28 de agosto de 2013

Opiniões precisam-se

Vou entrar no mundo novo da drenagem linfática. Não sou pessoa de dietas, mas facilmente me controlo e como coisas para lá de saudáveis. Quero retomar o exercício físico que abandonei quando o diagnóstico de Abril confirmou a necessidade de nova cirurgia em Junho e nunca mais pus os pezinhos no ginásio ou em cima do meu step. Uma pessoa junta a necessidade à preguiça crónica e pronto, a par da barriga inchada que vem com a cirurgia, medicações e afins, junta-se-lhe um pneuzinho desagradável e que se quer deitar fora. A bola de berlim de antes de ontem  e o bolinho directamente vindo do Alentejo de hoje não ajudam, mas prometo que foram os últimos dos próximos tempos. Sou forte nestas coisas e quando me decido, nada me demove - nem mesmo o melhor bolo de chocolate do mundo (com o qual sonhei há dias - decadência total!). Os hidratos ao jantar já se foram e a sorte é ter um desportista em casa que facilmente me acompanha nestas coisas e que gosta de sopas e saladas e fruta - mas que ao fim de semana faz comidinhas de babar e acrescenta-lhe umas boas garrafinhas de vinho, que eu sou menina que gosta de beber bem (por bem, entenda-se, com qualidade, sim?). 
Gostaria pois de saber se, desse lado, alguma alminha já fez drenagem linfática e se sim, quais os resultados? Aconselham? Gracie!

13 comentários:

  1. Quero tanto saber as respostas que vão dar!!!
    Faço muita retenção de líquidos e por diferentes motivos abondonei o ginásio e preciso de opiniões também!!!

    ResponderEliminar
  2. Eu costumo fazer drenagem por causa da má circulação nas pernas! É bom, ficam mais leves sem aquela sensação de cansaço.

    ResponderEliminar
  3. Eu gostava de ter a tua força de vontade. Força!!

    ResponderEliminar
  4. Já fiz massagens modeladoras, drenagem linfática manual e pressoterapia. Gostei mais das primeiras, porque senti mesmo diferenças no corpo - e a celulite desapareceu logo, juro! - mas sei que há mil e um tipo de massagens... Nas segundas perdi volume logo. Também foi bom, mas não me senti a tonificar. As últimas não aconselho tanto... Aguardo os outros comentários para além do meu, quem sabe aprenda também ;)

    pippacoco.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Fofinha nunca fiz, desculpa não poder ajudar :/
    Beijinho e boa sorte :D

    ResponderEliminar
  6. :/ não posso ajudar, mas acho que não ía gostar nada da pressoterapia...nop, nop, sei que não muda tudo mas acho que fico só pelo gym

    http://kittensandelephantsss.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. É bom parar tirar volume :) Eu gostava de ser como tu, mas se vejo um bolo de chocolate, perco-me logo !! *

    ResponderEliminar
  8. Olá, já fiz drenagem linfática e bem feita obtém-se resultados espectaculares, e consegues ver logo na 1ª massagem. Aconselho que faça uma boa pesquisa dos profissionais e que façam um boa analise de quantas sessões vai precisar (NUNCA FAZER DOIS DIAS SEGUIDOS!). No meu caso eu fiz para perca de volume e pernas cansadas, eu notei logo resultados na primeira sessão, pois a meio tive de pedir para ir ao w.c., a minha linfa já estava a funcionar muito bem :P
    os liquidos vão se todos embora, as pernas ficam que nem penas e sentes mesmo a linfa a trabalhar no teu corpo, como é óbvio não sai barato porque tem se de fazer várias massagens...mas compensa. Ah se aconselharem pressoterapia não se deixe enganar drenagem linfática manual é BEM MELHOR!
    não sou profissional da área mas fiz algumas sessões e obtive resultados muito acima do esperado, se pudesse fazia todas as semanas! alguma questão posso esclarecer sobre como eram os procedimentos e até preços.

    cris

    ResponderEliminar
  9. OI, se o efeito é emagrecer esquece, o efeito da drenagem linfáica é para quem tem nomeadamente retenção de liquidos que era o meu caso, que neste momento está controlado.
    Fazer sempre com especialistas, e não com curiosas, eu fiz com uma fisioterapeuta.
    Claro se tem retenções de liquidos,quando fazes a massagem ficas menos inchada, mas foi só pela perda de liquidos.
    Hoje em dia tenho a minha situação bem controlada, quando necessito uso o aparelho de pressoterapia que acabei por comprar que também é igualmente bom, tudo com orientações desta minha amiga fisioterapeuta.
    Comprei o aparelho naquelas casas que vendem produtos de ortopedia e só comprei uma "manga" para a perna, que implica pelos menos 20/30 minutos cada perna, mas compensa em relação ao preço das massagens.
    Mas se fizeres ginásio regularmente, e contenção na comida, ficas com mais de metade dos teus problemas resolvidos, acredita nisso.
    Se tiveres retenção liquidos, é o mais indicado, se não tiveres, faz sempre bem, mas andas a desperdicar o teu dinheiro.
    bj

    ResponderEliminar
  10. Fiz drenagem linfática manual e drenagem com massagem de bambu à mistura. Qualquer uma das opções é boa.
    Agora, depende um bocado dos teus objectivos, a drenagem serve essencialmente para melhorar a circulação e eliminar o excesso de líquidos, mas depois tem os bónus de ajudar a eliminar a celulite, de trazer leveza às pernas (e a qualquer sítio onde faças, existe mesmo para a cara e os efeitos são inacreditáveis) e melhorar o aspecto geral. Com bambu tem a vantagem que ajuda a definir mais os músculos e a reduzir ainda mais o volume tal é a "tareia" (mas se fores muito sensível, confirma primeiro se o teu corpo tolera bem, para mim nas pernas fazia sem problemas, mas na barriga não consegui, para além de que fiquei com uma nódoa negra - com a tua situação, se pensares fazer na barriga desaconselho o bambu).

    Agora, como diz a Cris, avalia bem os profissionais, se não estou em erro, não convém fazer mais que 2x por semana, e deverão sempre confirmar a tua tensão arterial antes e depois da sessão. Conheço uma boa profissional na linha de Cascais, se estiveres interessada diz algo! (analogirl.blog@gmail.com)

    Boa sorte! :)

    ResponderEliminar

  11. A drenagem linfática é nomeadamente para quem tem rentenção de liquidos, que é o meu caso, neste momento tenho situação controlada, a ponto de ter passado por uma operação, mas quase que vivi 20 anos com este problema, que não desapareceu, mas melhorei muito.
    Se o objectivo é retenção liquidos, aconselho, mas com uma especialista, e não com curiosas, eu sempre fiz com fisioterapeutas especializadas em drenagem linfática, nem todas o sabem fazer.
    Entretanto também comprei aparelho pressoterapia doméstico, que uso quando sinto as pernas mais inchadas e cansadas, tudo com orientação da fisioterapeuta.
    Quando se diz que faz efeito, perdes liquidos, logo ficas com a sensação de teres perdido centimetros, que recuperas no dia seguinte.
    Se o objectivo é emagrecer, o ginásio frequente e a contenção na comida chega.
    Para celulite, não sei se é o caso, existe outros tratamentos mais eficazes, claro que não desaparece, isso não existe, mas atenua um pouco.
    Se tiveres hipóteses financeiras, faz o teste de intolerÂncia alimentar (muitas farmácias já o fazem) é um pouco caro, mas no meu caso foi óptimo e fundamental para andar menos inchada, dou-te exemplo: adoro arroz, e comia quase todos os dias, eu sou altamente intolerante ao arroz e ao leite, não deixei de comer totalmente este alimentos, mas tenho muito mais cuidado.
    bj

    ResponderEliminar
  12. Olá!
    A drenagem linfática funciona de forma comprovada, mas depende das técnicas utilizadas (o método Leduc é realmente eficaz, podes procurar artigos ciêntificos sobre este método para conheceres melhor) e, sobretudo, da formação de quem a faz! Infelizmente há quem faça pseudo-drenagens e que na prática são umas "festinhas".
    Tal como a pressoterapia, onde o princípio é o mesmo, provocar um aumento da circulação da linfa e com ela das toxinas para os respectivos gânglios linfático. Contudo a drenagem utiliza a estimulação dos gânglios antecipadamente, levando a que a absorção seja mais eficaz. Ambas são desagradáveis de fazer, e inclusivé podem provocar dor. Aconselho vivamente a procurar um fisioterapeuta com formação específica em drenagem linfática, de forma a evitar riscos que possam surgir de um "curioso". No entanto, saliento uma coisa...as toxinas são retiradas, a celulite e volume de facto são reduzidos, mas se mantivermos o estilo de vida, voltam na mesma!
    Já agora, não há qualquer problema em realizar dois dias seguidos, aliás nas neoplasias em que são retirados os gânglios linfáticos (mastectomias, por exemplo)é comum ser diário, por exemplo!

    ResponderEliminar
  13. Obrigada pelos vossos comentários! Na verdade comecei ontem a fazer e vou fazer duas sessões por semana, a par de uma alimentação cuidada, um bom creme, a água, na qual já sou viciada e...vamos tentarrrr exercício físico - o meu grande pecado, já que deixei tudo em Abril, com receio de alguma consequência no meu problemazinho de saúde, problema esse que não me permite fazer a drenagem na barriga, pelo menos para já. A ideia é sobretudo tonificar e sim, perder alguns cm também calhava mesmo bem!

    ResponderEliminar

Aceitam-se elogios, críticas, gargalhadas, lágrimas, sorrisos e afins