmo a pena e é acessivel, fica na praça da republica em frente as famosas bolos de berlim do natario. se gostares de marisco e peixinho tens que ir aqui http://www.nescapadinhas.com/site/php/rest_detail.php?res=722# !
    para um cafe romantico com vista para a cidade e um jardim fofinho vai a pousada de santa luzia, um pouco atras do santuario de santa luiza, aqui, aproveita e tira uma foto á la minuta, ficam lindas e ja nao encontras em mts sitios. NAO vás aos 3 potes, apesar da fama garanto-te que é daqueles sitios que se apropriou da fama e é uma desilusão actualmente, o Camelo idem. Maria de Perre vale a pena, e o restaurante o Pescador tb! Para um café catita passa pela loja cafe Freguez, lá bebes a melhor ginginha de sempre, tens imensos produtos na lojinha feitos em portugal desde compotas com misturas improvaveis mas deliciosas, a biscoitos de alvarinho e milho de Monção, etc etc, fica na rua do poço, perto da famosa ourivesaria freitas (um perigo para o bolso de tantas peças lindas) vale a pena espreitares :)

    ResponderEliminar
  17. Perto do Gerês, tens a minha terrinha, Vieira do Minho, com a magnifica Serra da Cabreira, locais magnificos que recomendo :)

    ResponderEliminar
  18. Tens mesmo que ir a Ponte de Lima!Não te vais arrepender! Um passeio junto ao rio, atravessar a ponte velha (a pé)!! Humm, é uma delícia!E ao longo do rio Lima até à foz, vais tendo algumas praias fluviais, tambem elas engraçadas. conheço especialmente a de Fontão (margem norte do rio) onde passei temporadas na adolescencia e que adorei! Beijinhos e bom passeio! Luísa.

    ResponderEliminar
  19. Todos os anos vou ao Gerês passar uma semana e o melhor de todos os restaurantes...é o que tem fila! É o Lurdes Capela! Comida caseira, atendimento familiar e tudo delicioso, ótimo para recompor depois de um dia na serra.
    Para além do que já te sugeriram, lembro subir à Calcedónia e, em Vieira do Minho, procurar o tele-ski, muito perto do Ermal (aquele festival de verão, sabes, onde podes fazer ski aquático, mas nuns cabos ligados a umas torres, não é em barco.
    Diverte-te e espero que tenas bom tempo, embora paareça que plo norte está frescote...

    ResponderEliminar
  20. Obrigada pelas sugestões. Hoje vamos traçar o nosso plano de viagem! ;-)

    ResponderEliminar

Aceitam-se elogios, críticas, gargalhadas, lágrimas, sorrisos e afins