13 de agosto de 2012

Porque um dia perdi o meu verão

Eu sempre fui uma pessoa de outono e de inverno. Gosto do frio cortante, da chuva copiosa, dos dias solarengos, mas gelados. Gosto das mantas grossas nos sofás e dos chás confortavelmente quentes. Gosto das castanhas assadas, embrulhadas em papel de jornal, saboreadas em longos passeios pelas ruas antigas de Lisboa. Gosto das comidas de inverno e do aroma perfumado dos bolos acabados de fazer. Gosto dos cheiros do inverno, da terra molhada e das roupas deliciosamente quentes. Gosto das trovoadas vigorosas e das lareiras acesas. Mas no ano passado eu perdi o meu verão. Passei parte dele a ansiar por uma operação urgente e a outra parte a recuperar da mesma. O sol brincava lá fora e eu azedava presa ao sofá, enredada em dores afiadas e indisposições persistentes. Todos iam para a praia ou de férias. Eu fazia férias entre a sala e o quarto, incapaz de dar muitos mais passos, cuidadosa para não me tornar um fardo incómodo, mas certa de que era a pior das companhias. Não houve praia, sol, areia, cheiros de verão. Foi um verão cinzento e triste. Salvaram-me os livros e a companhia carinhosa e sempre presente da Minha pessoa, o P.
Dizem que só damos verdadeiramente valor às coisas quando as perdemos e é bem verdade. Por isso eu, uma mulher de inverno, de frio e de chuva, estou a amar cada minuto deste verão, cada dia de sol, cada momento de calor que se me cola teimosamente na pele. Estou a adorar cada ida à praia, cada mergulho no mar e o sentimento de desprendimento leve que só o verão tem o dom de me incutir. Eu, que passava o verão todo acampada junto às ventoinhas ou debaixo de um qualquer ar condicionado, que não dormia sem sentir o fresco bem junto ao meu corpo, durmo agora sem precisar de adereços barulhentos. Habituei-me ao calor e agora, adoro cada minuto de cada estação do ano. Porque o perdi uma vez, agora quero usufruir de cada momento como se não houvesse amanhã,até ao último dia.

6 comentários:

  1. Eu acho que todas as estações têm o seu encanto. Pessoalmente, sempre preferi as meias estações Outono e Primavera. Mas hoje em dia, isso praticamente já não existe com estas alterações climáticas malucas. Ainda bem que este Verão está a ser melhor que o anterior, querida :) Beijo, boa semana *

    ResponderEliminar
  2. e é assim com imensas coisas na vida. às vezes é preciso perder para saber dar valor. eu adoro o verão, mas também adoro o conforto caseiro do inverno e confesso que já tenho algumas saudades ;p

    ResponderEliminar
  3. Eu sempre fui pessoa de verão. Deprimo no inverno, com a chuva, com o vento, com o frio. E, ironia do destino, vou para um país frio - Irlanda. Por isso, estou a tentar gozar ao máximo este verão, a aproveitar cada bocadinho que tenho para apanhar sol e calor :)

    ResponderEliminar
  4. Cat, também adoro asmeias estações,mas, cadê elas?? Uma tristeza.

    Hermione, no meu caso é mesmo a primeira vez que não sinto essa saudade :)

    Karina, vais viver para a Irlanda? Aproveita bem o verão!

    ResponderEliminar
  5. Cat, também adoro asmeias estações,mas, cadê elas?? Uma tristeza.

    Hermione, no meu caso é mesmo a primeira vez que não sinto essa saudade :)

    Karina, vais viver para a Irlanda? Aproveita bem o verão!

    ResponderEliminar

Aceitam-se elogios, críticas, gargalhadas, lágrimas, sorrisos e afins