13 de fevereiro de 2015

E o que andas a ler Maria Bê?

Ora já que não tenho nada de extraordinário para partilhar por aqui e antes que o blog se me apague da blogosfera por falta de uso, vou contar-vos que estou num muito pequeno grupo simplesmente delicioso (no qual estão também algumas meninas da blogsfera) e que juntas estamos metidas num desafio literário para 2015, daqueles mesmo ao meu gosto. 
Adiante, por sugestão desta menina aqui comprei o primeiro livro da trilogia do Eric Axl Sund (que é na verdade uma dupla) A rapariga corvo, com a promessa de que iria sentir-me novamente apaixonada por um escritor nórdico - como aquele amor que eu nutri pelo Stieg Larsson que se me morreu depois de escrever apenas 3 livros que eu devorei em menos de nada. Fiquei orfã de autores do género.
Mas confesso que fui a medo que isto quando as expectativas são elevadas, mais facilmente se cai em desilusão. Ainda só li o primeiro da trilogia (tenho ali o segundo à espera que entretanto acabe um livro histórico, mais pesado e mais lento de se ler) e posso dizer apenas isto: v-i-c-i-a-n-t-e. Para quem gosta de histórias imprevisíveis, com muito de psicose, psicologia e suspense, é perfeito. Não vou comparar ao Stieg, são escritas diferentes e cada um tem as suas especificidades que me encantam, mas recomendo para quem aprecia o género. Diz-me a Lénia que aquilo que eu acho que é o segredo do livro está bem longe de o ser - ou seja, quando achamos que somos brilhantes e que descobrimos a trama toda, podemos estar bem longe da verdade e eu adoro livros assim: inesperados, inteligentes, que nos trocam as voltas, que nos fazem desejar que as noites tenham mais horas e que o dia acabe depressa para nos podermos dedicar às leituras e que nos agarram da primeira à última página.

Para ler mais sobre o livro aqui.

6 comentários:

  1. Quero muito ler esse livro!! E também eu sou fã do Stieg Larsson e fiquei com uma pena enorme de ele ter morrido, não só, obviamente, pela perda humana em si, mas também pela perda de um escritor fantástico e por uma série que eu AMEI ter ficado assim... apenas uma trilogia. Diz que ainda vão lançar o tal livro da polémica... que já estava meio escrito, meio alinhavado... veremos.

    ResponderEliminar
  2. Tenho de escolher um novo livro... Stieg larsson era fabuloso!!

    ResponderEliminar
  3. O Stieg Larsson é MUITO bom :)

    Já agora, os blogs demoram séculos a desaparecer da net, e para isso acontecer é preciso não haver movimento nenhum durante vários anos ;)

    bjs**

    ResponderEliminar
  4. Claro que agora fiquei com a pulga atrás da orelha :)

    ResponderEliminar
  5. Já li a crítica da Marianne, agora a tua... Estou a ficar rendida :):)

    ResponderEliminar
  6. Ai ai que vou ter que acrescentar a minha lista de livros pendentes de leitura!!! :)

    ResponderEliminar

Aceitam-se elogios, críticas, gargalhadas, lágrimas, sorrisos e afins