19 de fevereiro de 2009

Desafio II

Ora bem...o computador foi abaixo, depois de eu tanto pensar quais as 6 verdades minimamente interessantes e 3 mentiras pláusiveis (acerca de mim) para responder a este desafio proposto pela Frutinha. Então aqui vai:
1. Já tive 24 gatos e 2 cães (em simultâneo);
2. Já apareci em várias revistas e na televisão;
3. Uma das minhas viagens preferidas foi a Marrocos, de carro, durante uma semana;
4. Tenho origens indianas;
5. Adoro favas com entrecosto;
6. Já estive em Inglaterra, França, Espanha, Itália, Alemanha, República Dominicana e claro, Marrocos;
7. Já mudei de casa 11 vezes;
8. Trabalho numa escola primária;
9. Conheço 5 das 9 ilhas do Arquipélago dos Açores, a saber: São Miguel, Terceira, São Jorge, Pico e Faial.
A ideia final deste desafio é passá-lo a 9 pessoas, mas como eu gosto de quebrar as regras, prefiro passá-lo a quem se considere meu "leitor" e portanto os 8 magníficos aqui ao lado estão, desde já, convocados e todos os que tenham tempo e vontade de tentar adivinhar quais as 3 mentiras dos 9 tópicos acima mencionados (e avisem-me para eu ir lá aos vossos blogues adivinhar as vossas mentiras!).
Se me parecer que vale a pena, talvez...e só talvez, venha a confessar as minhas mentirinhas (há que manter o mistério...)

17 de fevereiro de 2009

De volta ao trabalho!



De volta ao trabalho! Finalmente. Como diz o meu colega..."não te entendo" - quando me queixo destes dias todos em que estive de baixa. Outros dizem que logo logo vou desejar ter outra vez uns diazinhos para descansar. Não duvido...mas baixa não, por favor! Estar em casa, sem poder sair, sem condições para nada, a vegetar no sofá e a ganhar peso...a ver todas as séries (boas e nem por isso) a ver o sol brilhar lá fora e eu presa, não!


Ontem voltei em força para a escola, para junto dos meus queridos colegas (que até tinha um miminho para mim!) e para pilhas e pilhas de trabalho atrasado que agora vou por em dia.


É por isso que só me resta tempo para dizer que, no meio disto, ganhei o meu primeiro selo, da querida Serena (http://eanymeenieminymoe.blogspot.com/)- o selo de mulheres bem resolvidas, o qual devo distribuir por aí por umas quantas mulheres bem resolvidas, mas que vou ter que deixar para depois! É uma grande responsabilidade que não pode ser delegada à pressão.
Ah e os Orishas vão tocar em Almada no Carnaval - concerto ao ar livre e de graça! Dia 24, no Parque urbano Comadante Júlio Ferraz, depois das 15h. A não perder!


12 de fevereiro de 2009

Zafón



Hoje estou presa a este livro...tanto tempo desperdiçado nestes últimos dias, agora recuperado numa fome de leitura que só vai terminar na última página...

Zafón é um génio nas palavras, descreve lugares e personagens de uma forma viciante. A não perder também "A sombra do vento" - um dos livros da minha vida.

Hoje vou poder sair finalmente - para medir a tensão, mas finalmente vou poder sentir o sol na minha cara!

11 de fevereiro de 2009

Sofá

Tenho um sofá gigante, enorme, largo, confortável, com mantinhas quentinhas e fofas, com chaise longue e tudo, por isso...porque é que estou, literalmente, entalada entre 3 gatos que não me deixam sequer mexer??
Resposta: Porque os adoro!

9.00 da manhã


Continuo "enclausurada" na minha própria casa... a viagem mais longa que tenho feitos nos últimos dias é da sala até à cozinha - ida e volta e os momentos mais entusiasmantes são sempre que o telefone toca e aproveito para por a conversa em dia. O melhor momento de todos é, claro, sempre que o P. chega a casa com o seu sorriso que me enche a alma. Acho que o sofá já está com o formato do meu corpo. Já visitei todos os blogues deste mundo e comentei em muitos deles (há blogues que, de facto, me ajudam a passar o tempo, são maravilhosos)...Já vi todos os episódios do ER, serie 11, Mentes Criminosas, Sexo e a Cidade série 6, etc, etc...

Hoje, o papá B. veio visitar-me e trouxe-me o último livro do Sepúlveda, escritor que gosto - um grande miminho da sua parte, porque insiste sempre em dar-me os escritores que ELE gosta!


Agora, o que tem acontecido, invariavelmente todos os dias, são as trocas de horários, ou seja, deito-me tarde (porque ando sem sono), durmo uma sestinha à tarde (razão pela qual não tenho sono à noite, eu sei) e sou sistematicamente acordada por volta das 9.00 da manhã, ou da madrugada, tendo em conta as horas a que adormeço. Pois é, isto de viver num prédio tem muito que se lhe diga e a agitação é uma constante (e nem é um prédio muito grande): desde o cão do vizinho, que hoje ainda não parou de ladrar, à música que outro vizinho insiste em ouvir (e em cantar e não é coisa bonita), as senhoras que limpam o prédio e que batem com a esfregona em tudo quanto é canto e...pior de tudo, ontem, testemunhas de Jeová a tocarem-me à porta logo pela manhã e hoje o "senhor da água" para ler o contador...Eu até sou bem educada nestas situações, mas às 9.00 da manhã????? GODDDDD

No prédio em frente vive uma senhora "à antiga" que é como quem diz, que se põe à janela, na hora das refeições, a chamar o filho (faz-me lembrar a minha meninice, os tempos em que brincava na rua, caía, esfolava os joelhos e jogava às escondidas, ao elástico e afins...), embora a minha mãe nunca me tenha chamado assim.

Hoje o sol brilha lá fora o que dificulta bastante a minha tarefa de não fazer nenhum...que tédio!




Vou ver mais umas séries e já volto...

10 de fevereiro de 2009

Dormir

Dormir pode-se tornar uma tarefa bem difícil, quando passamos o dia todo a descansar...eu tentei, deitei-me, tirei todo e qualquer pensamento da minha cabeça e até contei sapatos...mas nada. Por isso, voltei para a sala, liguei a tv e o meu blog. Na sic mulher está a dar um programa um tanto ou quanto diferente que de vez em quando vejo, por mera curiosidade e que se chama "Os conselhos de Sue" - sendo a Sue uma senhora já com uma certa idade (mais de 65 de certeza) e os seus conselhos completamente virados para questões relacionadas com sexo - nem é propriamente com sexualidade, mas sexo! Um programa que começa tarde, com o aviso de que contém linguagem explícita e não é aconselhável a menores capta logo a atenção de qualquer um e eu não su excepção.
Os telespectadores telefonam, colocam as suas dúvidas (e há com cada uma...de chorar a rir ou de corar) e a Sue responde sem dó nem pudor. Ora, quer pela imagem de uma senhora que podia ser amiga da minha avó, quer pelo seu vocábulo e, acima de tudo, pela sua linguagem não verbal, i.é, pela forma como expressa os seus conselhos com gestos (quase obscenos), vibradores e afins, acabo muitas vezes, por ver o programa até ao fim, incrédula e associando sempre às páginas do meio da Revista Maria - toda a gente já teve um exemplar na mão e foi directamente até às páginas do meio e por isso sabem do que estou a falar. Coelhinhas sempre prontas, artigos escaldantes, esfregam isto onde quiserem, bálsamos do prazer, ingedientes anestesiantes (e línguas dormentes), hibachi do amor de artigos escaldantes...fala-se de tudo um pouco e a senhora garante que todos os produtos que mostram (os hot stuff da semana e que são pontuados) são testados pela equipa...E a senhora fala com um ar tão entendido :D

9 de fevereiro de 2009

Pantufas

Farta de estar em casa e de me sentir em baixo, esperava hoje, na visita à minha médica de família, um encorajado "isso não foi nada, amanhã já pode ir trabalhar", não "isso foi um pouco mais complicado do que eu pensei inicialmente, vai ficar de baixa até 6.ª feira e só vai trabalhar na 2.ª e traga-me os exames todos para eu ver". Para agravar o historial de exames, biopsia e cirurgia, ainda me deparei com uma tensão alta, pensando ela que eu estava nervosa, mas não estava. Estive quase quase para partilhar com ela as pesquisas que fiz na net, a abrir o meu coração e a partilhar os macaquinhos que se apoderaram da minha cabeça, mas achei que ia parecer paranóica e por isso contive-me. Não perguntei nada. Vou esperar pela consulta de dia 20. Vou aguentar caladinha, calma, sossegadinha.
Estou farta de pantufas, de sofá, quase até de séries (nunca pensei que este dia chegasse) e do Sims. O P. ficou em casa estes dias, para cuidar de mim, mas amanhã já vai trabalhar. Por isso, resta-me aguentar mais uns dias e esperar que segunda feira chegue rápido rápido!
Entretanto, numa onda de pirataria, um "passarinho" arranjou maneira de eu ver o Seven Pounds e o Slumdog Millionare, além de estar a finalizar a série 3 do Dexter (gosto, confesso que gosto daquele assassino de assassinos e da sua irmã maravilhosamente desbocada). Se gostei do Seven Pounds (até porque ando bastante lamecha e me tocou bastante, mas não vou dizer porquê, senão estrago o filme) o Slumdog millionare acabou de se tornar um dos meus filmes preferidos. Adorei...adorei porque é cru, real, sujo, violento e retrata uma India que pode ter tanto de fabuloso, como de horrível. Porque retrata a vida cruel de um rapaz (e das pessoas à sua volta) que faz tudo pelo amor da sua vida e mais não digo, também para não estragar o filme a ninguém. Vejam, vale a pena.
Hoje vou ver o MILK, com o fabuloso Sean Penn...Amanhã segue-se um dia inteiro a rever o Sex and the city e a blogar (têm ideia da quantidade de programinhas deprimentes dão na nossa tv durante o dia??). E agora vou desligar porque está a começar o Mentes criminosas - até amanhã!
Penso que, no final da semana vos poderei prestar um serviço mais útil e barato do que a TV Guia e afins...

8 de fevereiro de 2009

6 de fevereiro de 2009

De volta...

Entre mimos e cuidados, tal como prometido, cá estou eu...Meia "xoxa", enjoada, com dores e com uma grande constipação (que ganhei no bloco operatório) mas viva!
Não foi um dia fácil, mas portei-me bem - estava calma, tranquila e bem disposta, até ao recobro. Aí acordei cheia de frio, com dores de garganta, rouca e com vontade de ir ao wc e de fugir para casa (tenho ideia que cheguei mesmo a dizer várias vezes: "quero ir para a minha casa", qual bebé com mimo a mais). Os médicos, enfermeiros e auxiliares foram 5 estrelas. Levaram-me para o quarto onde me esperavam o P. e a Mãe B, cheios de carinho para me dar. Queriam que eu ficasse lá (quando anteriormente tinham dito que vinha para casa no próprio dia), mas consegui convencê-los que me sentia bem e que podia vir para casa - até bebi um chazinho para provar que estava bem, embora na verdade me sentisse enjoada e tudo me cheirasse mal. Dia 20 tenho que voltar para uma consulta e...(esta foi a parte que me assustou porque não estava à espera) saber os resultados do que tiraram...Pensava que estava tudo analisado com a biopsia que já tinha feito, mas tenho a certeza que será tudo benigno. Só pode ser!
O meu braço esquerdo ficou tão inchado por causa do soro que a aliança não entra. A pior parte? A arrastadeira e a minha incapacidade para a usar. Às escondidas das enfermeiras, que não me queriam deixar levantar, fui à casa de banho com o P a segurar o soro e o medicamento, senão jurava que rebentava...ridículo eu sei, mas fiz de tudo para evitar a algália...
Recebi um milhão de sms e telefonemas e promessas de visitas - estou um bocadinho em baixo, não se assustem, hoje nem a melhor maquilhagem me tirava estas olheiras até aos joelhos e o cabelo está mais depenteado do que nunca.
Mas estou feliz por estar em casa e por estar livre de algo que me criava tanto mal estar!

4 de fevereiro de 2009

Amanhã

É já amanhã. Não vejo a hora de me despachar e estar em casa, descansadinha e a receber mimos.
Obrigada pelas mensagens, pelas sms e pelos telefonemas! Com tanta energia positiva, sei que vai correr tudo bem!
Sexta-feira regresso ao blog!
Em vésperas de um dia tão aguardado, aproveitei para me mimar e fui às comprinhas tendo aproveitado ainda uns restos de saldos: dois pares de sapatos pelo preço de um e uma carteira - quem bem que sabe poder ser fútil de vez em quando! P. se leres este post acredita que só me dedico às compras para estar sempre bonita para ti!

2 de fevereiro de 2009

"Blogpuccino"

Abriu um Starbucks no Almada Fórum. Anunciado durante algum tempo, já era tema de conversa "Para quando um Latte?"
Este fim-de-semana, ao passar por lá, consegui convencer o P. a muito custo, a experimentarmos um café, um capuccino, ou outro. E digo a muito custo porque logo de início o P. se insurgiu contra os preços praticados neste estabelecimento. Entrámos e numa tentativa de não pagar um preço estúpido (para não "levar nas orelhas") pedi um café da semana (1,85€ se não me engano) e um expresso. A empregada pergunta-me o nome e eu, que até nem costumo pensar nestas coisas, quis saber porquê :"porque o nosso atendimento é personalizado" - Ok, pensei eu. A seguir e depois de pagar mais de 3€ pelas duas coisas, entrega-me um balde de café (Colômbia? Bogotá? ou da Conchichina, já não sei) e quando o P. se chega ao balcão de onde tiravam o seu Expresso, a Senhora disse-lhe: "B., o seu expresso " - não personalizemos tanto meus caros, porque o meu nome não é propriamente unisexo e por isso soou a rídiculo. Mas o pior ainda estava para vir: o meu café vindo não sei de onde, caríssimo, não era nem melhor, nem pior do que o café que faço em casa na máquina de filtro - era igual e o P. fez questão de frisar isso durante...hum...todo o tempo, além de ser bastante inferior ao meu cafezinho da Nespresso.
E depois, convenhamos, que o estabelecimento em questão apenas tem público porque estão todos desejosos de imaginar que projectam uma imagem à frente, muito NY, 5.th Avenue, especialmente quando agarram no copo e andam a passear pelo fórum a bebericar - o que não me parece nada prático. Andar na Zara, Mango ou outra, a ver roupa com um café na mão, quando, muitas vezes, nem um par de mãos me chega?? Passear no meio dos livros, que adoro abrir, ler as contracapas com um café quente na mão? Tentar por os phones disponíveis na fnac e ouvir o último album dos U2 só com uma mãozinha?? Das duas uma, ou entorno o café, ou não vejo nada de jeito, porque para trapalhona estou cá eu. Não é prático - quem me tira o meu cafezinho, sentadinha, tranquila tira-me tudo, assim como quem me obriga a ver lojas só com uma mão disponível. Por isso, senhores do Starbucks e porque eu gosto muito, mas mesmo muito de café e detesto começar um dia de trabalho sem beber pelo menos um (mas daqui para a frente só expresso - os preços dos restantes não estão consonantes com a crise que se atravessa), para a próxima abram um à porta do meu trabalho, ou perto da minha casa, longe de lojas e de supermercados e de livrarias e afins, Ok?
Claro que agora o P. já me disse que cobra por todo o cafezinho que eu bebo lá em casa - justo, parece-me muito justo!

26 de janeiro de 2009

O meu fim-de-semana

Mais uma segunda-feira de chuva, mas a esta antecedeu-se um óptimo fim-de-semana: sexta-feira uma visita de um casal muito amigo com uma notícia maravilhosa (vou ser "titi"), sábado visita à feira de turismo de Lisboa (deu para coleccionar alguns panfletos e ver a quantidade de pessoas que passam horas numa fila para levarem para casa sacos, saquinhos e sacolas cheios de...panfletos, valeu pelo espetáculo de uma contorcionista que me deixou com os olhos virados ao contrário e a mente de muitos homens povoada de ideias...) e um jantar numa marisqueira em Alcântara, daquelas em que os empregados de mesa primam pela antipatia mas, igualmente, pela rapidez e se bebe cerveja como quem bebe copos de água num dia de calor. No Domingo, dia de festejar o nosso aniversário de namoro (juntando-se agora o aniversário do "pedido" de casamento - já foi há um ano!) fomos ver Stomp à tarde, pela segunda vez e pela segunda vez confirmo a qualidade e originalidade deste grupo, que me pôs agitada, a vibrar e a participar entusiasticamente sempre que se exigia uma interacção por parte do público, seguindo-se um jantar romântico no Doca Peixe, regado a um bom vinho e com o rio tejo, a ponte e o céu como testemunhas. Haverá melhor?

23 de janeiro de 2009

05 de Fevereiro

Rx torax- ok;
ECG - ok;
Análises - ok (mas quase fora de prazo)
e um milhão de outros exames, entre biopsias e afins.
Cirurgia marcada para dia 05 de Fevereiro...Está quase e eu estou, estranhamente (dada a proximidade) mais tranquila. Pelo sim pelo não, achei por bem pedir ao P. que dê muitos miminhos à minha gata se algo acontecer (aos outros ele dá sem eu ter que pedir - há ali uma relação ciumenta entre ele e a menina dos meus olhos, que está neste momento aqui ao meu lado a lavar o seu pelinho com toda a minúcia do mundo).
Está quase...ah pois está...

16 de janeiro de 2009

Addiction II


Olá, o meu nome é Bê e sou viciada em chocolate, esse malvado...

Pois é, parece que o natal habituou o meu corpo a elevadas doses de açucar (em virtude de ter recebido umas 32 caixas de chocolate, mais coisa menos coisa) e, ultimamente, como chocolate como quem come pipocas no cinema e o mundo acabasse amanhã, literalmente! Às vezes parece que, de tão rápida, mal lhe sinto o gosto. Basta saber que há chocolate em casa e não consigo pensar noutra coisa, não descanço enquanto não o acabo. Cheguei mesmo ao triste ponto de ter acabado com os chocolates que o P. recebeu no Natal. Claro que disse que lhe oferecia outros, mas, na verdade, acho que se comprar um chocolate, como-o na viagem até casa. Ontem pedi-lhe mesmo que escondesse uns bombons deliciosos, recheados de caramelo (já estou a salivar) e que não me dissesse onde estão - estou "chocolatomaníaca" - ele colocou os chocolates ainda sobre o meu alcance visual e eu dei comigo a fazer "olhinhos" à embalagem (é triste, muito triste). Numa reunião na escola, comi quase todos os bonboms que uma colega trouxe de casa...

Por isso, a este ritmo, a jogar sims horas a fio e a alimentar-me a chocolate, penso que no espaço de um mês deixo de andar e começo a rebolar...segue-se o divórcio, uma depressão, terapia, enfim...
Hoje, quando fui à consulta de anestesia e preenchi um papel com os meus dados, no qual coloquei o meu peso, tive dúvidas, muitas dúvidas em relação ao mesmo- devo ter ganho uns três kg desde a minha útlima visita à balança. Socorro!!

14 de janeiro de 2009

Addiction

Estou com um problema, uma addiction: estou viciada no SIMS...
Pois é, já há muito que ouvia falar no Sims e na forma como vicia as pessoas, mas nunca pensei que pudesse ser atacada por este vício (nem sequer o compreendia). Recentemente fizemos o download (será que posso referir isto na net) do mesmo no nosso portátil e, uma noite desta semana, lá me decidi explorar, pouco certa de achar alguma piada ao mesmo (não sou grande adepta de jogos, PSP, etc) - mas fiz o esforço porque ele há muito que tenta aliciar-me para estas coisas. Mal sabia eu no que me ia meter. Depois de criar algumas personagens (uma delas a Bê, pois claro) e de, numa só noite (real) ter conseguido mobilar uma casa, arranjar um emprego, socializar (a minha personagem tem, de facto, uma vida social muitooooo mais activa do que eu, mas também não dorme tantas horas quanto eu), fazer triqui trique (quem joga sims sabe do que estou a falar, quem não joga, é fácil imaginar - ainda tentei fazer bebés, mas não deu), dar beijinhos, discutir e ficar desempregada (parece que não gostei do meu trabalho como recruta e fiz alguma coisa mal - pois claro, a levantar-me todos os dias às 6h, não podia correr bem).
Depois disto já muita coisa aconteceu. Criei várias personagens e assim o meu bairro está cheio de bonequinhos engraçados e bem vestidos (sim, que há lá uns muito mal vestidos, bimbos mesmo). E pronto, agora tenho que assegurar que a minha personagem esteja feliz e, para isso, é necessário assegurar algumas coisas básicas do seu dia-a-dia: que coma, faça xixi, tome banho, socialize, namore, se divirta, durma, que mantenha o ambiente à sua volta cuidado e limpo, que dê festas, pague as contas (já fui penhorada duas vezes porque me esqueci deste pormenor) e consiga fazer amigos. E ainda há que evitar os seus medos, que podem ser tão variados ou disparatados, como alguém recusar triqui triqui comigo ou engordar (gosto deste, tão real e que me obriga a por a minha bê a treinar que nem uma louca). O divertimento, depende de cada personagem (conjugando o seu signo, com as suas aspirações e desejos): pode ser a leitura, pintura, jogar, ver as estrelas, cozinhar ou simplestemente ver televisão. Ora o grande problema é que temos que assegurar os seus níveis altos em todos estes aspectos e isso é que ainda não domino: está a fazer xixi e o telefone toca, ou está a dormir e é assaltada, ou tem que namoriscar com alguém e ele não quer... no meio disto tudo eu, Bê, esqueço-me de comer, de ir à casa de banho, de me arranjar, de namorar e de dormir (não me esqueci de tomar banho!). Ora aí está o efeito perverso da coisa! E ele, que tanto queria que eu me rendesse, deixou de ter espaço para jogar ao seu Footbal Manager.
Conclusão das conlcusões: nem em atrevo a experimentar o second life!

12 de janeiro de 2009

E se eu batesse...

Já não me lembrava de um ridículo episódio da minha vida como condutora, não fosse uma colega minha despoletar essa lembrança na minha consciência, com a palavra "Afrodite". Falava-se então de um restaurante afrodisíaco (gosto disso), mas eu, imediatamente, passei a relatar o dia em que eu ia batendo com o carro, por causa de uma Loja que se chama Afrodite e que colocou um cartaz gigante (e quando escrevo gigante é giganteee mesmo), logo após uma curva, numa estrada bem movimentada, onde se lia "Anal Anestésico" e, em letras pequenas mais qualquer coisa que já não recordo. Sei que vi aquilo, fiquei pasmada e quando dei por mim estava quase a entrar pelo passeio a dentro. Imaginem se eu batesse com o carro, a minha desculpa? Que vergonha...e ainda passava por tarada, pois concerteza que passava...E o cartaz ali ficou meses e meses...

11 de janeiro de 2009

Meu querido sofá...

Enquanto ele foi jogar futebol e lá fora se faz sentir um friozinho neste belo dia de sol junto à capital (pelos vistos o único sítio onde não nevou nos últimos dias na Europa :S), eu enrosco-me no meu sofá, com os meus gatos como companhia e vejo, pela milésima vez, o "sexo e a cidade", essa série incompreendida pelos homens e amada pelas mulheres (quase uma biblia de sobrevivência neste caos que são as relações do século XXI).
Diz a Carrie no final: "É assim que são as relações, por vezes aparentam ser melhores vistas de fora" - quantas de nós não sentimos já isso? Embora não seja o meu caso actualmente, já o senti e muitas vezes a tendência é deixarmos os outros com essa visão distorcida da realidade, do que assumirmos que perdemos o controlo da relação ou que, na verdade, já não somos felizes. Felizmente, acredito que aprendo com os erros do passado e que consigo assim enfrentar o futuro com algumas "armas relacionais" que me permitem lutar pela minha felicidade.
Os meus companheiros de todas as horas:

8 de janeiro de 2009

Finalmente...



A adiar há tempo de mais o inadiável, hoje, finalmente ganhei coragem e fui fazer os exames que me faltavam para ser operada (RX e ECG, para a consulta de anestesia). Não sei porquê este receio, esta fuga...mas é algo que me assusta um pouco, tenho que confessar...e que está para breve. Penso que quando somos novos nunca pensamos que a saúde é um bem tão precioso, apenas quando a sentimos ameaçada lhe damos valor e percebemos a influência que tem e o importante que é para todos os outros campos da nossa vida. É por isso que nunca vou esquecer o dia em que o resultado da minha biopsia foi benigno e os dias que o antecederam, nos quais, penso, passei a olhar para o mundo em meu redor com outra perspectiva. Foi, por isso, mais uma aprendizagem da vida. Agora falta o grande final e, confesso, nem é da operação que tenho medo, mas da anestesia, dado que somos confrontados diariamente com casos de negligência. Acho que preciso de mimo...

6 de janeiro de 2009

Não custa ajudar...







Porque o meu amor por animais é inquestionável, fica aqui um artigo retirado do Correio da Manhã on -line, de hoje:




"Às portas da cidade de Lisboa, em São Domingos de Benfica, cerca de 500 cães, entre rafeiros, rottweilers, huskys, dálmatas, perdigueiros e cães de caça convivem no parco espaço da União Zoófila. A lotação está esgotada e não há lugar para mais. Na zona do gatil há 150 animais, desde bosques da Noruega a persas e siameses. Para tratar e alimentar tanta bicharada falta espaço e, sobretudo, verbas. A instituição não recebe qualquer ajuda do Estado e vive das quotas dos sócios (25 euros por ano) e de donativos.
"Alguns animais são operados e não temos um sítio quente onde possam convalescer. Outros necessitam de cuidados, mas as verbas não chegam para tudo", lamenta ao CM Luísa Barroso, presidente da União Zoófila referindo que há uma centena de cães e cerca de 30 gatos em tratamento médico diário.
A instituição, de 57 anos, acaba por ser o porto de abrigo para muitos animais abandonados: "Quando morre alguém que tem gatos em casa, por exemplo, ninguém na família quer ficar com eles e entregam-nos. Mas os gatos sentem a ausência do dono e suicidam-se, recusam comer e viver apesar de todo o carinho com que são tratados", explica Maria da Luz Cândido, uma das funcionárias do gatil.
A maioria dos animais que a União acolhe são abandonados ou são ninhadas de rua, mas na memória de Luísa Barroso ficaram marcados alguns episódios: "Uma vez apareceu uma senhora grávida para entregar o cão que tinha há anos, simplesmente, porque a médica a tinha aconselhado por causa do bebé. Outro episódio foi o de um casal que se divorciou e nenhum dos dois quis ficar com o cão. Deixaram-no à porta do canil."
No gatil os animais estão escrupulosamente divididos entre os mais velhos, os portadores de doenças contagiosas e os mais novos. Ao contrário dos cães, cuja hora do recreio e do passeio é rotativa, os gatos não saem do seu espaço. "Não temos recreio para gatos", explica a porta-voz da União.
VOLUNTÁRIOS AJUDAM NINHADAS DE RUA
João Sacramento tem 23 anos e desde 2006 que é voluntário na União Zoófila. De segunda a sexta-feira passa as manhãs no gatil a ajudar na limpeza, alimentação, tratamentos e em tudo o que for necessário: "Tenho uma grande paixão por animais e há dois anos ofereci-me como voluntário. Em casa tenho um gato e uma cadela", conta o jovem ao CM. O voluntário desenvolve ainda um trabalho paralelo que é o de gerir uma ninhada de rua: "São 22 gatos que vivem na zona de Sacavém. Ajudo e acompanho a ninhada", conta o jovem. Na maioria dos casos, os animais que vivem nas ruas são esterilizados e vacinados pela União Zoófila e ajudados pelos voluntários da instituição.
"A nossa equipa de trabalho resgata animais de sítios como as telhas dos telhados, os tubos e outros nos quais parece impossível um animal sobreviver. Acho que todas as escolas primárias deviam ter um animal para ensinar às crianças a cuidar deles. Depois seriam as crianças a ensinar aos pais que não se abandonam cães nem gatos", sublinha Maria da Luz Cândido, funcionária do gatil.
ABANDONADOS DEPOIS DAS LUTAS
Os animais chegam à União Zoófila em duas épocas-chave: depois da temporada de caça e após as lutas (ilegais), que ocorrem em vários pontos do País. "Aparecem dezenas de pitbulls e outras cadelas, que estiveram envolvidos em lutas e em condições absolutamente miseráveis", explica a responsável do canil e do gatil. E prossegue: "Os pitbulls são meigos para as pessoas e são cães muito ternurentos e potentes. São sedentos do seu dono. Só são perigosos para os outros animais."
Ocasionalmente aparecem pessoas no canil em busca de um cão, que a responsável adivinha ser para lutas: "Querem com determinadas características específicas e eu não dou. Os cães mais pequenos servem de saco de boxe nas lutas que, apesar de serem ilegais, acontecem muitas vezes a olhos vistos", remata Luísa Barroso.

COMO AJUDAR
COMIDA
Entregue ração e/ou latas de comida para cães e gatos de qualquer marca.
MEDICAMENTOS
Alguns medicamentos de uso humano podem ser utilizados em cães e gatos. A União recolhe em comprimidos e injectáveis Atarax, Nizale, Bisolvon, Primperan, Ulcermin e Clamoxyl. Também necessitam de soros e de seringas de 2,5 e de 5 cm3.
DONATIVOS
Pode entregar o seu donativo em dinheiro e receber automaticamente o seu recibo ou através de cheque endossado à União Zoófila para Apartado 14090; 1064-811 Lisboa. Receberá em casa um comprovativo da doação.
PRODUTOS
Neste momento a União Zoófila necessita de uma máquina de lavar roupa (industrial), coleiras desparasitadoras, detergentes, areias para gatos, camas para cães e gatos.
FAÇA-SE SÓCIO
Basta preencher uma ficha de inscrição e pagar uma quota de 25 euros por ano. Receberá em casa o cartão de associado
."


Vamos ajudar? Eles agradecem...

5 de janeiro de 2009

A melhor prenda...


A melhor prenda: o meu MP4, da creative, em cor-de-rosa (claro) e com 4GB de memória. Já não o largo - quase me faz desejar esperar mais tempo nas salas de espera e no caminho para o trabalho... :D
Adorei todas as outras prendas também, mas esta foi especial!