8 de outubro de 2016

O livro que toda a gente leu

E que eu só li agora. Vai daí que, para compensar, li-o num dia. Comecei logo pela fresquinha, por volta das oito e meia e terminei por volta das cinco. Era feriado, tínhamos planeado um dia descansado por casa e só sair ao final da tarde e achei que era uma boa altura para me dedicar a ler. Em boa hora escolhi um feriado, porque depois de começar uma pessoa fica agarrada. Adoro o género thriller policial, com crimes à mistura, vários personagens complexos e um enredo intrincado para desconstruir. A personagem principal é muito crua, cheia de defeitos, de maus hábitos, numa fase auto-destrutiva da sua vida, curiosamente carregando um drama que me é muito familiar, mas que no seu caso lhe destruiu a vida aparentemente perfeita e que no meu só me tornou mais forte. Embora ainda nenhum livro do género me tenha ultrapassado os amores profundos e sofridos pelo Stieg Larson, que se finou tão estupidamente cedo e antes de alcançar a fama com a sua maravilhosa trilogia, gostei deste livro e recomendo. No meu caso descobri muito cedo o que havia para descobrir, mas claro que fiquei ali ainda mais desejosa de chegar à página que confirmava a minha inteligência suprema e o meu muito modesto brilhantismo para descobrir criminosos em livros (e em filmes também funciona muito bem).  Perdeu-se uma profiler, é o que vos digo.

O filme estreou nos entretantos, mas receio vê-lo já já, com o livro tão presente, o enredo tão visível na minha memória, já que é raro um filme ser tão bom ou ainda melhor do que o livro que lhe dá forma. Ainda para mais começa logo com uma mudança de cenários tremenda, com a história a passar-se nos EUA e não nos arredores de Londres, até receio o que mais vem dali...Já alguém viu?


13 comentários:

  1. Olá Bê :)

    Eu li o livro há cerca de 1 mês e tal como tu devorei-o em pouco mais de 1 dia. Estava ansiosa de ver o filme e por isso vi logo no dia 5, mal estreou...

    Só posso dizer que gostei muito mais do livro... alteraram um bocado a história e fiquei com a impressão que era pouco... faltava qualquer coisa. No entanto o meu marido não conhecia a história e gostou bastante do filme. Acredito que quem tenha lido o livro há mais tempo aprecie mais a adaptação ao cinema.

    Beijoooo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, acho que é preciso alguma distância e se calhar, ler outros livros pelo meio, para não se identificar as mudanças. Tem tudo a ver com expectativas também e com a imagem que criamos na nossa cabeça das personagens, dos cenários. Mas estou com muita curiosidade em ver o filme.

      Eliminar
  2. Eu não vi o filme mas já comprei o livro para ler. Espero não ficar dececionada com a história :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando se fala tanto e tão bem pode ser difícil não se criar demasiada expectativa e ficar decepcionada. Eu gostei, não adorei profundamente como a maioria das pessoas. Mas gostei bastante.

      Eliminar
  3. Olá, estou lendo o livro, ainda estou no princípio e estou a gostar muito :)
    https://maria-a-procura-de.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Li o livro o ano passado e adorei. Fiquei agarrada ao enredo, gostei da narrativa ser feita de três pontos de vista diferentes. Fui ver ontem o filme. A mudança de cenário de Londres para os EUA não influencia nada. Óbvio que o livro tem mais detalhes, mas no geral o filme está muito bem adaptado. O marido não leu o livro e gostou bastante do filme. Eu, ainda que já soubesse a história, gostei da adaptação que fizeram porque mantiveram a perspectiva das três personagens, tal como no livro. Recomendo, mas compreendo que quem tenha o livro muito fresco na memória possa achar que o filme fica aquém do livro.

    ResponderEliminar
  5. Vi o filme ontem. Não sei se teria percebido o enredo do filme se não tivesse lido o livro antes. A atriz que faz de Rachel tem um desempenho brilhante e era mesmo assim que a imaginava. Achei as outras personagens fracotas e fiquei com a sensação de que faltava alguma coisa (acontece-me sempre isto quando leio o livro primeiro). No entanto, a fotografia é excelente e as paisagens... quem me dera ter aquele trajeto de comboio!

    ResponderEliminar
  6. Bom dia,
    Eu tambem devorei o livro, mas estou com medo de ver o filme, porque normalmente fico desiludida.
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Olha eu nunca li mas fiquei curiosa, já tenho saudades de ficar apanhada por um livro e de o ler de rajada :)

    ResponderEliminar
  8. Ainda não li, mas depois de ler tantas opiniões positivas vou ter que o ler pois fiquei curiosa.

    ResponderEliminar
  9. Queria comentar um a um, mas não consigo! Grata pelas partilhas! Para quem não leu e gosta de trhilers, recomendo, embora, como escrevi, não tenha sido dos meus favoritos.

    ResponderEliminar
  10. Quando chegou o filme, fui comprar o livro. Gosto de ler primeiro. Adorei tanto que ainda nãi vi o filme para não estragar! :)

    ResponderEliminar

Aceitam-se elogios, críticas, gargalhadas, lágrimas, sorrisos e afins