18 de março de 2013

Opiniões precisam-se

Com o desemprego vem também o fim da ADSE, sistema que me acompanhou nos últimos anos e que embora me tenha dado imensas dores de cabeça, lá foi comparticipando alguns exames e consultas. Neste momento e no que ao meu problema de saúde diz respeito, sou acompanhada no sistema público, mas há sempre a necessidade de outras consultas, como dentista, dermatologista e tudo o mais. Por isso pergunto a quem aqui passa: qual o vosso sistema de saúde? Estão satisfeitos com o mesmo? O que aconselham/desaconselham? E valores - simpáticos, ou nem por isso? Vai ser a minha próxima dor de cabeça...ler, analisar, decidir e pagar com o pouquinho que vou receber. Auch...

16 comentários:

  1. Ola, sou uma seguidora 'silenciosa e envergonhada'.. lol. Mas achei que devia dar a minha opinião.. Só 'uso' o SNS, principalmente porque tenho uma optima médica de familia, daquelas que em 1º lugar está o paciente e só depois as regras do sistema, também ajuda ser médica de familia especializada em pediatria e obstetricia, quando preciso de consultas de especialidade, os hospitais da zona são bons (na minha opinião/experiencia. Particular só mesmo o dentista e com seguro para ser mais baratinho.
    Ah, e gosto mesmo deste cantinho! bjinho

    ResponderEliminar
  2. Eu só frequento o hospital público, não sou grande ajuda. :/

    ResponderEliminar
  3. Meninas, tb recorro ao SNS e sou acompanhada no Hospital de Santa Maria, por causa do meu problema. O seguro seria mais como prevenção e para consultas como dentista ou outras especialidades. Já aconteceu ter urgências que não foram bem encaminhadas e o privado safou-me e bem e nesses momentos um seguro faz toda a diferença!

    ResponderEliminar
  4. eu tb estou no mesmo dilema!! Especialmente porque não tenho médico de família, só de reforço... o que demora 3 meses para ter uma vaga!!! ai desgraça;) Estou inclinada para o Advance Care ou o multicare...a ver vamos... no básico claro! pelo que tenho pesquisado vai dos 12 aos 22 euros mensais!!

    * beijocas

    ResponderEliminar
  5. Já vou no 3º seguro de saúde diferente. :)
    Julgo que depende muito das necessidades de cada um (plafonds) e daquilo que prevemos usufruir.
    Basicamente há 3 redes: AdvanceCare, Médis e Multicare. A Médis já teve melhores dias (por isso mudámos aqui na empresa) e a multicare é o topo (mas também a mais cara).
    Já tive 2 seguros da rede AdvanceCare e fiquei sempre satisfeita.
    É uma questão de pedires algumas simulações, com e sem estomatologia, com plafonds maiores ou menores, e ver bem as exclusões absolutas de cada um logo à partida. Por exemplo, eu tenho miopia, e julgo que já nenhum seguro (ou quase nenhum) comparticipa as operações a laser.
    Se precisares de ajuda, diz.

    ResponderEliminar
  6. Mary of Cold, obrigada pelo comentário. Eu também tenho miopia e uso lentes/óculos. Quanto a dentista, não preciso de grandes valores, porque tenho uns bons dentes, que não me dão chatices. Uma das coisas que gostaria de fazer era mesmo a cirurgia a laser. Nesse caso qual seria o melhor?

    ResponderEliminar
  7. Bê, eu uso muito o SNS mas como o meu marido tem Médis pela empresa onde trabalha, fez a extensão à restante família. Dá jeito para consultas de rotina que no público demorariam o triplo. Já usei também algumas urgências no privado.
    Quanto a valores não te sei ajudar, varia muito das especialidades e áreas que queres cobrir (por exemplo se quiseres cobrir parto e dentistas os valores tornam-se mais caros). Posso dizer-te que estou satisfeita com a Médis.

    ResponderEliminar
  8. Tive um seguro da Lusitania (rede advancecare) que incluia estomatologia e próteses/ortóteses (lentes de contacto, óculos, etc.) e nunca fiquei insatisfeita. Aliás, estoirava sempre os plafonds todos os anos, quer em estomatologia quer em lentes de contacto. Na altura em que fiz o seguro (2007) tive a "brilhante ideia" de referir no questionário médico que tinha miopia. Resultado: fiquei logo com exclusão de qualquer tratamento desse problema (operação, etc.). Não sei se hoje em dia o mesmo seguro já tem exclusão absoluta desta cirurgia, mas sei que a Médis e a Allianz (que tem uma rede própria, embora muito semelhante à AdvanceCare) excluem.
    Regra Nº 1 nos seguros de saúde: mentir nos questionários médicos!! :):) Isto não se deve dizer mas a verdade é que se falamos demais depois sofremos as consequências (espero que ninguém fique melindrado com isto)...

    Nota: só acabei com o seguro da Lusitania porque a empresa onde trabalho fez um seguro para os funcionários e achei que não fazia sentido ter 2 seguros. Mas sempre correu tudo bem. Agora tenho Allianz e também estou satisfeita.

    ResponderEliminar
  9. Bêzinha, eu sempre tive o AdvanceCare e gostei nunca tive problema. Valores é que já não sou grande ajuda pois o meu já é antigo. Mas vê bem pois ter cobertura de dentista e assim normalmente é à parte. E lê tudo até ao fim :P You know what I mean ;)

    ResponderEliminar
  10. Eu tenho Multicare e não tenho nada nada a apontar. Super eficientes e nunca me falharam. Os preços são bons

    ResponderEliminar
  11. Não tenho seguro nenhum. Sinceramente estou a pensar fazer porque o sistema nacional de saude já deu o que tinha a dar e para além de não conseguirmos médicos especialistas, ainda pagamos quase o valor do particular. Acho que o SNS tem os dias contados mesmo ...

    ResponderEliminar
  12. Olá, tenta fazer um da Normed
    normed.pt. Antigamente era só para seguros de grupos mas é o meu há muitos anos e comparticipam tudo.
    MissDavid

    ResponderEliminar
  13. Os seguros da Allianz são óptimos, tenho há imensos anos e estou muito satisfeita. Sei que comparticipam em cirurgias oftalmológicas, pois tenho uma amiga que usufruiu do mesmo, o valor da comparticipação é que penso depender do plafond adquirido! (:

    ResponderEliminar
  14. Desde que deixei de estudar, porque terminei a licenciatura, também perdi a ADSE e foi uma dor...

    ResponderEliminar
  15. Também ando na mesma busca. Pedi algumas simulações mas ainda estou indecisa. De qualquer modo aquele que me pareceu melhor foi da Lusitania, mas depende sempre do plafond e dos extras que queres. A Adse deu-me imenso jeito qd foi da minha gravidez e no parto e, embora não queira/ esteja a planear mais filhos para os próximos tempos, acho importante o seguro ter essa parte em conta.

    ResponderEliminar
  16. Obrigada pelas partilhas! Vou investigar e depois faço um post a fundamentar a minha escolha!

    ResponderEliminar

Aceitam-se elogios, críticas, gargalhadas, lágrimas, sorrisos e afins